O número de empreendedores vem crescendo. Em contrapartida, o de negócios fechando as portas também. Mas o que determina a sobrevivência de uma empresa? Quais características os empreendedores de sucesso possuem que os fazem prosperar?

As respostas para essas perguntas é o que você encontrará neste artigo. Compilamos aqui 6 características de empreendedores de sucesso para que você as identifique e, claro, possa trabalhar para aprimorá-las.

Vale lembrar que essas não necessariamente são características natas, podendo ser desenvolvidas ao longo da jornada empreendedora e aprimoradas no dia a dia.

6 características dos empreendedores de sucesso

Empreender é uma batalha diária. Enquanto muitos pensam que o negócio irá se desenvolver sozinho ao longo do tempo, empreendedores de sucesso tomam as rédeas do crescimento e sabem direcionar, empresa e equipe, aos resultados.

Conheça agora 6 das características mais comuns encontradas em quem é exemplo de empreendedorismo bem sucedido.

1. Não aceitam não como resposta

Para ser empreendedor, é preciso gostar de um bom embate. Não somos nós que estamos dizendo isso, mas a etimologia da palavra, oriunda do francês entrepreneur (“aquele que provoca brigas”). Empreendedores de sucesso têm essa característica em comum: não aceitam a rejeição. Mas isso não tem nada a ver com intransigência, e sim com acreditar naquilo que faz.

Muitos empresários, hoje exemplos de sucesso, amargaram algumas rejeições ao longo da carreira. Steve Jobs, Walt Disney e até mesmo os Beatles são bons exemplos de que a perseverança é uma das características mais importantes para alcançar o sucesso.

2. Sabem a hora de se reinventar

Para que você entenda como resiliência é importante no empreendedorismo, vamos contar uma história sobre um serviço que você, com certeza, conhece: Netflix. Em 1999, ela ainda funcionava como um serviço de locação pelo correio: o usuário acessava o site, escolhia o título e recebia o DVD pelo correio. O modelo estava dando certo e a empresa havia acabado de receber um aporte de 30 milhões de dólares dos investidores.

Agora, entra na história a Blockbuster, maior rede de videolocadoras do mundo, que chegou a contar com mais de 60 mil funcionários em suas mais de 9 mil lojas. Pensando que estava na hora de investir em criação, a Netflix “se ofereceu” para a Blockbuster, oferecendo à rede o controle da empresa, pelo valor de 50 milhões de dólares.

Fim da história: a rede de videolocadoras recusou a oferta, alegando que não acreditava no negócio da Netflix e que ninguém alugaria filmes sem ter contato físico com o encarte. Hoje, a Netflix está avaliada em 70 bilhões de dólares e a Blockbuster, bom, não existe mais desde a declaração de falência em 2010.

Essa história pode parecer distante da sua realidade, mas não deixe as cifras exorbitantes o enganarem. Isso acontece todos os dias com muitos empreendedores, que negam as mudanças e permanecem, teimosamente, em um modelo de negócio que já não atende às necessidades do público.

Acreditar no que faz é diferente de “dar murro em ponta de faca” e empreendedores de sucesso sabem disso melhor do que ninguém.

3. Valorizam o feedback

Poucas pessoas gostam do momento de ouvir sugestões ou melhorias do próprio trabalho. E aqui está uma grande diferença de um empreendedor bem-sucedido para os demais: eles valorizam o feedback. Saber ouvir verdadeiramente, tomar como aprendizado cada ponto de melhoria e, de fato, trabalhar para aprimorá-los.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Saber ouvir é uma das características de empreendedores de sucesso. Mostrar-se receptivo às ideias dos outros, aos pontos de vista, é uma vantagem não apenas para o empreendedor, mas para o negócio como um todo. Afinal, só se sabe o que precisa ser corrigido quando se entende qual o problema.

Em seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, o autor Dale Carnegie reitera essa característica como essencial para o sucesso: “Se você mostrar um verdadeiro interesse pelas outras pessoas, não apenas conquistará amizades como também atrairá clientes para a sua empresa”.

4. Sabem dividir o sucesso

Esqueça a ideia de que um empreendedor é um lobo solitário. Um dos pecados mais cometidos pelos empreendedores é pensar desta forma, acreditar que são os únicos responsáveis pelo sucesso da empresa.

Empreendedores de sucesso agem de maneira totalmente oposta, fazendo questão de se cercar de profissionais tão (ou até mais) competentes do que ele. Uma das suas características é saber reconhecer suas limitações tanto quanto suas qualidades. Esses empreendedores usam isso para formar equipes multidisciplinares, que complementam conhecimento, não apenas seguem ordens.

5. Nunca param de aprender

O mundo não para de mudar. Sendo assim, o empreendedor não pode parar de evoluir. Manter-se constantemente atualizado, não apenas sobre o seu mercado, mas também na potencialização das competências empreendedoras é uma das características fundamentais para ser um empreendedor de sucesso.

Ao empreender, é preciso lembrar que ser bom no que você propõe ao mercado não basta. Agora, o empreendedor precisa desenvolver outras habilidades, como gestão, resolução de conflitos e outras competências de liderança.

Grandes empresários são obcecados pelo conhecimento, não apenas técnico. Mas entendem que a figura do empreendedor e do líder andam juntas, portanto, investem em autoconhecimento e aprimoramento dessas habilidades.

6. Tem DNA inovador

Lembra do exemplo da Netflix que citamos acima? Após a negativa da Blockbuster em assumir o controle do negócio, a Netflix também percebeu que não poderia continuar oferecendo assinaturas de DVDs por muito tempo. Os custos com o envio dos DVDs tornavam o negócio caro de se manter e, embora valesse milhões, por muito tempo, a empresa fechava os meses no vermelho.

Foi quando outra gigante entrou em ação: a Amazon. A empresa que havia sido a inspiração para o modelo de negócio da Netflix, anunciava sua entrada no mercado de streaming, dando acesso imediato ao conteúdo, sem que o cliente precisasse esperar o vídeo chegar pelo correio.

A Netflix viu nisso uma chance de não repetir o erro cometido anos antes com a Blockbuster e, 4 meses depois do lançamento do Prime Video, anunciou que também disponibilizaria seu catálogo on-line.

Tanto Amazon quanto Netflix souberam inovar: a primeira, por entender que as necessidades do mercado estavam mudando; a segunda, por reinventar o modelo de negócio. Ser inovador, se arriscar e entender que necessidades mudam, sem dúvida, é algo que difere empreendedores de sucesso dos demais.

Agora que você já sabe quais as características de empreendedores de sucesso mais comuns, conte para nós: quantas delas podem ser percebidas em você? Deixe sua resposta nos comentários ou nos envie uma mensagem!

Faça sua inscrição antecipada aqui