Você pode ser a pessoa mais brilhante da sua empresa, mas se não consegue se relacionar bem com seus colegas, gestores, clientes ou funcionários, por exemplo, não vai chegar longe. Afinal, os relacionamentos são os meios pelos quais trocamos ideias, aprendemos uns com os outros e, talvez mais importante, nos conectamos uns com os outros.

Bons relacionamentos e confiança são os lubrificantes de uma carreira de sucesso e de uma vida completa. Felizmente, existem várias coisas que você pode fazer para fortalecer seus relacionamentos interpessoais. A seguir, leia mais e aprenda como!

Quais são os pontos fortes e fracos dos seus relacionamentos?

Ao planejar o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, primeiro faça um inventário dos seus pontos fortes e os pontos que precisam de atenção. As principais habilidades de relacionamento interpessoal incluem:

  • Capacidade de escutar efetivamente.
  • Saber discordar sem discutir.
  • Oferecer críticas construtivas sem constrangimentos ou ofensas.
  • Saber como negociar.

No momento de levantar seu “inventário de pontos fortes e fracos” lembre-se de considerar quaisquer outras habilidades comportamentais e interpessoais que afetam seus relacionamentos com pessoas dentro ou fora da empresa, incluindo clientes, fornecedores ou colegas de trabalho.

Afinal, como fortalecer seus relacionamentos interpessoais?

Após identificar seus pontos fortes e fracos, existem dois pilares básicos que você precisa garantir que possui para construir, com consistência, relacionamentos duradouros dentro e fora de uma organização:

  • Profissionalismo
    Independentemente do que for fazer, projete sempre uma imagem de honestidade, confiança e integridade que fomente a credibilidade.
  • Valores
    Estabeleça um código pessoal de ética que esteja alinhado com as crenças organizacionais da sua empresa.

Três passos que levam ao fortalecimento de seus relacionamentos interpessoais:

1. O primeiro passo, é descobrir a si mesmo. Ou seja, se conhecer, observar as próprias limitações e dificuldades de interagir com o outro (com outras pessoas). Como explicamos no tópico anterior, é importante conhecer suas qualidades individuais e os pontos que podem ser melhorados nos seus relacionamentos. Comece compreendendo a importância de ouvir e interagir com os demais, esse é um ponto critico, pois o compartilhamento de ideias amplia seu campo de visão nas relações.

2. Em segundo lugar, as pessoas com quem você se relaciona devem respeitá-lo profissionalmente – eles devem olhar com admiração sobre como você faz o seu trabalho. Especificamente, você é competente? Você é profissional? Você está entre os melhores no que faz? Para isso, existe apenas um caminho: trabalhar duro para merecer o reconhecimento. E de alguma forma, obviamente, as pessoas com quem você se relaciona devem gostar de você, não é possível ir muito longe em qualquer relacionamento sem esse pré-requisito básico.

3. Terceiro, as pessoas com quem você se relaciona precisam admirar sua “pessoa”, e não apenas quem você é no trabalho. Com o passar do tempo, à medida que você conhece as pessoas melhor, outros aspectos da vida tornam-se parte da conversa. Não se esqueça dos encontros pessoais! Que a tecnologia facilita e agiliza os relacionamentos interpessoais, isso não se pode negar. Mas não se engane: ela não é a melhor forma de criar um laço com alguém. Quando se quer fortalecer um relacionamento, nada substitui a boa e velha conversa face a face, um bom almoço ou um encontro para tomar um café.

Desenvolva suas habilidades interpessoais com treinamento

Ganhe mais influência no local de trabalho com o  treinamento certo. Um bom treinamento levará você ao estágio final do domínio de suas interações pessoais. Saiba que existem cursos específicos para fortalecer sua capacidade de se relacionar com outras pessoas.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Um bom treinamento ajudará você a dominar as habilidades de comunicação necessárias no ambiente de negócios exigente como é o de hoje. Os treinamentos de habilidades interpessoais estão entre os cursos mais procurados pelas pessoas que desejam sucesso real em seus negócios.

O que cobre um curso típico de treinamento em habilidades interpessoais?

Os cursos de treinamento de habilidades interpessoais ensinam como desenvolver relações de trabalho positivas com colegas, clientes e gestores. Ao longo deste tipo de treinamento, você aprenderá o valor de saber ouvir e as barreiras à boa audição, como as pessoas dão sentido ao mundo, como fazer o mapeamento dos relacionamentos, como fazer a análise transacional para solução de problemas, os tipos de influência que existem,  como agir em diversas situações reais e o que torna o uma relação bem sucedida.

Entre outras coisas, um bom treinamento é capaz de ajudá-lo a desenvolver uma atitude diferenciada frente ao estresse e sobre como lidar com as condições de mudanças rápidas, transmitindo confiança e entusiasmo para as pessoas que interagem com você no âmbito profissional e até mesmo pessoal.

Ao participar de um treinamento focado em melhorar suas habilidades de relacionamento interpessoal, você conhecerá estratégias sobre como influenciar outras pessoas a aceitar suas ideias com mais facilidade, como encontrar soluções para problemas em suas relações de trabalho, ajudar e motivar as pessoas a mudarem seu comportamento e criar um relacionamento de trabalho com pessoas indiferentemente dos níveis hierárquicos. Os outros benefícios de tais cursos incluem superar o comportamento resistente dos colegas e se comunicar de uma forma que as pessoas possam ouvir e aderir facilmente ao que você está dizendo.

Muito do que contribui para o sucesso das empresas é à base do relacionamento interpessoal. A construção de relacionamentos desempenha o papel de criar um ambiente de trabalho adequado, no qual gerentes e colaboradores podem trabalhar de forma cooperativa e resolver conflitos com facilidade. Além disso, as pessoas que participam desses cursos aprendem como obter melhores negociações e lidar com a insatisfação de clientes e das outras pessoas de forma geral.

Seu caminho para melhorar as habilidades com pessoas

Dale Carnegie era um mestre nas habilidades pessoais e nossos cursos são especificamente projetados para moldar indivíduos e equipes em profissionais capazes, altamente qualificados em seus relacionamentos interpessoais.

Nosso curso de Habilidades com Pessoas foi desenvolvido especificamente para transmitir o aprendizado e as práticas de Dale Carnegie direto para você e para sua vida. Você aprenderá rapidamente a colocar em prática suas novas habilidades, fazer novos amigos, contatos de negócios e melhores relações em todos os momentos da sua carreira. Para saber mais, fale conosco!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas