Inovação e empreendedorismo andam de mãos dadas. Se uma empresa não se posiciona ― e se firma ― como um negócio que se transforma e acompanha tendências, é possível que logo faça parte da estatística que relata que 1 em 4 empresas que fecham as portas antes de completarem dois anos.

A causa mortis de tantas empresas, segundo o Sebrae, tem a ver com a idade dos empreendedores: 44,7 anos, em média. Para a maioria deles, a internet ainda é um território não explorado e que causa alguns temores por sair do convencional, daquilo que já testaram e aprovaram.

Com base nesses dados, fica fácil concluir que um empreendedor inovador é fundamental para a sobrevivência do negócio. E, se você chegou até este artigo, continue a leitura para descobrir quais características naturais ligadas à inovação você possui e, claro, aprender a desenvolver esse perfil tão necessário para o sucesso de qualquer empresa.

Afinal, o que é ser inovador?

Não importa qual o seu nicho de mercado, se você quer empreender, precisa inovar. Mais que apenas criar novas soluções para o mercado de atuação, a inovação é muito vista em resoluções do dia a dia, no melhoramento de processos, especialmente, na resolução de problemas.

Ser inovador nada mais é que estar aberto à transformação e reinvenção. Muitas pessoas ainda se pegam presas a conceitos e métodos e esquecem que o mercado e o consumo estão em constante evolução, logo, o negócio precisa acompanhar essas mudanças. Caso contrário, a obsolescência do negócio pode bater à porta quando menos se espera.

5 características de um empreendedor inovador: quais você possui?

Algumas pessoas são naturalmente inovadoras. A sua forma de ver o mundo é mais analítica e têm uma facilidade maior em reconhecer ― e antecipar ― os problemas. Entre elas, algumas características podem ser facilmente reconhecidas. Veja algumas que listamos e confira se você é naturalmente inovador.

1. Você tem coragem

Ter coragem não significa não ter medo. Significa reconhecer o temor e seguir em frente apesar dele. Empreendedores inovadores, possivelmente, têm alguns fracassos no currículo, mas o diferencial dele é seguir em frente. Quem tem inteligência emocional vai saber transformar o medo em uma mola propulsora para o sucesso!

“Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”

Dale Carnegie

2. Você procura padrões

Parece estranho falar em inovação e padronização na mesma frase? Se engana quem pensa que inovadores têm uma mente que está sempre no “mundo da lua”, buscando incansavelmente pela próxima ideia. A criação, assim como  a inovação, tem muito mais a ver com análise do que você imagina.

Pessoas inovadoras perseguem padrões. Onde outras pessoas enxergam dados e números aleatórios, elas conseguem enxergar as similaridades entre eles, podendo, assim, encontrar uma solução que ainda não havia sido pensada.

3. Está sempre atualizado

Essa é uma das características encontradas também em grandes líderes e é latente em quem é naturalmente inovador. A curiosidade, a vontade de saber sempre mais, conhecer novas referências para construir um bom repertório é fundamental para se chegar à conclusões que ainda não haviam sido imaginadas.

4. É um “preguiçoso eficiente”

Dê uma tarefa a um empreendedor inovador e ele buscará a forma mais fácil de executá-la. A inovação aqui se encontra na busca por atalhos que simplifiquem a tarefa e essa otimização do tempo, sem dúvidas, é uma virtude das pessoas inovadoras.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

O que para muitos pode parecer preguiça, para Bill Gates é um traço de inteligência:

“Eu escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho duro. Porque uma pessoa preguiçosa irá encontrar uma forma fácil de o fazer.”

Bill Gates

5. Você antecipa problemas

Provavelmente, você já teve aquele colega de trabalho que sempre apontava as falhas dos projetos, percebia os furos nas estratégias e que parecia, às vezes, querer apenas “colocar defeito” nos trabalhos. Se essa pessoa, na verdade, é você, não precisa se preocupar: provavelmente, você era a pessoa mais inovadora presente na sala.

Por quê? Pensar à frente e prever os problemas que podem surgir é uma característica muito clara em pessoas com perfil de um empreendedor inovador. Conseguir ver com antecedência o que pode ser um entrave dá tempo para que o trabalho se aperfeiçoe e seja mais assertivo.

Como ser um empreendedor inovador?

Caso você não tenha identificado em si algumas das características naturais que citamos acima, não tem problema: todas elas podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Agora, aprenda mais sobre como ser um empreendedor inovador com essas dicas.

Mude a sua mentalidade

Inovação deve ser parte da sua forma de encarar o mundo. Uma das formas mais eficazes de conseguir isso é não buscar por aprovação, mas sim por aprendizado. Empreendedores inovadores são encaram seus fracassos como derrota, mas como uma lição. Você vai ver como concentrar sua energia no que o faz crescer com o aprendizado, ao invés de tentar provar o seu valor, vai tornar você muito mais resolutivo e focado.

Adote uma visão sistêmica

Aprenda a observar e analisar o todo, não apenas a sua parte. Conhecer todos os processos pode ajudar você a enxergar soluções para problemas que você nem sabia que tinha (mas que, em algum momento, iriam bater na sua porta).

Estude muito

Tudo que lemos, que assistimos ou que vivenciamos, nas mãos de um empreendedor inovador vira referência e solução. Estude não apenas a sua área de atuação, mas leia sobre outros temas, busque relacioná-los com o seu dia a dia.

A inovação pode ser estimulada com a curiosidade, a inquietação e um espírito empreendedor.

Gostou do nosso conteúdo e quer aprender ainda mais sobre como ser um empreendedor inovador? Conte para nós nos comentários quais características de um empreendedor inovador você tem! E, se quiser conversar melhor e aprimorar sua jornada empreendedora, a equipe da Dale Carnegie está à disposição para ajudar! Entre em contato conosco!

Faça sua inscrição antecipada aqui