Algumas pessoas são líderes naturais, mas qualquer um pode desenvolver o conjunto de habilidades para exercer liderança. Se você quiser levar sua carreira até onde ela pode chegar, então você tem que estar disposto a apostar no seu desenvolvimento pessoal. Aqui estão 9 estratégias para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de liderança e continuar avançando em sua carreira.

Então, ao invés de esperar a liderança surgir espontaneamente, comece a desenvolver essas habilidades para tornar-se um líder agora. Veja como a seguir:

1. Assumir mais projetos

Uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de liderança é assumir mais responsabilidades diariamente. Você não tem que assumir mais do que pode dar conta, claro, mas você precisa ser responsável se quer ser um líder. Sair da sua zona de conforto é a única maneira de aprender alguma coisa nova, e isso fará com que você seja notado como alguém que toma a iniciativa.

2. Aprimorar suas habilidades de comunicação

Mesmo alguém que se destaca em muitos aspectos da liderança, atingirá um teto se não for um bom comunicador.

A partir de agora, você deve procurar comunicar-se mais com todos da sua equipe, para que nada seja mal interpretado. Configure reuniões de rotina com o seu gerente e com qualquer colega que esteja trabalhando em projetos conectados com você (mesmo que sejam apenas despachos breves).

Não importa em que parte do processo você esteja, você pode trabalhar nisso. Você se destaca em relatórios escritos, mas fica quieto quando é hora de falar durante uma reunião? Alternativamente, você é natural quando se trata de conversação – mas secretamente preocupado que sua falta de conhecimento gramatical o retenha?

Em vez de confiar no seu ponto forte, aprimore qualquer área de suas habilidades de comunicação que esteja faltando. Isso fará de você um funcionário mais valioso agora e um líder melhor depois.

3. Torne-se um líder fora do trabalho

Ser membro de associações e conselhos de caridade é uma das melhores maneiras de obter experiências práticas de construção de equipes e de liderança. Sim, é verdade que algumas organizações têm quadros compostos por pessoas com reconhecimento de nome, experiência ou contas bancárias. Mas provavelmente existem inúmeras organizações sem fins lucrativos em sua comunidade que ficariam felizes em receber seu apoio, tempo e habilidades como ajuda.

Você não apenas estará ajudando uma grande causa pela qual se sente sensibilizado, mas também aprenderá sobre cada peculiaridade da organização para a qual você se dedicará, principalmente se for um posto de supervisão. Nunca viu um orçamento operacional antes? Agora você vai ver!

4. Aprenda a construir equipes sólidas

Outra parte muito importante de ser um líder de sucesso é montar o time certo. Comece a desenvolver essas habilidades agora prestando atenção e observando os pontos fortes e fracos de seus colegas de trabalho.

Entender a dinâmica da personalidade e como os diferentes tipos funcionam juntos, permitirá que você seja um membro forte da equipe, independentemente da sua posição real, lembre-se de que os melhores líderes também refletem sobre suas próprias fraquezas e veem pessoas que têm pontos fortes diferentes como importantes colaboradores (não ameaças).

Banner E-book Dale Carnegie

5. Pratique a disciplina

Um bom líder precisa de disciplina. Desenvolver a disciplina na sua vida profissional (e pessoal) é uma necessidade para ser um líder eficaz e para inspirar outros a serem disciplinados também. As pessoas julgarão sua capacidade de liderar pela quantidade de disciplina exibida no trabalho.

Demonstrar disciplina no trabalho significa cumprir prazos, manter compromissos, iniciar e terminar as reuniões na hora determinada. Se você é naturalmente desorganizado, então pode ter seu trabalho dividido, sempre pode começar pelas coisas menores e gradualmente ir aumentando no desafio: tente implementar bons hábitos em casa, como acordar cedo e fazer exercícios diários, e progredir a partir daí.

6. Torne-se um ouvinte exigente

Tornar-se um líder não significa que você sempre tem que estar no centro das atenções. Um traço importante de um bom líder é alguém que ouve sugestões, ideias e comentários de outras pessoas e desenvolve-as. Bons ouvintes sabem que a comunicação não é apenas sobre palavras, mas também sobre sugestões não-verbais, como contato visual e linguagem corporal.

Boas habilidades de liderança são essenciais para o avanço de sua carreira, mas, como você pode ver, a liderança é muito mais do que simplesmente estar no comando e deter a palavra final sempre. Como Dale Carnegie já disse: “Ouvir mais as outras pessoas é um grande conselho. Afinal, ninguém aprendeu nada ouvindo a si próprio falar.”

7. Desenvolva consciência situacional

Uma marca de um bom líder é alguém que consegue enxergar o quadro maior e prever problemas antes que eles ocorram. Esta é uma habilidade valiosa para se ter ao lidar com projetos complexos com prazos apertados. A capacidade de prever e fornecer sugestões para evitar possíveis problemas é inestimável para um líder. Essa habilidade também ajuda você a reconhecer oportunidades que os outros ignoram, o que certamente lhe renderá reconhecimento.

8. Inspire os outros ao seu redor

Ser líder significa que você faz parte de uma equipe e, como líder, deve ser capaz de motivar e inspirar aqueles com quem trabalha a colaborar da melhor maneira possível. Quando um membro da equipe precisar de encorajamento ou orientação, ofereça-o. Às vezes, tudo que uma pessoa precisa é de alguém para ouvir e ser simpático.

9. Continue aprendendo, sempre!

O melhor caminho para se tornar um bom líder é sempre continuar aprendendo coisas novas. Isso mantém sua mente afiada e suas habilidades frescas, e prepara você para novos desafios que podem surgir em seu caminho.

O fato é que todos aqueles que são mais bem-sucedidos procuram oportunidades para aprender, esforçando-se constantemente para encontrar novos métodos para se tornarem os melhores naquilo que fazem.

Dentre os fatores que Dale Carnegie elencou como mais importante para o sucesso, está a ação. Não fique sentado à espera do “momento certo”, preocupando-se com o que pode vir amanhã, dê seu primeiro passo no caminho para ser um líder de sucesso hoje. Afinal, “Lembre-se, hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem”.

E se você gostou desse post, que tal começar a aprimorar suas habilidades de liderança? Conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo nessa missão!

ILA 2019