A jornada em direção a ser um empreendedor de sucesso pode ser preenchida com muitos momentos de trepidação e incerteza. É fácil ter um objetivo em mente, mas o caminho para alcançá-lo nem sempre é imediatamente alcançável.

Naqueles momentos decisivos, você deve estar ciente de que é a sua mentalidade e faculdades mentais que farão com que você fique à frente da multidão. Mas, como criar uma mentalidade empreendedora?

Bem, existem maneiras e métodos deliberados que você pode implementar em sua atitude. Esse é o conceito de mindset, que na tradução literal do inglês para português significa “mente configurada” ou “configuração mental”. Como bem dizia Dale Carnegie: “Não é o que você tem, ou quem você é, ou onde você está, ou o que você está fazendo que o faz feliz ou infeliz. É o que você pensa sobre.”

O conceito sugere que o modo como sua cabeça funciona, assim como sua visão de mundo, é uma combinação de crenças e valores que influenciam sua realidade objetiva, o modo como sua mente trabalha frente a determinadas situações.

Você quer desenvolver um mindset empreendedor? Ótimo, então esse artigo é para você.

1. Aprenda a ver desafios como oportunidades

Para aqueles com uma mentalidade de crescimento, os desafios são vistos como uma oportunidade para crescer e aprender, ao invés de ser apenas um obstáculo. As pessoas com mentalidade de crescimento não têm medo de se empurrar para fora de suas zonas de conforto – elas abraçam a oportunidade de aprender com o que a experiência eventualmente abalar.

Quando foi a última vez que você foi desafiado a fazer algo fora de sua zona de conforto? Mesmo que foi aterrorizante, você provavelmente descobriu que tudo acabou sendo o melhor no final – melhor do que se você não tivesse tido uma chance. Mesmo se você falhou.

2. Aprenda a aceitar falhas

Você deve aprender a aceitar desafios e vê-los como oportunidades, e também deve aprender a aceitar o fracasso e estar disposto a assumir riscos. Afinal de contas, o fracasso é parte do crescimento e o temor do fracasso acabará por atrapalhar o que é melhor para o seu negócio.

Para realmente criar uma mentalidade de crescimento, você deve aceitar que, não importa o quanto você tente fazer alguma coisa, nem sempre será como você esperava.

Considere o seguinte: se JK Rowling parasse de enviar a série Harry Potter para as editoras após sua primeira rejeição (ou a décima segunda rejeição antes de chegar à Bloomberry), ela não teria sido capaz de vender mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo.

3. Não busque aprovação. Concentre-se em aprender

As pessoas com uma mentalidade fixa gastam muito tempo se preocupando com o que as outras pessoas dirão sobre sua inteligência e talento. Para abraçar uma mentalidade de crescimento, você deve aprender a parar de se preocupar com o que as outras pessoas pensam e obter sua aprovação.

Então, concentre-se em seu próprio aprendizado e crescimento. Em vez de gastar seu precioso tempo pensando em outras pessoas, use esse tempo para melhorar a si mesmo para seu próprio benefício.

4. Aprenda como efetivamente aceitar (e usar) críticas

A maioria das pessoas não aceita críticas sem ficar ofendida. Mas, para cultivar uma mentalidade de crescimento, você deve aprender a não tomar críticas como algo negativo. Em vez disso, aceite que a crítica é uma maneira de aprender e melhorar.

Banner E-book Dale Carnegie

Negócios inteligentes incentivam feedback e avaliações. Sempre que são negativas, as empresas com foco no crescimento usam essas informações para fazer melhorias.

5. Concentre-se no processo, não no resultado

Em vez de ficar muito preocupado se você está alcançando o resultado desejado, concentre-se mais no processo de alcançar esse resultado. Aprenda a aproveitar o processo de aprendizado e busque ideias para melhorar à medida que avança.

6. Crie tempo para a reflexão diária

No final de cada dia, passe algum tempo pensando sobre o que correu bem… e o que não aconteceu. Se você não cria tempo para refletir, é difícil aprender. Criar uma rotina em torno da reflexão pode ajudá-lo a entender como suas próprias ações podem estar impedindo seu sucesso, antes que elas se tornem um grande problema.

Seja você é um funcionário de uma empresa ou iniciou seu próprio empreendimento, a capacidade de mudar de uma mentalidade fixa para uma que esteja focada no crescimento é necessária para superar os pensamentos limitantes. No final do dia, cabe a você determinar do que é capaz – ninguém mais pode dizer o contrário.

Motivos para desenvolver um mindset empreendedor

Irá ajudá-lo em outras áreas da sua vida

Estar disposto a assumir riscos e aceitar o fracasso é uma habilidade única que não é relevante apenas no mundo dos negócios. Incorporar uma mentalidade empreendedora em sua vida cotidiana ajudará você a minimizar a importância do fracasso e da rejeição em sua vida. Também irá ajudá-lo a seguir em frente, mesmo quando as coisas são difíceis. Além disso, ser capaz de planejar com antecedência e prever possíveis problemas (uma parte fundamental de uma mentalidade empreendedora) ajudará você a viver uma vida mais organizada e menos estressante. Por sua vez, isso ajudará você a gerenciar melhor seus negócios.

Ter uma mentalidade empreendedora incentivará a criatividade

Você começou seu negócio e as coisas estão indo bem, na maior parte. Há apenas esse problema …

Se você está aberto à inovação e disposto a correr riscos, é mais provável que você pense fora da caixa. Se algo não estiver funcionando bem, pode haver mais de uma correção e você não deve sempre recorrer ao método mais simples ou mais seguro. O pensamento crítico é a chave para um negócio de sucesso, e estar disposto a encontrar soluções criativas, mesmo que isso signifique mais trabalho, ajudará sua empresa a longo prazo.

As pessoas confiam em outras que parecem saber o que estão fazendo

O velho ditado “fingir até você conseguir” é especialmente verdadeiro nos negócios. Se você fizer o seu melhor para pensar, sentir e agir como um empreendedor, as pessoas o tratarão como um. Ao canalizar uma mentalidade empreendedora, você poderá fazer novos contatos com facilidade.

Permitirá que você faça pausas saudáveis

Não se estenda demais, pois o descanso e o relaxamento são importantes. Empresários de sucesso sabem que focar inteiramente nos negócios é uma maneira infalível de se esgotar. Faça uma viagem. Relaxe e visite novos destinos. Você pode se surpreender com as idéias e a inspiração que pode obter ao experimentar novas culturas. Se você está pensando como um empreendedor, saberá que fazer intervalos regulares realmente beneficiará seu negócio a longo prazo e que você não precisa se sentir culpado por ceder de vez em quando.

Se você está se perguntando como desenvolver sua mentalidade empreendedora, tenha certeza de que há muitos recursos por aí! Para começar, você pode anotar os nomes de seus empresários de sucesso favoritos e pesquisar como eles chegaram ao topo e qualquer conselho que eles possam ter. Aplique sua nova mentalidade empreendedora ao seu negócio, bem como à sua vida, e você certamente terá sucesso!

Muitas deficiências no empreendedorismo podem ser superadas ou mitigadas com o desenvolvimento de um mindset empreendedor aliado às boas atitudes descritas acima. Tudo pode ser aprendido.

E se você deseja investir mais em você para se tornar um empreendedor de destaque, se quer aprender como iniciar seu próprio negócio, desenvolver mindset empreendedor ou trazer novas ideias e energia para sua organização atual, conte com os treinamentos da Dale Carnegie.

Faça sua inscrição antecipada aqui