Então, você quer melhorar suas habilidades de vendas, hein? Ótimo. Estar focado e dedicado a melhorar nas vendas irá atendê-lo bem, não importa em que setor você esteja. Ser capaz de expressar com confiança suas crenças, fornecer apresentações poderosas e ser persuasivo em transmitir sua mensagem são habilidades necessárias em todos os setores.

Começar a se dedicar a entender como melhorar suas habilidades de vendas já é um primeiro passo importante! Não sabe como fazer isso? Bem, nós podemos ajudá-lo. Aqui está uma seleção de dicas focadas para melhorar suas habilidades de vendas. Continue lendo!

1. Como vendedor, os clientes são sua real prioridade

Sabendo que a base das vendas começa com a regra simples, mas poderosa, de que seus clientes são sua primeira e principal prioridade. Embora você tenha que atender às expectativas de seu empregador e gerente de vendas, nunca deixe seu foco enfraquecer. Se você começar todos os dias de trabalho perguntando a si mesmo como pode melhorar o serviço que oferece aos seus clientes, estará no caminho certo para uma carreira longa e bem-sucedida em vendas.

2. Reavalie seu modelo de relacionamento com clientes

Não importa se você acha que construir relacionamentos com seus clientes é antiquado ou não, a verdade é que as pessoas ainda compram de pessoas que gostam e ainda encontram razões para não comprar de pessoas que não gostam.

Se você está procurando melhorar suas habilidades de vendas, comece melhorando suas habilidades de construção de relacionamento. Lembrando que a relação da empresa com o cliente não termina com a efetuação da compra. Ela começa aí! Portanto, garanta que a sua equipe de vendas compreenda essa definição e construa uma relação sólida com os consumidores. Ser cordial, prestativo e atencioso, mesmo após a venda, é fundamental para que a sua empresa crie uma clientela fiel.

Além disso, seja mais empático e escute de verdade seus clientes. Para ser um vendedor melhor será preciso cada vez mais focar em habilidades de vendas não relacionadas à tecnologia – e sim ao comportamento humano. Ou seja, a capacidade de escutar os clientes e ter empatia, colocar-se no lugar dos consumidores, é uma das habilidades de vendas mais importantes para os profissionais dessa área na atualidade, já que essas são capacidades que softwares e robôs não conseguem replicar.

3. Reconheça que talvez você ainda não saiba vender

Nem todo mundo nasce com a capacidade natural de ser um profissional de vendas eficaz. Na verdade, muito poucas pessoas são o mitológico “profissional de vendas natural”. Profissionais de vendas são feitos, esculpidos, treinados e treinados novamente ao longo de meses, anos e até décadas. Para aqueles que são iniciantes em uma carreira em vendas, sua capacidade de aprender o básico sobre como vender estabelecerá as bases para seu sucesso futuro.

4. Arranje tempo para treinar

Esportes e vendas são muito semelhantes. Atletas e profissionais de vendas buscam a emoção da vitória, sofrem com as perdas e precisam treinar todos os dias. Uma oportunidade pode surgir do nada, em qualquer lugar e a qualquer momento. E se você estiver preparado, atualizado, bem treinado e investindo seu tempo para melhorar suas habilidades, estará sempre pronto para transformar uma oportunidade em uma venda.

5. Gestores e líderes de vendas – Foque em qualificadores

Se um determinado vendedor estiver com dificuldades, você precisará descobrir o que está causando o problema antes de tentar resolvê-lo. A melhor maneira de descobrir é estar familiarizado com as métricas da sua equipe. Saiba quantos contatos eles estão fazendo por dia … quantos compromissos estão gerando a partir desses contatos … e quantos desses compromissos resultam em vendas reais.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Também é uma boa ideia ter reuniões individuais regulares com cada vendedor. Estas podem ser breves, assumindo que não há problemas de desempenho gritantes. Tudo o que você precisa é de alguns minutos para tirar sua temperatura emocional e dar a cada vendedor a chance de expor suas queixas.

Treinamento: a chave para conquistar a competência em vendas

Como dissemos no tópico anterior treinar é fundamental. Isso porque aprender algo uma vez é uma maneira maravilhosa de ser bom em algo por um tempo muito curto. Para melhorar suas habilidades de vendas a longo prazo, você precisa de uma dose constante e saudável de treinamento. Quer você receba treinamento do seu empregador, um seminário, livros, a Internet, um mentor ou em uma escola especializada.

O treinamento de vendas é importante e útil para todos os vendedores, não importa o quanto sejam seniores. Há sempre novas maneiras de fazer as coisas e novas ferramentas para dominar. Se você for gestor ou líder de equipe, saiba que é importante que no mínimo, seus vendedores recebam treinamento regular sobre as ofertas de produtos e serviços da sua empresa. Um bom programa de treinamento se baseará nas habilidades básicas de venda e também incluirá treinamentos específicos para empresa, como conhecimento do produto, processos de vendas e qualificação do cliente em potencial.

De forma ideal, um programa de treinamento de vendas é personalizável para os vendedores individualmente, porque eles têm diferentes pontos fortes e fracos. Permitindo que você desenvolva suas competências em vendas do ponto de vista de três âmbitos diferentes: Habilidades Interpessoais, Profissionalismo e Valores. Além de capacitar e trazer conhecimento, um treinamento como esse tem o objetivo de motivar os vendedores e fazê-los notar que a empresa busca oferecer-lhes todos os recursos necessários para atingirem suas metas, inclusive conhecimentos e capacitação.

Reiterando o que dissemos ao longo desse artigo: uma equipe de vendas treinada com foco nos resultados proporciona resultados sustentáveis para sua organização. Em vista disso, você pode continuar acreditando que treinamento é “gasto” ou transformar o conhecimento adquirido com a leitura deste artigo em resultados, proporcionando para sua equipe comercial treinamentos de vendas que levem em consideração os resultados pretendidos por sua organização. E conforme disse Peter Drucker, o grande guru da administração: “Se você acha que treinamento é caro, experimente a ignorância”.

“Se você acha que treinamento é caro, experimente a ignorância”

Afinal, os melhores números em vendas começam com melhores vendedores. Por meio dos treinamentos Dale Carnegie, você vai aprender a gerar mais leads, resultando em maior performance de vendas. Se você quiser saber mais, fale conosco e conheça o Treinamento Dale Carnegie de Vendas!

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais