Há muito tempo se questiona se o empreendedor nasce com as atitudes e características empreendedoras ou se elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida. É certo que existem alguns iluminados que são empreendedores natos mesmo sem uma formação específica. Mas, depois de muitas pesquisas sobre esse tema, hoje em dia acredita-se que essas competências podem ser estudas e desenvolvidas. Por isso, aqui estão algumas atitudes-chave que todo empreendedor pode aprender para administrar uma carreira empresarial próspera.

Paixão

Como disse Dale Carnegie “Você nunca alcança o sucesso verdadeiro a menos que você goste do que está fazendo.” Os empreendedores devem ser apaixonados por suas ideias, objetivos e, claro, por suas empresas. Essa paixão é o que os leva a fazer o que fazem.

É preciso identificar e alimentar o foco da sua paixão no ato de empreender. Por exemplo, alguns empresários amam a aventura e a excitação de criar algo novo e, por isso, devem investir em inovação constante.

Outros empreendedores sentem-se apaixonados pelo produto que estão construindo ou pelo sentimento de realização que sentem porque sabem que estão ajudando outras pessoas, ajudando a sociedade, ajudando animais ou mesmo ajudando o planeta.

O que quer que motive um indivíduo a tentar ter sucesso tem muito a ver com onde está sua paixão, e essa paixão é essencial para a vida empreendedora.

Bravura

Empreendedores de sucesso, como todo mundo, sentem medo. Eles temem que não tenham sucesso ou medo de que uma ideia bem concebida não possa ser executada.

Eles, no entanto, não deixam que esses medos de fracasso os definam. Eles são corajosos. Eles aprendem com o fracasso. Eles utilizam seu medo de não se esforçar para se esforçar mais e corrigir os erros que podem tê-los levado a falhar.

Dale Carnegie tem um outro conselho-chave que resume esse tipo de atitude empreendedora: “Se você foi bem-sucedido, pergunte a si mesmo porque, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo porque, e aprenda com a experiência.”

Por isso, lembre-se que muitos empreendedores precisam de várias tentativas para criar uma empresa de sucesso. É a coragem que os leva a buscar o sucesso.

Flexibilidade

Empreendedores experimentam contratempos. Há obstáculos a serem superados em qualquer jornada.

Nem todos lidam bem com a mudança ou a decepção. No entanto, os empreendedores devem possuir mentalidades flexíveis para que possam alterar um curso que parece estar caminhando para o fracasso.

Empreendedores flexíveis devem estar cientes de que podem ter que modificar o caminho em direção ao seu objetivo estabelecido, ou até mesmo ajustar o objetivo estabelecido, a fim de alcançá-lo com sucesso. A junção dos hábitos listados com a flexibilidade, irão lhe fornecer um caminho para o sucesso.

Dedicação

Não é fácil começar do zero e se tornar um empreendedor de sucesso. Muitas horas de trabalho duro, frustração, criatividade e supervisão são despejadas em um novo empreendimento.

Se você não está disposto a se levantar e trabalhar duro todos os dias, provavelmente sete dias por semana, então como você pode esperar sucesso? Nenhum negócio de sucesso é criado com rapidez, facilidade ou sem conflitos.

Os empreendedores não trabalham um período padrão de 8 horas por dia 5 dias por semana. Eles estão sempre trabalhando – estabelecendo novas ideias, criando novos produtos, projetando novos processos, contratando pessoas inteligentes e talentosas. A maior diferença entre empreendedores e empregados está na atitude, não nas habilidades brutas.

Integridade

Os empreendedores devem ser capazes de mostrar aos outros que são verdadeiros e honestos. Independentemente do tipo de empresa que eles desejam estabelecer, colegas, fornecedores, clientes e investidores devem confiar neles. Não há como contornar isso – empresários devem ser confiáveis, e confiança deve ser conquistada.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

A melhor ideia de negócio do mundo provavelmente fracassará se uma pessoa indigna de confiança estiver no comando. Os fornecedores precisam saber que os pagamentos de mercadorias que eles enviaram chegarão a tempo.

Os clientes precisam saber que qualquer produto ou serviço encomendado será entregue como prometido. Colegas precisam saber que são uma parte valiosa do sucesso da empresa. Os investidores precisam saber que a empresa tem potencial para crescer.

Consciência e Consistência

Você deve aprender a pensar profundamente e de forma inteligente, deve questionar o que é, o que você está fazendo e o que precisa para dar cada passo ao longo do caminho, para continuar articulando e executando seus objetivos de negócios.

A plenitude significa estar consciente de todos os ângulos e ficar acentuadamente em contato com o presente, de modo que você não tem que consertar os erros do futuro.

Olhe com perspicácia e atenção para seu redor, seja exigente e criterioso: qual é o melhor funcionário, quais clientes irão levar você mais longe, e como você pode aproveitar seus momentos da melhor maneira? É dessa maneira que a seletividade irá ajudar você na busca pelo sucesso.

Correr riscos

Não há garantias sobre qualquer caminho para o sucesso na vida ou nos negócios. O desconhecido é sempre iminente. Portanto, o risco e a educação são muitas vezes os mecanismos necessários para saber mais claramente se você está no caminho certo.

Se você tem medo de arriscar, você vai colocar limites no seu sucesso e ficar onde está confortável. Se você não corre riscos, não pode alcançar seus objetivos.

Há poucos caminhos fáceis até o topo e muitas vezes eles são difíceis de encontrar. O desafio será uma peça essencial em qualquer tipo de negócio de sucesso.

Empreendedores não gostam de estrutura estabilizada. Eles são ótimos em networking, tem grande visão e o comportamento mais importante de todos: empreendedores estão confortáveis com a incerteza.

É o desafio que cria o seu crescimento ao longo da jornada. Cada desafio em seu caminho lhe oferece a chance de criar uma direção mais definida para alcançar seus clientes, fornecedores funcionários e números dos sonhos.

Por esta razão, abençoe cada desafio. Cada um é uma bússola direcionando-o para novos negócios, circunstâncias e oportunidades.

Empreendedores vivem em um mundo de incerteza. Como bem observou Carnegie “Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da ‘segurança’ nunca vai muito além da margem.”

Bem, como você já percebeu atitude é tudo na vida empresarial. E ter uma atitude empreendedora não necessariamente significa que você deve abrir um negócio próprio. É perfeitamente possível ser funcionário de uma companhia e agir como um empreendedor. Ter uma meta, saber o que a motiva e qual a finalidade de atingi-la.

Muitas deficiências no empreendedorismo podem ser superadas ou mitigadas com as boas atitudes descritas acima. Tudo pode ser aprendido. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação empreendedora, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

ILA 2019