O que é importante para o sucesso dos empreendedores? Conhecimento, habilidade e talento. No entanto, muitos concorrentes têm os mesmos traços. Por isso, muitas vezes a chave para vencer a competição é mental, ela está na atitude.

Se você quiser executar um negócio bem sucedido, você deve começar o processo através da compreensão das características mentais, psicológicas e comportamentais necessárias para o sucesso.  Isso é válido na maioria dos empreendimentos, além de negócios – nos esportes, nas artes e na política.

Esta lista abrange sete atitudes-chave que todos os empreendedores devem conquistar para gerir uma carreira de sucesso. Confira!

1. Paixão pelo seu negócio

Os empreendedores devem ser apaixonados por suas ideias, objetivos e, claro, por suas empresas. Essa paixão é o que os leva a fazer o que fazem. No livro clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Dale Carnegie alerta: “Você nunca alcança o sucesso verdadeiro a menos que você goste do que está fazendo.”

Por isso, o trabalho deve ser divertido. Sua paixão irá ajudá-lo a superar momentos difíceis e persuadir as pessoas a trabalhar para você e querer fazer negócios com você.

E a paixão não pode ser ensinada. Quando ela diminui, como certamente irá nos tempos difíceis, leve algum tempo de silêncio. Quer seja uma hora ou uma semana, faça um inventário de todos os motivos por que você começou o negócio e por que você gosta de ser seu próprio chefe. Isso deve renovar sua paixão.

2.  Tenacidade

A falha é uma oportunidade de aprender. Por isso, acredite em si mesmo. Assim como ter paixão, acreditar é uma obrigação. Você deve acreditar em si mesmo, na sua empresa, em sua ideia.

Empresários bem-sucedidos têm uma atitude positiva,  mesmo em situações difíceis. Porque o mercado é cíclico, há tempos de fartura e tempos deprivação, e uma atitude positiva torna tudo melhor.

Dale Carnegie em um dos seus principais ensinamentos diz que “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso”. Por isso, não desista e como diz Samuel Beckett: tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor.

3. Coragem

Quando você quer empreender, em geral, você tem que assumir alguns riscos. Para ser um empresário bem-sucedido, você tem que ser destemido! Para sempre estar pronto para assumir riscos quando você precisa. Não deixe o medo te impedir.

Geralmente, quando iniciamos qualquer tipo de projeto. Nós tendemos a imaginar o pior cenário acontecendo. Mesmo que esse cenário seja totalmente impossível de acontecer.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Por isso, é fundamental que você adote uma atitude corajosa e não tenha medo do fracasso. Há muitas pessoas bem-sucedidas que afirmam sobre como cada falha é apenas a prova de que estamos na estrada certa: o caminho do sucesso.

4. Paciência

Bem, talvez essa seja a coisa mais difícil que se pode pedir de um empreendedor. Mas é essencial. Todos nós gostaríamos de ver os resultados de um trabalho duro o mais rápido possível, mas, infelizmente, as coisas não funcionam dessa forma.

Às vezes, você terá que ser muito paciente para começar a ver apenas os primeiros resultados que irão cobrar sua motivação e continuar fazendo o trabalho árduo. Portanto, sempre seja tão paciente quanto possível, e não confunda a paciência com a preguiça. Você está esperando por resultados, não por um milagre, então você tem que continuar trabalhando enquanto isso. Não há sucesso que ocorra durante a noite.

5. Flexibilidade

Empreendedores experimentam contratempos. Há obstáculos a superar em qualquer jornada. E nem todo mundo sabe lidar com mudanças ou desapontamentos. No entanto, os empresários devem possuir mentalidades flexíveis para que possam alterar um curso que parece estar indo rumo ao fracasso.

Empresários flexíveis devem estar conscientes de que podem modificar a rota em direção ao objetivo estabelecido, ou até mesmo ajustar esse objetivo, para alcançá-lo com sucesso.  Seja flexível em todos os sentidos, exceto com os valores do núcleo. Independentemente da pressão para lucros imediatos, não comprometa os valores fundamentais da sua empresa.

6. Integridade

As pessoas têm confiança em indivíduos confiáveis ​​e querem trabalhar para eles em uma cultura de integridade. O mesmo é válido para os clientes. Por isso, os empreendedores devem ser capazes de mostrar aos outros que são verdadeiros e honestos.  Independentemente do tipo de negócio que eles esperam estabelecer, colegas, fornecedores, clientes e investidores devem confiar neles. Não há como contornar isso – os empresários devem ser confiáveis ​​e a confiança deve ser conquistada.

A melhor ideia de negócios no mundo provavelmente falhará se uma pessoa não confiável estiver no leme. Os fornecedores precisam saber que os pagamentos por mercadorias que enviaram chegarão a tempo. Os clientes precisam saber que qualquer produto ou serviço encomendado será entregue como prometido. Os colaboradores precisam saber que são valorizados. Os investidores precisam saber que a empresa tem potencial para crescer.

7. Fome de conhecimento

Tenha sempre fome de conhecimento sobre seu campo. Nunca ache que já sabe tudo. Você sempre deve continuar aprendendo e dominando tudo que diz respeito ao seu campo de negócios. O importante é que você continue aprendendo, o conhecimento sempre está sendo atualizado, se você parar apenas um pequeno momento, algum concorrente sempre pode superá-lo.

Uma dica: invista na aprendizagem, especialmente através da leitura de livros e de aulas e treinamentos para o seu desenvolvimento, sempre acompanhado de pessoas que o ajudam a promover uma atitude mais positiva – você, seus clientes e o mundo se beneficiarão!  Afinal, atitude é tudo na vida empresarial.

Muitas deficiências no empreendedorismo podem ser superadas ou mitigadas com as boas atitudes descritas acima. Tudo pode ser aprendido exceto paixão, que vem de dentro. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação empreendedora, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Faça sua inscrição antecipada aqui