Um bom gerente de vendas fará o melhor possível para manter sua equipe motivada e vendendo com entusiasmo, mas até mesmo o melhor gerente de vendas não pode estimulá-lo em cada momento do dia.

Os vendedores de elite assumem a responsabilidade por suas próprias vidas e sabem como continuar vendendo mesmo quando tudo parece dar errado. Você também pode se motivar e atuar com mais entusiasmo, aumentando suas vendas, se assumir uma postura mais estratégica diante dos desafios diários.

E como bem observou Dale Carnegie, “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” O melhor momento para iniciar a mudança positiva será sempre hoje. Por isso, se você deseja uma carreira brilhante, coloque agora essas dicas em prática e atue com mais entusiasmo!

Quatro etapas para desenvolver hábitos otimistas:

      1. Preocupe-se apaixonadamente com algo que faça parte de sua vida cotidiana. O que te inspira, motiva e te faz mais feliz?
      2. Fique animado com o que você está vendendo e compartilhe com entusiasmo sincero. Sinta a alegria e a diferença que você faz, oferecendo valor aos seus clientes.
      3. Aproveite a vida ao máximo e crie um equilíbrio de vida que lhe traga paz e tranquilidade. Alivie o estresse passando tempo na natureza ou através da meditação diária. Veja a vida como uma criança veria. Continue aprendendo, crescendo e aproveitando.

Os ingredientes do otimismo

1. Interesse

O primeiro ingrediente é interesse. Você tem que manter um alto nível de interesse sobre seus produtos, seus entes queridos e novas experiências. As pessoas que perderam o entusiasmo também perderam o interesse. Muitas vezes você os ouve dizendo: “Não estou interessado em fazer isso”. Ou “Não tenho interesse em ir até lá”.

2. Conhecimento

Você precisa ter além de curiosidade e interesse por conhecimento. Entusiasmo e competência nunca duram muito sem conhecimento. Procure aprender algo novo todos os dias! Todas as pessoas bem-sucedidas compartilham uma característica comum: elas estão aprendendo constantemente. Lembre-se de Oprah Winfrey, Bill Gates e Mark Zuckerberg, mesmo a frente de grandes negócios, sempre encontram um jeito de inovar e trazer ao público suas descobertas e aprendizados.

3. Crença

A crença é o quarto ingrediente dessa receita. Você deve acreditar que o que você está fazendo está certo. Acredite em si mesmo e no seu produto ou serviço. Acredite nas mudanças que você pode fazer na vida de outras pessoas – para melhor.

4. Propósito

Você precisa ter propósito dentro de si para gerar entusiasmo. Seu propósito deve transcender a ganhar dinheiro. Você pode pensar que ser rico gera entusiasmo, mas o entusiasmo é ainda mais importante quando você está com pouca ou nenhuma reserva financeira. Ter entusiasmo ajuda você a se manter motivado e focado para a sua subida ao topo e para alcançar as metas que você definiu para si mesmo.

5. Prometa-se uma recompensa

Decida com antecedência como você se recompensará quando atingir um dos seus mini-objetivos principais. Jantar naquele restaurante chique que você ama? Uma tarde no campo de golfe? Uma viagem ao estádio com toda a sua família? Um dia tranquilo para a praia sozinho? Escolha algo que você realmente quer ou sabe que vai gostar, e alcançar seus objetivos será mais doce.

6. Não procrastinar

Adiar as partes desagradáveis ​​do seu trabalho só vai piorá-las. Se há uma tarefa que você realmente teme, faça-a logo de manhã. Não apenas você se sentirá muito melhor quando estiver pronto, mas também não ficará pendurado sobre a cabeça durante todo o dia. Além disso, uma vez que você tenha terminado um trabalho difícil, tudo o mais parecerá mais fácil em comparação.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

7. Lembre se dos seus triunfos

Sempre que você fizer algo extraordinário, seja fechando cinco vendas em um dia ou conversando com o maior cliente do concorrente para comprar de você, anote um resumo do seu sucesso e coloque-o na parede ou na lateral do monitor do seu computador. Quando estiver se sentindo para baixo, examine a lista de seus sucessos passados ​​e lembre-se de que o próximo grande sucesso está próximo.

8. Quebre grandes trabalhos em pequenos pedaços

Escolha mini-metas, essa é a cereja do bolo na receita para trabalhar com entusiasmo todos os dias. Isso pode ser tão simples quanto dividir seu objetivo principal em componentes menores.

Atentar-se com uma nova lista de leads com 50 páginas pode ser bastante assustador. Então, ao invés de pensar “eu tenho que ligar para 600 estranhos agora”, aborde o  trabalho em partes menores. Talvez você faça uma pesquisa rápida sobre os dez primeiros nomes, depois chame-os e mude para uma tarefa não relacionada por alguns minutos.

Você também pode definir metas relacionadas à atividade, como enviar 20 notas de agradecimento toda quinta-feira, por exemplo. O importante é que ao alterar as tarefas regularmente ao longo do dia, você permanecerá entusiasmado e terá muito mais energia para aplicar a cada uma delas.

Afinal, decidir que você terá como meta 500 vendas neste trimestre é algo bom, mas não tem muito o que objetivar no curto prazo. Além disso, ao  definir metas menores e mais rapidamente alcançáveis, você consegue obter a emoção de realização enquanto trabalha  em direção ao seu objetivo final.

Bem, como você percebeu ao longo do texto, o entusiasmo pode lhe dar a energia que você precisa para agir e mover-se em direção aos seus objetivos. Ele motiva todos ao seu redor — sua organização, seus clientes e seus parceiros de negócios.

Entusiasmo muitas vezes pode levá-lo muito além de qualquer talento ou habilidade que você pode estar faltando, porque o entusiasmo é contagiante. Isso mostra que você é curioso e aberto para aprender mais. É uma atitude positiva e sincera fluindo de você. Outros naturalmente gravitam para esse tipo de energia.

Agora que você conhece os passos para se tornar um ótimo vendedor repleto de entusiasmo, é hora de colocar em prática todos esses conhecimentos. E queremos saber de você: quais dessas ideias você achou mais útil? Certifique-se de compartilhar na seção de comentários. E se você deseja aprimorar sua estratégia de vendas, conte com a Dale Carnegie!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas