Em algum momento de nossas vidas, todos nós tivemos contato com alguém – um colega de classe, um professor, um gerente ou talvez um empregador – que modificou a maneira como olhamos para o mundo. Alguém que tinha padrões elevados. Alguém que nos inspirou e nos motivou. Alguém que nos ensinou a estabelecer metas e inspirou a confiança e o espírito para alcançá-las. Essa pessoa era um verdadeiro líder.

Mas o que devemos esperar de nossos líderes? O que nos define como um líder? E nós realmente precisamos de líderes em primeiro lugar? Sim, precisamos de líderes. Por nossa conta, não temos a visão, direção e força para atingir nossos objetivos. Todos nós começamos nossas vidas na necessidade de orientação – até mesmo a criança mais precoce não pode tomar certas decisões cruciais sozinha.

Bem, o mundo inteiro admira Steve Jobs ou Richard Branson ou mesmo ao longo da história Winston Churchill ou Henry Ford, podemos ver que são pessoas muito diferentes com personalidades diferentes; no entanto, eles compartilham algumas qualidades significativas que os definem como verdadeiros líderes em seus respectivos campos.

Isso porque para exibir uma liderança verdadeira e apaixonada existem alguns traços e características universais que devem ser reunidos em uma pessoa.  Quer saber quais delas você tem? Descubra ao longo do texto!

Afinal, o que significa ser um verdadeiro líder?

Um líder oferece uma nova perspectiva, inspirando-nos a abandonar nosso estreito campo de visão. Quando estamos preocupados com os nossos interesses pessoais – seja eles pequenos ou grandes -, um líder envia um despertador, alertando-nos para buscar as verdadeiras prioridades da vida.

A liderança genuína deve oferecer às pessoas uma visão de longo prazo que impele suas vidas com significado; deve apontá-los em uma nova direção e mostrar como todas as suas ações são uma parte indispensável de um todo maior.

Não basta que nossos líderes nos ensinem a ser produtivos ou eficientes; eles precisam nos inspirar a mudar ou melhorar o mundo de uma maneira produtiva e significativa (se você almeja a liderança, precisa ser essa pessoa). E isso cria um senso de urgência convincente: para cumprir essa visão da vida.

E como reconhecemos um verdadeiro líder?

Com tantas pessoas que pretendem ser líderes nos dias de hoje, como reconhecemos um verdadeiro líder? Para responder a essa pergunta, devemos dar um passo atrás e perguntar: o que é que um líder realmente está tentando realizar?

É importante, especialmente hoje, saber distinguir liderança de demagogia. Um demagogo pode inspirar as pessoas, mas seus motivos são desonestos e suas expectativas pouco realistas. É inteligente ser um pouco cético ao avaliar um líder: ele é verdadeiramente dedicado a sua missão ou apenas busca a glória pessoal?

Um verdadeiro líder não quer seguidores;  mas quer ensinar outras pessoas a serem líderes. Ele não quer controle; ele quer a verdade. Ele não impõe sua liderança aos outros, nem tira a autonomia de ninguém. Ele inspira pela admiração e não pela coerção.

Devemos reconhecer as características de um verdadeiro líder – não só para que possamos eliminar os demagogos, mas também porque ao reconhecer as características estabelecemos um padrão para nossos líderes e, mais importante, para nós mesmos.

10 capacidades essenciais de um verdadeiro líder

Muitas vezes o que é visto é que a capacidade de liderança individual em uma situação não apresenta necessariamente a mesma habilidade noutra situação, o que implica que a capacidade de liderança não é um único recurso unitário, mas sim uma série de habilidades diferentes que se combinam. Aqui estão dez capacidades básicas que os líderes devem se esforçar para desenvolver consistentemente:

1. Capacidade de resolver problemas, analisar e fazer julgamentos.

2. Capacidade de motivar as pessoas.

3. Conhecimento técnico.

4. Capacidade de usar informações e conceitos de outros campos de conhecimento relacionados.

5. Tem visão – vê oportunidades antes de bater em sua porta.

6. Tem uma  atitude entusiasta, construtiva e otimista.

Banner E-book Dale Carnegie

7. Está disposto a assumir maiores responsabilidades.

8. Tem sensibilidade e consideração com os outros.

9.  Demonstrar confiabilidade – atende horários e prazos.

10. Tem a autoridade de um delegado.

O perfil de um verdadeiro líder, segundo Dale Carnegie

Levando em consideração as 10 capacidades básicas que citamos anteriormente, o perfil de um líder ideal precisa incluir também a competência técnica, experiência de trabalho, habilidades com relações humanas, atributos mentais, características pessoais e a capacidade de influenciar os outros.

Aliás, para esse último critério recomendamos especialmente a leitura do livro clássico sobre influência e liderança “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, o autor tornou-se uma das maiores autoridades sobre assunto, e devido ao sucesso obtido com a obras chegou a ser conselheiro de líderes mundiais.

Existem ainda seis características que valem a pena ser descritas separadamente que moldam o perfil de um verdadeiro líder, segundo Carnegie:

1# São persistentes

Primeiro, os líderes são pessoas extremamente persistentes. Eles têm confiança e crença absolutas em si mesmos e nunca deixam que as rejeições ou quaisquer obstáculos para esse assunto os impeçam de algo. Para Carnegie, muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.

2# São honestos

Todos os bons líderes são honestos. Do ponto de vista da liderança, ser honesto é uma obrigação absoluta. Os líderes são aqueles que carregam o peso da responsabilidade pelos resultados.

Os verdadeiros líderes sabem quem são e o que representam. Eles conhecem seus valores e as regras que eles respeitarão, independentemente das circunstâncias que enfrentam. Eles permitem que suas pessoas compreendam os valores que eles estão comprometidos a defender, o que estabelece uma base para as regras às quais suas pessoas deverão aderir. Os verdadeiros líderes conhecem e comunicam abertamente seus valores com as pessoas que lidam, criando uma atmosfera de certeza e confiança.

3# Se preocupam em formar novos líderes

O impulso e a tendência de nunca estarem satisfeitos e sempre melhorar fazem os líderes desenvolverem outros líderes. Eles estão sempre se desenvolvendo e querem que as pessoas ao seu redor sempre se desenvolvam também. O crescimento pessoal de seus funcionários significa que eles terão líderes em todas as áreas de negócios que desenvolverão outros líderes e as empresas como um todo se beneficiarão.

4# Demonstram empatia

Esta é talvez uma das características mais importantes de um grande líder: a capacidade de demonstrar empatia.

A empatia é crucial para os líderes e para aqueles que aspiram liderar. Sem que a liderança se torne mero poder. Não tem percepção e falta a humanidade. Os verdadeiros líderes ouvem sem condescender. Eles estão dispostos a ouvir o que os outros têm a dizer sem correr para julgamento. Eles são pacientes e genuínos em seu desejo de entender os pensamentos e sentimentos das pessoas que lideram.

5# Lideram pelo exemplo

Os verdadeiros líderes têm integridade. A integridade é o núcleo da sua influência. Viver os valores que eles divulgam é o que lhes dá credibilidade e permite que outros confiem neles. Os verdadeiros líderes são capazes de dizer “faça como eu”, em vez de “fazer o que eu digo”, porque eles lideram pelo exemplo.

6# Valorizam e incentivam a equipe

Um líder deve sempre incentivar sua equipe para o sucesso. Mesmo ao menor sinal de progresso, incentive. Isso estimula o outro a progredir mais. Lembra dos elogios que você recebeu ao longo da vida que o fizeram evoluir como pessoa? É exatamente isso. Por isso, se você aspira à liderança, mostre sempre que você confia na capacidade do outro de se desenvolver. Mostre que é fácil corrigir uma falha do outro, de forma que ele não perca a motivação.

Para resumir,  um verdadeiro líder é uma pessoa que está constantemente tentando melhorar a todos e tudo ao seu redor! E como praticamente não existem “líderes que nascem prontos” com todos os traços e comportamentos necessários, é mais apropriado treinar as pessoas para desenvolver as habilidades de liderança. Para ajudar nessa missão, existe a Dale Carnegie, conte conosco!

Faça sua inscrição antecipada aqui