Há momentos em nossas vidas em que percebemos e reconhecemos a necessidade e o desejo de desenvolvimento pessoal. Quando começamos a perseguir essa mudança em nossa vida, muitas vezes surgem obstáculos.

O fato é que a consciência de seus próprios comportamentos autodestrutivos pode libertá-lo de um ciclo de fracasso e estagnação. Por isso, devemos reconhecer quais são esses obstáculos e depois trabalhar através deles! Algumas das barreiras para o desenvolvimento pessoal incluem:

1. Confiar em metas indefinidas

Estabelecer metas é uma necessidade fundamental para o desenvolvimento pessoal. Mas existem vários fatores inconscientes que impedem a maioria das pessoas de definir o que querem e escrever objetivos claros. E se você não focar consistentemente no que quer, você não criará, atrairá ou será atraído pelas oportunidades de fazê-los acontecer. Em vez disso, você criará resultados desfocados onde às vezes você consegue o que deseja, mas principalmente o que não deseja. O que é pior, você não terá controle sobre essas experiências. Sua mente é um mecanismo de busca de metas, portanto, defina-a apontando para o que você deseja. Vá definir seus objetivos!

2. Atribuir muito peso às críticas dos outros

Como diz Dale Carnegie “Sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu”. Pessoas de sucesso não se tornam consumidas por críticas. Em vez disso, veja-a como uma informação útil que você pode usar para melhorar a si mesmo ou simplesmente o ponto de vista oposto de outra pessoa. Todos nós temos direito a uma opinião.

3. Desistir cedo demais

Sem dúvida, há momentos em que você precisa deixar ir e seguir em frente. Mas antes de desistir, pergunte-se pela última vez se há algo mais que você pode aprender ou ganhar com essa experiência. Às vezes as melhores lições são aprendidas através de falhas. Lembre-se do que disse Dale Carnegie sobre desistir: “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso”.

4. Esperar por resultados imediatos

Em suma, esperar por resultados imediatos significa ser impaciente com você e com o seu ambiente, portanto, é uma atitude que coloca você fora de sintonia no processo de desenvolvimento pessoal. Embora todos possamos ter metas que queremos alcançar, os maiores dons muitas vezes surgem durante a jornada para alcançá-los. Como disse Dale Carnegie, “Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha”.

5. Duvidar de sua capacidade

Ou da possibilidade de que você pode conseguir o que você se propôs a fazer. Essas dúvidas também podem vir de outras pessoas ao seu redor, que podem conscientemente/inconscientemente levá-lo a duvidar de suas verdadeiras habilidades. Quando estiver apreensivo sobre conseguir fazer tudo o que planejou ou que gostaria de fazer, siga o conselho de Dale Carnegie: “Não tenha medo de dar o seu melhor naquilo que parecem ser pequenas tarefas. Cada vez que conquista uma, você fica mais forte. Se faz os pequenos trabalhos bem, os grandes tendem a cuidar de si mesmos.”

6. Deixar o medo direcionar suas decisões

A barreira do medo é muito comum, isso pode ser enorme para algumas pessoas e pode assumir várias formas. Pode ser medo do fracasso, medo do desconhecido, medo da rejeição, entre outros, mas essencialmente a barreira é sempre a mesma – a sensação de medo.

Claro, é útil reconhecer o perigo. Mas ser levado pelo medo e pela preocupação distorce sua perspectiva. Torna-se fácil focar excessivamente no pior cenário, o que o paralisa com a indecisão ou faz com que você considere opções irracionais.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Então, quando for tomar uma decisão, você tem que equilibrar os riscos com a possibilidades de sucesso. E como bem disse Dale Carnegie “Se você foi bem-sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo por que, e aprenda com a experiência”. Que tal colocar esse conselho em prática?

7.  Relegar sua responsabilidade pessoal aos outros

Esse é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento pessoal, pois como percebeu Dale Carnegie: “Eis a natureza humana em ação, o culpado culpando todos menos a si mesmo”, estamos condicionados a procurar outros responsáveis pelo nosso fracasso. Mas, se você ainda não descobriu que é 100% responsável pela sua vida, você relegou seu poder para outro.

Não assumir responsabilidade por sua própria vida e resultados dentro dela é um erro. Porque as situações externas não têm nada a ver com a maneira como você se sente, se está atrasado para o trabalho, se é bem-sucedido ou qualquer outra coisa. São realmente os pensamentos internos que você tem sobre as situações externas que determinam como sua vida é.

Então, se você decidir assimilar apenas uma coisa deste artigo, escolha esta: adote a premissa fundamental de que você é 100% responsável por sua própria vida. Isso não significa que você seja o culpado sempre que algo não ocorrer bem, mas capacita você a criar sua vida como preferiria.

Transforme as barreiras para o crescimento pessoal em degraus

Consciência em si é transformadora. Dale Carnegie, como um grande crítico do desenvolvimento humano, disse que “A felicidade não depende do que você é ou do que tem, mas exclusivamente do que você pensa.” Pois a única maneira de realmente reverter essas barreiras ao seu desenvolvimento pessoal é aumentar sua percepção consciente.

Carnegie também disse que “Nossa vida é o que nossos pensamentos determinam”. Por isso, continue curioso sobre o funcionamento interno de sua própria mente e observe as consequências dos pensamentos que você tem. Você não precisa fazer isso por muito tempo antes de obter uma grande consciência de como  está criando sua própria experiência da realidade.

Decida hoje que irá se organizar, fazer um plano e superar quaisquer obstáculos que estejam impedindo seu desenvolvimento pessoal. Afinal, como disse Carnegie “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.”

Lembre-se também que você pode contar sempre com o apoio da Dale Carnegie, conheça nossos treinamentos focados em desenvolvimento pessoal e comece hoje a mudança que você deseja.

ILA 2019