Você já deve ter ouvido que algumas pessoas já nascem líderes.  E de alguma forma, algumas pessoas realmente têm qualidades inatas e um grande talento para liderar os outros, um verdadeiro espírito de liderança. Nem todos têm essa sorte, certamente. Contudo, a liderança não está limitada a poucos eleitos, é possível desenvolver um espírito de liderança, pois experiência aliada à determinação também constrói bons líderes.

Nós aprendemos e crescemos todos os dias. Nós seguimos e lideramos. Tudo acontece de forma progressiva, e em ciclos. Se hoje você está aprendendo com seu líder, amanhã poderá ser um líder ensinando outras pessoas.

Um líder é a consciência de uma organização. Como você age, responde a situações e trata os outros colegas em todo o seu local de trabalho implicará em um forte espírito de liderança ou na falta dele. O impacto de um líder tem um efeito profundo na maneira como sua equipe se relaciona e no ambiente que cria.

Seus valores, ética, honestidade e integridade são a chave para ser não apenas um líder emocionalmente saudável, mas também inspirador. Nesse caminho, o espírito de liderança pode ser considerado como uma das habilidades mais importantes e desejadas em um profissional.

A questão principal é: como você aprende a liderar com autenticidade, como você desenvolve um espírito de liderança? Se você deseja saber como, leia este artigo!

1. Praticar disciplina

Um bom líder precisa de disciplina. Desenvolver a disciplina na sua vida profissional (e pessoal) é uma necessidade para ser um líder eficaz e para inspirar outras pessoas a serem disciplinadas também. As pessoas julgarão sua capacidade de liderar pela quantidade de disciplina exibida no trabalho. A disciplina é um dos pilares de projetos e pessoas bem-sucedidas. Afinal, sem ela os resultados dificilmente são alcançados.

Demonstrar disciplina no trabalho sempre cumprindo prazos, mantendo compromissos e terminando as reuniões no prazo. Além disso, tente implementar bons hábitos em casa, como acordar cedo e fazer exercícios diários, e progredir a partir daí.

Um líder sabe se organizar e manter a ordem, seja de uma equipe ou da sua mesa de trabalho. Por isso, se deseja desenvolver o espírito da liderança, comece desenvolvendo a sua disciplina em primeiro lugar.

2. Mude seu mindset

Se você busca desenvolver o espírito de liderança, precisar mudar o modo como pensa, precisa alinhar seus pensamentos com as diretrizes da boa liderança. A mudança de mindset não acontece do dia para a noite. E nem é possível mensurar o tempo que leva para isso acontecer, uma vez que o processo depende da dedicação e do foco de cada pessoa. Comece se autoconhecendo e detectando como sua mente reage às mais diferentes situações. A partir daí, perceba em quais momentos você se sente forte ou fraco e o motivo. Só assim você saberá em quais momentos é preciso enxergar o cenário de maneira diferente e mais positiva. Outras dicas são ler livros que ensinem você a ser mais positivo e que mostrem como pessoas comuns alcançaram o sucesso, por exemplo, o grande clássico do desenvolvimento pessoal escrito por Dale Carnegie “Como fazer amigos e Influenciar Pessoas”. A tarefa certamente não é fácil, porque demanda vontade de sair da zona de conforto e mudar alguns comportamentos. Porém, os resultados podem mudar sua vida e tornar você um profissional e líder muito mais realizado.

3. Aprenda a valorizar o trabalho alheio

Um verdadeiro líder não tem nenhum problema em fornecer controle a outra pessoa quando apropriado. Você não deve se sentir ameaçado quando alguém discorda de você, questiona seu pensamento ou apresenta ideias próprias. Mantenha uma mente aberta e dê mérito onde o mérito é devido. Nem sempre será fácil, mas se você aprender a valorizar e respeitar os outros em sua equipe, eles estarão mais propensos a dar o melhor para você.

Banner E-book Dale Carnegie

4. Desenvolver consciência situacional

Uma marca de um bom líder é alguém que consegue enxergar o quadro maior e prever problemas antes que eles ocorram. Esta é uma habilidade valiosa para se ter ao lidar com projetos complexos com prazos apertados. A capacidade de prever e fornecer sugestões para evitar possíveis problemas é inestimável para um líder. Essa habilidade também ajuda você a reconhecer oportunidades que os outros ignoram, o que certamente lhe renderá reconhecimento.

5. Inspirar quem está ao redor

Ser líder significa que você faz parte de uma equipe e, como líder, deve ser capaz de motivar e inspirar aqueles com quem trabalha a colaborar da melhor maneira possível. Quando um membro da equipe precisar de encorajamento ou orientação, ofereça-o. Às vezes, tudo que uma pessoa precisa é de alguém para ouvir e ser simpático.

6. Continuar aprendendo

O melhor caminho para se tornar um bom líder é sempre continuar aprendendo coisas novas. Mantém sua mente afiada e suas habilidades frescas. Isto prepara você para novos desafios que podem surgir em seu caminho, pois a presença de novos desafios é uma realidade na trajetória de quem lidera.

7. Empodere seus companheiros de equipe

Ninguém é o melhor em tudo, e quanto mais cedo você perceber isso, mais cedo poderá aprender a ser um bom líder. Delegar tarefas a outras pessoas não apenas libera você para fazer atividades mais importantes, mas também capacita outras pessoas em sua equipe.

8. Seja um ouvinte exigente

Tornar-se um líder não significa que você sempre tem que estar no centro das atenções. Um traço importante de um bom líder é alguém que ouve sugestões, ideias e comentários de outras pessoas e desenvolve-as. Bons ouvintes sabem que a comunicação não é apenas sobre palavras, mas também sobre sugestões não-verbais, como contato visual e linguagem corporal.

9. Deixe suas ações falarem por você

Todos nos lembramos de bons líderes. Todos nós em nossas vidas nos deparamos com um líder que sempre nos motivou de uma maneira ou de outra. Nossas ações definem quem somos.

Um grande líder é alguém que lidera sua equipe e os motiva a obter o melhor desempenho, mas também é alguém que os desafia e os persuade a sair de sua zona de conforto e, ao mesmo tempo, fazê-los trabalhar em equipe. Um grande líder é alguém que ajuda os membros de sua equipe a crescer pessoal e profissionalmente, estrategicamente alimenta futuros líderes e, ao mesmo tempo, percebe a importância de fornecer apoio emocional no momento certo.

Um grande líder não é alguém que tira o melhor do melhor, mas alguém que tem a capacidade de tirar o melhor do pior.

Para resumir, alguém que desenvolveu verdadeiro espírito da liderança é uma pessoa que está constantemente tentando melhorar a todos e tudo ao seu redor! E como praticamente não existem “líderes que nascem prontos” com todos os traços e comportamentos necessários, é mais apropriado treinar as pessoas para desenvolver as habilidades de liderança. Para ajudar nessa missão, existe a Dale Carnegie, conte conosco!

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais