Se você já criou um plano de negócios ou tentou tomar uma decisão organizacional, provavelmente já ouviu falar de análise SWOT, uma ferramenta metodológica que as empresas usam para identificar pontos fortes e fracos internos e oportunidades e ameaças externas. Foi desenvolvida para melhorar a tomada de decisões estratégicas nas organizações.

Este exercício importante também pode ser útil para os indivíduos. Não importa se você está procurando um novo emprego ou tentando subir na hierarquia corporativa, uma análise SWOT pessoal pode ajudar você a atingir suas metas com mais facilidade. É um método criativo de autoavaliação para ajudar você a analisar em qual ponto está sua carreira e até onde pode chegar.

Nesse caso, fazer uma análise SWOT pessoal pode te ajudar a se conhecer melhor, identificando suas forças e fraquezas e, portanto, conseguindo vantagens estratégicas em seu desenvolvimento. Que tal aprender fazer a sua? Confira neste artigo!

Como conduzir uma análise SWOT

Como dissemos, construir sua SWOT pode ajudá-lo a entender melhor como aproveitar seus pontos fortes e gerenciar seus pontos fracos, além de descobrir oportunidades de crescimento e eliminar ameaças que poderiam impedi-lo de avançar.

Por exemplo, se você estiver confuso sobre assumir um novo emprego, mudar de carreira ou buscar mais estudos, poderá aplicar o método de análise SWOT para ajudá-lo a decidir.

Para executar um SWOT pessoal, faça uma análise em quatro quadrantes (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades).

Aqui estão algumas dicas a considerar:

  • Estabeleça sua meta para a análise SWOT. Para que serve? Identifique a decisão que você quer tomar ou a estratégia que você quer desenvolver.
  • Realize pesquisas de fundo. O tópico depende do seu objetivo SWOT. Você pode precisar se concentrar em sua indústria, concorrentes e tendências de mercado. Ou você pode pesquisar sobre uma nova tecnologia ou um investimento potencial.

Depois de estabelecer sua meta e reunir os dados e as informações de que precisa, você pode começar a trabalhar na análise SWOT. Para as primeiras quatro etapas, incentive ideias. Você pode organizar a lista mais tarde.

Comece com uma tabela com espaço para cada categoria. Faça uma tabela com duas linhas e duas colunas. Coloque pontos fortes no canto superior esquerdo, pontos fracos no canto superior direito, oportunidades no canto inferior esquerdo e ameaças no canto inferior direito.

A realização de uma análise SWOT individual coloca à sua disposição uma poderosa ferramenta para desenvolver planos de ação para atingir objetivos pessoais e profissionais. Cada pessoa é como uma “marca”, exigindo também autoanálise e “marketing” para melhorar e ter sucesso. Esta é uma ótima maneira paraentendersobre suas questões internas e se manter cuidadoso com o seu mau comportamento que pode causar falha.

Etapa 1. Defina sua aspiração e objetivos

Primeiro de tudo, defina sua aspiração e objetivos. Não faça apenas o que o chefe lhe disser para você precisar tomar a iniciativa. Não confie apenas na sorte e na esperança, mas assuma o controle de sua própria vida. Tire algum tempo e pense sobre essas questões profundamente.

  • Quais foram minhas esperanças e sonhos na juventude?
  • Quais são as coisas que importam para mim na vida?
  • O que pode me fazer sentir feliz e realizado?
  • O que eu sou bom em realizar?
  • Quais são as coisas que eu não gosto de fazer?
  • Quais são as personalidades que eu não quero ter?
  • De três a cinco anos a partir de agora, que tipo de pessoa eu quero ser? O que eu gostaria de ter conseguido?

Etapa 2. Definir metas corretamente

Em segundo lugar, depois de pensar sobre estas questões, você está pronto para descobrir seus objetivos, que são os passos e a motivação para o seu destino. Embora muitas vezes digamos que qualquer um pode tornar-se o próximo presidente, você precisa definir metas adequadamente para ser eficaz e alcançar o objetivo que deseja. Aqui está uma técnica útil – SMART:

S – específico . Os objetivos devem ser explícitos e detalhados. É melhor dividi-los em vários objetivos pequenos e obter um de cada vez.
M – mensurável. Você deve definir metas com resultados específicos contra os quais você pode medir o progresso.
A – atingível. Para se esticar não significa pressionar-se demais. Tenha objetivos razoáveis ​​e práticos.
R – relevante. Evite objetivos sem sentido.
T – limite de tempo. Defina o prazo para atingir seus objetivos, caso contrário você pode ser arrastado para trás por preguiça.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Etapa 3. Executar a análise SWOT com base nos objetivos

Em seguida, analise seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de acordo com seus objetivos.

Recapitular o objetivo geral da análise individual é polir sua personalidade, melhorar seu modo de pensar, refinar seu comportamento e aperfeiçoar seu método de trabalho para que você possa ter mais sucesso.

Questões Pessoais de Análise SWOT

Essas perguntas, por exemplo, podem ser adaptadas para sua realidade e ajudá-lo a começar facilmente a analisar seus fatores SWOT.

FORÇAS (Strenghts)

  1. Quais habilidades profissionais eu tenho?
  2. Em que eu sou bom?
  3. Quais serviços posso oferecer, mas outros não podem?
  4. Quais personalidades favoráveis ​​eu tenho?
  5. Quais recursos eu possuo?

FRAQUEZAS (Weaknesses)

  1. O que eu sou ruim?
  2. O que devo aprimorar e praticar?
  3. O que eu tenho medo?
  4. Qual é a minha mentalidade errada?
  5. Quais são as raízes do meu fracasso?

OPORTUNIDADES (Opportunities)

  1. Quais programas de treinamento estão disponíveis?
  2. Posso receber uma educação melhor?
  3. O que meu empregador pode oferecer para melhorar?
  4. Quem pode me apoiar e me ajudar?
  5. Quais são as políticas benéficas?

AMEAÇAS (Threats)

  1. Quais obstáculos estão no meu caminho para o sucesso?
  2. Quem são meus concorrentes?
  3. Quais são as novas tecnologias que não domino?

A Análise SWOT Pessoal é uma forma de aproveitar ao máximo seus talentos e oportunidades. É mais provável que você tenha sucesso na vida se usar seus talentos em toda a sua extensão. Da mesma forma, você terá menos problemas se souber quais são seus pontos fracos e conseguirá gerenciá-los para que eles não sejam relevantes no trabalho que você faz.

O que torna a SWOT especialmente poderosa é que, com um pouco de reflexão, ela pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que, de outra forma, você não veria. E, ao entender suas fraquezas, você pode gerenciar e eliminar ameaças que poderiam prejudicar sua capacidade de avançar.

Se você olhar para si mesmo usando a estrutura SWOT, poderá começar a se destacar de seus colegas e desenvolver ainda mais os talentos e habilidades especializados de que precisa para avançar em sua carreira e ajudá-lo a atingir suas metas pessoais.

Depois de fazer sua análise SWOT, decida que irá se organizar, fazer um plano e superar quaisquer obstáculos que estejam impedindo seu desenvolvimento pessoal. Afinal, como disse Carnegie “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.”

E lembre-se também que você pode contar sempre com o apoio da Dale Carnegie, conheça nossos treinamentos focados em desenvolvimento pessoal e comece hoje a mudança que você deseja.

Faça sua inscrição antecipada aqui