No trabalho e em nossas vidas pessoais, as sólidas habilidades de negociação são fundamentais para o nosso sucesso. A negociação é tanto uma arte quanto um processo estratégico que envolve construir confiança e desenvolver relacionamentos, bem como influenciar e modelar comportamentos que resultem em acordos mutuamente satisfatórios para todos.

Negociar efetivamente ajudará você a fechar acordos, alcançar objetivos, fortalecer seus relacionamentos e, finalmente, ser mais produtivo. Os empreendedores precisam de fortes habilidades analíticas para desenvolver soluções ótimas para problemas, mas também precisam de expertise em negociação para implementar essas soluções e trazê-las ao mercado.

Quer você esteja fechando um grande negócio ou trabalhando em equipes, em diversas situações, sua capacidade de negociar e influenciar terão um impacto imediato e positivo em todos os aspectos de sua vida.

Em um curso de negociação, você aprenderá técnicas poderosas que poderá usar para alcançar o sucesso, em diversos contextos e circunstâncias. A seguir, selecionamos outros bons motivos para você buscar um curso de negociação.

1.Desenvolve sua confiança no processo de negociação

Você irá obter uma compreensão do processo de negociação, desde o planejamento até o fechamento do negócio. Aprenda a entender o que você quer para si mesmo em uma negociação e gaste tempo avaliando o que seu colega deseja. Ao compreender vários aspectos do processo de negociação, você ganhará confiança em sua capacidade de negociar de maneira eficaz.

2. Melhora sua capacidade de entender

E sua capacidade de prever o comportamento de indivíduos em situações competitivas. Em um curso de negociação, você irá explorar os objetivos da negociação, aprender sobre as características de um bom negócio e entender como as expectativas direcionam o comportamento. Aprenda estratégias que você pode usar para influenciar sua contraparte.

3. Ensina como avaliar os custos e benefícios de diferentes ações

Por que as pessoas não negociam? Quais são os custos de não negociar? Quando você deve se afastar de uma negociação? Em um curso de negociação, você irá explorar essas questões e saber como iniciar negociações pode gerar valor a partir de suas interações cotidianas, e também como as negociações podem ter um impacto duradouro no seu futuro bem-estar financeiro. Ou seja, você irá aprender como gerenciar o processo de negociação como um todo.

4. Melhora sua capacidade de analisar a situação de negociação

Você aprenderá a desenvolver um plano estratégico para melhorar sua capacidade de negociar de forma eficaz. Na negociação, muitas vezes pensamos que a fatia da “pizza” que recebemos reflete o valor que obtemos no negócio. Saiba como podemos criar valor ampliando a pizza, além de reivindicar valor ao receber uma fatia maior dela.

5. Ajuda a criar situações ganha-ganha

Negociar não é apenas ganhar de seu oponente em uma discussão. Pelo contrário, um negociador eficaz saberá como criar uma situação vantajosa em que todas as partes envolvidas ficarão felizes com o resultado. Essa habilidade é inestimável se você quiser manter discussões em um local de trabalho com certas fricções, seja entre determinados membros da equipe ou departamentos maiores. Saber que você alcançou um resultado adequado a todos fará com que toda a discussão valha a pena.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

6. Impulsiona seu respeito com colegas e funcionários

Se você quer ser um líder de sucesso, precisa ganhar o respeito de seus colegas, seus funcionários e até mesmo de seus clientes. Mostrar que você tem habilidades de negociação essenciais deixará uma impressão duradoura e terá a capacidade de afetar futuras negociações no local de trabalho. Muitas vezes pode ser difícil negociar sem parecer intimidante, mas lembre-se de que é muito melhor se deparar com isso a curto prazo do que ser visto como alguém que pode ser facilmente influenciado. Aprender a equilibrar suas habilidades de negociação com a maneira correta pode ser difícil e é por isso que existem cursos projetados especificamente para aprender habilidades de negociação.

7. Melhora sua confiança

Como líder, a confiança é fundamental. Se você já entrou em uma negociação importante, sabe como é vital manter a calma e um ar de confiança durante o processo.  Em vez de se preocupar se você será ou não superado pela oposição, você pode entrar em uma reunião cheio de conhecimento e cheio de confiança sobre como você lidará com a situação da maneira mais eficaz possível. Na verdade, comprovou-se que a capacidade de afirmar com segurança seu caso e contrabalançar a outra parte resulta em melhores negócios.

8. Torna você mais eficiente

Por que passar horas discutindo sobre algo que poderia ser resolvido em pouco tempo? Com boas habilidades de negociação, você pode resolver rápida e eficientemente um desentendimento no local de trabalho com muito menos esforço do que um argumento exigiria. Encontre soluções para problemas difíceis, chegue a um acordo e continue avançando em seus negócios sem prejudicar os relacionamentos. Um bom negociador achará mais fácil atingir metas importantes para seu departamento, sua organização e para eles próprios.

Conhecimentos que só um curso de negociação pode oferecer:

  • Planejar, iniciar e concluir com sucesso as negociações para maximizar o valor para ambas as partes;
  • Usar ferramentas psicológicas e sociais para construir confiança, fortalecer relacionamentos e gerenciar emoções;
  • Gerenciar dinâmicas complexas de equipe e utilizar as habilidades necessárias para negociar dentro e entre as equipes;
  • Adotar estratégias de comunicação não verbal que projetem a confiança;
  • Navegar pelas complexidades da negociação com pessoas de diferentes culturas e origens.

A capacidade de negociar e influenciar os outros não se limita à nossa vida profissional. E um bom programa de negociação é inestimável para qualquer pessoa que queira resolver conflitos e chegar a acordos em qualquer aspecto de suas vidas.

Negociação será algo que você estará familiarizado porque acontece todos os dias. Se você está em casa, no trabalho ou mesmo fora de casa, é provável que você encontre alguma forma de negociação. No trabalho, você negocia com seus funcionários sobre salários ou prazos e, quando chega em casa, negocia com seu parceiro quem controla o controle remoto. Soa familiar?

Esta habilidade é importante, por várias razões, e particularmente dentro do local de trabalho, se você estiver tentando subir na hierarquia para ser um líder eficaz. Como observou Dale Carnegie, um pioneiro em livros sobre influência e negociação, “os maiores êxitos profissionais devem-se à habilidade para dirigir as pessoas.”

Bem, o fato é que em um bom curso de negociação, você obterá informações valiosas sobre como ser um negociador mais eficaz e garantir mais do que deseja na vida. Através de palestras e exercícios práticos, você entenderá os componentes de negociações eficazes, analisará seu próprio comportamento e praticará suas habilidades de negociação.

Com o curso de negociação da Dale Carnegie, você pode adquirir todas as habilidades necessárias para ter sucesso no seu negócio. Para saber mais, fale com nossa equipe!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas