Líderes altamente bem-sucedidos entendem que o sucesso em qualquer forma não é um evento, é um processo. Os maiores líderes entendem que o sucesso é algo que é cultivado com o tempo. O sucesso é uma rotina diária, um compromisso diário, que funciona em torno do propósito de sua vida.

Para se destacar como um líder, você deve criar hábitos que apoiem ​​seu sucesso e sua boa reputação. Uma vez que esses hábitos se tornem parte de sua rotina diária, você se prepara para se tornar o grande líder de seu próprio sucesso e ajudar os outros a alcançar o deles.

A diferença entre bons líderes e grandes líderes são os hábitos que eles dominam. Aqui estão alguns comportamentos que você pode desenvolver para se tornar um líder melhor:

1. Leia todos os dias

Líderes de sucesso conhecem e confiam nos inegáveis ​​benefícios que o hábito da leitura diária lhes oferece. A leitura te torna mais inteligente, melhora a clareza mental, reduz o estresse, aumenta a tua base de conhecimentos, aumenta o teu vocabulário, melhora a memória, ativa as tuas capacidades de raciocínio, melhora a tua capacidade de concentração e aumenta as capacidades de escrita.

A leitura é uma atividade que relaxa e estimula você ao mesmo tempo. Para ser um grande líder, você deve estar sempre disposto a passar pela porta do aprendizado. O aprendizado que você ganha lendo aumenta muito seu potencial de sucesso. E que tal começar seu hábito de leitura pelos livros de Dale Carnegie?

2. Concentre-se em tarefas desafiadoras

Líderes excepcionais vivem e prosperam na arena do desafio. Quanto mais você se desafia para ter sucesso, maior a sua confiança em sua capacidade de fazê-lo novamente. Desafio não apenas ajuda a aumentar suas habilidades e conhecimentos, ajuda a aumentar a crença que você tem em si mesmo de que você pode alcançar os objetivos que pretende alcançar.

Líderes experientes são claros de que existe uma diferença entre aceitar um desafio que lhes permite flexionar seus músculos e aumentar suas habilidades, e isso é simplesmente uma receita para o desastre. No entanto, você não pode aumentar suas habilidades ao navegar no piloto automático. Para se tornar um grande líder, você deve ter o hábito de se concentrar em tarefas de alto nível que levarão você e sua equipe ao próximo nível.

3. Aprenda com pessoas que você admira

Líderes excepcionais tendem a ser mais empreendedores e muitas vezes são excessivamente críticos quando cometem erros. Para evitar ficar preso nessa armadilha, os líderes bem-sucedidos se certificam de contar com superiores ou outras pessoas que admiram para consultar quando necessário.

Quando você tem alguém para se espelhar, isso ajuda a aliviar o pânico agudo que você naturalmente experimenta quando está sob o estresse de circunstâncias desafiadoras. Obter conselhos da pessoa que você admira ajuda a retorná-lo a um estado emocional de compostura, que lhe permite atravessar com mais sucesso os obstáculos estressantes que você está enfrentando. Líderes experientes entendem e respeitam profundamente o conceito de que todos os líderes precisam de líderes.

4. Planeje seu próximo dia na noite anterior

O principal hábito de sucesso de um líder eficaz é planejar o dia seguinte na noite anterior. Como você pode ter sucesso se você não tiver clareza sobre o que você está planejando alcançar em um determinado dia? Você pode ter certas coisas realizadas, mas não será organizado e pode encontrar-se erroneamente com foco em tarefas ou detalhes que não fazem diferença para o seu quadro geral. Planejar seu próximo dia na véspera, prepara você para começar seu dia em um fluxo organizado, permitindo que você faça mais em menos tempo.

5. Mantenha seus objetivos à sua frente

Muitos líderes ensinam a arte de escrever metas e depois reescrevê-las todos os dias. Outros dizem que é bom o suficiente para ler metas em voz alta uma vez por dia. Tornar um hábito de ter seus objetivos à sua frente é inestimável quando se trata de aumentar sua capacidade de ter sucesso.

A ideia básica é manter metas atualizadas em sua mente como forma de garantir que você esteja no caminho certo para alcançá-las. Se você não emprega essa prática, é muito fácil perder de vista o que você está procurando. Em vez de liderar sua vida, você percebe que está apenas reagindo ao que vem a seguir. Tendo o hábito de meditar em seus objetivos, você trabalha em direção a eles e os alcança com mais facilidade. Realizar objetivos dessa maneira é incrível, torna o sucesso agradável e o motiva a continuar prosperando.

Banner E-book Dale Carnegie

6. Assuma riscos controlados

Eles entendem a diferença entre uma aposta segura e uma aposta ousada. Eles não correm riscos imprudentes, mas não se importam de correr riscos calculados – e perdem bastante tempo pesando os riscos e os benefícios antes de tomar uma grande decisão. Como bem observou Dale Carnegie: “Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.” Um grande líder é também um entusiasta do risco. Realiza ações que podem gerar impactos positivos e/ou negativos, e a cada tentativa tenta aprender um pouco mais para melhorar os impactos positivos e reduzir os negativos.

Criar uma cultura de tomada de decisões inteligente garante um crescimento estável, resultados mais positivos e ajuda a criar confiança.

7. Aproveite o conhecimento dentro de suas equipes

Eles sabem que a razão de terem sido encarregados é tirar o máximo proveito dos recursos de sua equipe. Então, quando se trata de decidir estratégias ou resolver problemas, eles procuram identificar os melhores recursos disponíveis para chegar rapidamente a uma solução. Eles entendem que liderar não é fornecer todas as respostas, é garantir que a melhor resposta seja encontrada e implementada.

8. Responda, em vez de reagir

Grandes líderes têm grande inteligência emocional e entendem que respostas emocionais, reações instintivas, não levam aos melhores resultados. Eles controlam suas emoções e podem considerar todas as informações e tomar as decisões certas, a melhor decisão e não apenas uma decisão emocional. Aliás, você vai gostar deste artigo sobre a importância da inteligência emocional na liderança.

9. Entenda que ações falam mais alto que palavras

Se você quer saber em que alguém realmente acredita, não ouça o que eles dizem, observe o que eles fazem. A liderança define a cultura, mas faz isso dando o exemplo e vivendo a cultura desejada diariamente, não apenas postando uma visão e valores no site da empresa. Uma visão falada, mas não vivida, é uma visão que morre rapidamente.

10. Concentre-se em encontrar soluções e não em buscar alguém para culpar

Como observou Dale Carnegie: “Eis a natureza humana em ação: o culpado culpando todos menos a si mesmo.” A diferença é que grandes líderes lutam contra essa tendência. Eles sabem que a culpa nunca é a solução para um problema operacional, uma preocupação do cliente ou qualquer problema que surja nos negócios. A culpa é uma tática de diversão e uma que corrói a eficácia e a eficiência das equipes. Bons líderes buscam resolver os problemas primeiro, depois fazem a análise da causa-raiz para garantir que a chance de a repetição do problema seja mitigada. A maioria dos clientes não se importa com quem está em falta; eles só querem resolver o problema!

11. Contrate as melhores pessoas disponíveis

Liderança não é sobre ser a melhor pessoa da equipe; trata-se de contratar as melhores pessoas, montar a melhor equipe e entregar os melhores resultados. Grandes líderes sabem disso e têm confiança para contratar pessoas que são mais experientes e habilidosas do que elas. Eles não sentem a necessidade de ser o melhor em tudo. Sabemos que o líder de uma equipe geralmente é também uma dos mais bem informados sobre diversos tópicos, mas se for o único a saber e dominar tudo, então a equipe estará em apuros. Por isso, como líder, contrate os mais inteligentes, pessoas que irão agregar, sempre.

12. Concentre-se no sucesso sustentável

Isso não significa que eles evitem vitória rápida. Não, eles entendem os benefícios que podem ter na construção do momento. Entendem que o melhor sucesso é o sucesso sustentável a longo prazo, o que requer a adesão das equipes, e também pode levar tempo e esforço para alcançar, mas que vale a pena a longo prazo. Grandes líderes deixam um legado de sucesso contínuo mesmo após a sua partida.

13. Compreenda o poder do reconhecimento

O que é reconhecido se repete e grandes líderes entendem isso e buscam construir uma cultura de reconhecimento. Eles sabem que começa com eles e dedicam tempo para enviar anotações pessoais, dar palavras de encorajamento e elogiar as pessoas em público. Quanto mais elogiamos, melhor a equipe que criamos.

Se você quer ser um grande líder, quanto mais você puder adotar esses hábitos e trabalhá-los em seu DNA de liderança, melhores serão os resultados.

Como você percebeu ao longo deste artigo, o desenvolvimento da liderança é fundamental para uma carreira e oferece inúmeras vantagens profissionais. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Fale com nossa equipe e conheça todos os detalhes do curso de liderança da Dale Carnegie!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas