Warren Buffett é bem-sucedido por investir e construir negócios de longo prazo. Bill Gates é bem-sucedido por ter criado um império de software que mudou a forma como usamos computadores. Gandhi foi bem-sucedido por levar a Índia à independência dos britânicos. O sucesso vem de várias formas, de formas diferentes. O que é interessante é que as pessoas mais bem-sucedidas têm qualidades muito semelhantes.

O que você precisa desenvolver dentro de si para ter sucesso? Bem, na verdade são qualidades que podem parecer simples, mas levam a resultados notáveis. Quanto mais qualidades você tiver em comum com elas, maiores serão suas chances de ser um grande sucesso. A seguir, confira quais são então essas qualidades essenciais que uma pessoa de sucesso possui ou deve desenvolver (nenhuma ordem específica de prioridade):

1- Determinação

Pessoas de sucesso tem como qualidade a determinação de trabalhar mais do que a maioria e garantir que as coisas sejam feitas. A qualidade de se orgulhar ao ver as coisas sendo concluídas e assumir o controle quando necessário. E dirige-se com propósito, sempre buscando se alinhar com a excelência.

2- Objetivo, Visão e Propósito

Desejos e crenças vagas levam a resultados vagos. Pessoas de sucesso constantemente buscam clareza em suas vidas. Elas sabem o que querem e seguem seu próprio sonho. É esse senso de direção que lhes dá o poder de permanecer para atingir seus objetivos e alcançar seus sonhos.

3- Foco

Pessoas que experimentam sucesso sabem como se concentrar. Elas percebem que não podem fazer tudo e se concentram nas atividades que lhes darão o maior retorno sobre os objetivos que desejam alcançar. Elas não acreditam no exagero da multitarefa e sabem que a maneira mais rápida de terminar suas tarefas é fazendo uma de cada vez.

4- Atitude Positiva

Pessoas de sucesso têm otimismo realista. Realistas porque se dedicam a analisar a situação e otimistas porque, independentemente do resultado, acreditam que seu sucesso é inevitável. Elas acreditam que, como uma criança aprendendo a andar, elas precisam agir primeiro e depois modificar a ação de acordo com o feedback recebido. Essa atitude positiva lhes permite perseverar e ser resiliente quando as coisas não acontecem.

5- Coragem

Todos nós já ouvimos a frase “Sem risco. Sem recompensa”. Mas quantos de nós realmente correm o risco necessário para obter a recompensa que queremos? Não muitos, mas para aqueles que o fazem, são eles que conseguem e se tornam bem-sucedidos. As pessoas de sucesso têm a coragem de começar. E a coragem de continuar. Elas estão dispostas a não apenas apostar, mas “entrar” em si mesmos. Elas não têm medo de queimar pontes se isso significar avançar.

6- Hábito da leitura

A maioria, senão todas as pessoas de sucesso, gostam de ler. Se você acredita que o sucesso deixa pistas e que você pode ter sucesso pensando e agindo como uma pessoa de sucesso, então a leitura deve ser parte de sua vida diária. É importante selecionar os livros que farão a maior diferença para você, dentre uma infinita variedade de livros que temos acesso. Geralmente, esses são os livros que ajudarão você a se tornar um verdadeiro especialista em seu campo de paixão ou desafiar as crenças limitantes que você tem sobre si mesmo.

7- Bom relacionamento Interpessoal

Pessoas de sucesso entendem a importância dos relacionamentos e como isso é um dos fatores mais importantes para alcançar seus objetivos. Elas também percebem que a melhor maneira de construir uma grande rede é dar ajuda aos outros primeiro sem expectativa de recompensa. Aqueles que constantemente aceitam sem dar geralmente fazem muito mal na construção de uma rede sólida.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

8- Entusiasmo

Um sinal claro de alguém extraordinário é o entusiasmo que ele tem sobre sua paixão e sua vida. Ele acorda de manhã entusiasmado com o dia porque sabe que isso lhe trará um passo mais perto de alcançar seu sonho. As pessoas de sucesso tendem a ser líderes porque os outros são atraídos pelo seu entusiasmo e se tornam seguidores na esperança de experimentar a mesma excitação e energia.

9- Capacidade de assumir erros

Há duas coisas que você pode fazer para garantir que você não terá sucesso no futuro: culpar os outros e dar desculpas. Quando você faz essas duas coisas, você desiste de sua responsabilidade e poder. Quando algo dá errado e você culpa outras pessoas ou dá desculpas, você está claramente afirmando que não tem poder nessa situação e que as coisas estão acontecendo com você e não por sua causa. Como observou Dale Carnegie: “Eis a natureza humana em ação, o culpado culpando todos menos a si mesmo.” Então, se você busca desenvolver qualidades de uma pessoa de sucesso, evite essa postura a todo custo.

10- Capacidade de ouvir

Todo mundo quer ser um grande orador, mas são raras as pessoas se esforçam para serem excelentes ouvintes. As pessoas que sabem ouvir têm sucesso na vida porque são capazes de entender as necessidades dos outros e de concentrar sua energia em influenciar para que outras pessoas os ajudem a atingir objetivos, algo essencial, por exemplo, no caso de um líder de equipe. “Deixe o outro falar a maior parte da conversa” é um dos princípios de Dale Carnegie, e isso não à toa, em uma sociedade cada vez mais egocêntrica — “eu acho, eu quero, eu penso“— ouvir com paciência e boa vontade é uma  grande qualidade, quase uma dádiva.

11- Autocontrole

Pessoas bem-sucedidas raramente perdem o controle. Elas não entram em pânico ou em estado de raiva cega. Elas aprenderam a controlar suas emoções e conscientemente (ou subconscientemente) a se colocarem em um estado de autocontrole, mesmo quando estão em uma situação considerada de “pouco recursos para manutenção da calma”. Elas entendem que não podem mudar outras pessoas ou o que está acontecendo com elas, mas podem mudar a forma como reagem a isso e como se sentem a respeito. Outro sinal de autocontrole é fazer o que você deve fazer, apesar de como você se sente sobre isso.

12- Preparo

Pessoas de sucesso estão sempre preparadas. Elas não apenas têm um plano B, mas também um Plano C, D, E e F. Elas mentalmente ensaiam e visualizam as possibilidades vividamente, de modo que quando a situação ocorre, seus cérebros “lembram-se” do que fazer.

13- Autoconfiança

pessoas bem-sucedidas confiam em si mesmas. Elas não precisam de permissão para fazer o que querem e não dão permissão a outras pessoas para atrasá-los, pois não pedem autorização ou validação de terceiros. Elas acreditam em si mesmas e em sua capacidade de realizar seus sonhos, quer alguém os ajude ou não. O que é interessante é que é exatamente esse tipo de atitude que atrai os outros a quererem ajudá-lo.

Bem, esses são os traços que pessoas de sucesso cultivam. Quantos deles você tem? Esperamos que você tenha confirmado muitas das suas próprias qualidades ou tenha criado planos de ação para desenvolver as qualidades que lhe faltam. Concentre-se em cultivar uma ou duas qualidades de cada vez. Uma vez que suas crenças e ações estejam alinhadas com as de uma pessoa bem-sucedida, você ficará impressionado com o sucesso que é capaz de alcançar.

Lembre-se que tudo pode ser aprendido exceto paixão, que vem de dentro. E se você deseja continuar aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo suas qualidades para, cada vez mais, tornar-se uma pessoa de sucesso conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo! 

Faça sua inscrição antecipada aqui