Encontrar respostas para a pergunta “como aumentar a produtividade?” é um problema comum entre gestores, líderes e colaboradores. Esse questionamento tem estado ainda mais em voga durante a quarentena imposta pela crise do novo coronavírus, uma vez que muito mais gente está trabalhando em regime de home office. E, em casa, as distrações podem ser muitas: a presença constante da família, os sons vindos da rua ou da casa do vizinho, a tentação que é poder dar uma esticadinha no sofá…
Nesse contexto, já é um imenso desafio manter a produtividade do escritório. Aumentá-la, então, parece um sonho distante, não é mesmo? Mas romper com esse pensamento é o primeiro passo para conseguir produzir mais e melhor neste período! Até porque, está comprovado que trabalhar de casa é mais produtivo: um teste realizado pela Universidade de Stanford mostrou que funcionários que fizeram home office tiveram um desempenho 13% melhor que aqueles que seguiram batendo ponto na empresa todos os dias.
Então, por que parece tão difícil render fora do ambiente corporativo? O fato de esse ser um “ambiente estranho”, que o seu cérebro não associa ao trabalho, pode ser uma das explicações. Entretanto, algumas ações novas na rotina podem ajudar nessa adaptação. Se você também quer saber como aumentar a produtividade, continue lendo este artigo que separamos algumas sugestões que podem ajudá-lo.
Afinal, como aumentar a produtividade? Confira 5 sugestões
Diversas pesquisas já foram feitas para determinar o que é e o que não é efetivo para aumentar a produtividade. E, aqui, cabe uma ressalva: nem tudo funciona para todo mundo. A melhor maneira de criar uma rotina produtiva é implementar e testar as sugestões, vendo qual faz sentido para você e qual, definitivamente, não está ajudando.
Abaixo estão 5 sugestões que você pode incorporar no seu trabalho ainda hoje. Confira.
1. Faça uma coisa de cada vez
Esta sugestão, provavelmente, vai acabar com o mito do “colaborador multitarefas”. A primeira coisa que você deve fazer para ser mais produtivo é dedicar-se a uma única tarefa, um grão de areia por vez. Ao desviar a atenção de um trabalho para outra demanda, você causa uma “fragmentação da cognição”. Quando volta para o que estava fazendo, o cérebro precisa recomeçar do zero para retomar a concentração.
Realizar duas tarefas que demandam trabalho intelectual, de maneira simultânea, é fisiologicamente impossível. Isso porque o cérebro usa uma única rede neural para prestar atenção a um tópico, sendo impossível dividi-la. Essa é a conclusão do neurocientista e pesquisador francês Jean-Philippe Lachaux, que dedica seus estudos a desvendar os mecanismos da concentração.
2. Respeite os momentos de pausa
Mais uma vez: não dá para ir contra a sua própria fisiologia. E o fato é que você ― ou melhor, o seu cérebro ― não consegue manter a atenção por mais de 90 minutos ininterruptos. Na década de 50, foi descoberto que nosso sono alterna de profundo para “raso” a cada 1h30. Dez anos depois, foi descoberto que esse padrão também se aplica quando estamos acordados.
Durante o dia, passamos do estado da atenção para a fadiga a cada 90 minutos. Esse é o tempo que o cérebro leva para “gastar” a glicose armazenada, que dá a ele o poder da concentração. Após isso, o corpo nos avisa, por meio do cansaço, que está na hora de dar uma pausa para que a substância seja reposta. O problema é que ignoramos esse pedido e alimentamos ainda mais a dispersão com cafeína ou açúcares.
Então, para ser produtivo, aprenda a descansar! Um estudo realizado pela Universidade de Harvard sugere que cochilar entre 20 ou 30 minutos durante a tarde ajuda a recarregar as baterias e aumentar a produtividade pós-cochilo.
3. Prepare-se para ser produtivo
Ser produtivo é um hábito. Portanto, cabe a você cultivá-lo. Inserir a produtividade na sua vida envolve mudanças, inclusive, na sua rotina de sono. Adora ficar navegando nas redes sociais, já na cama, esperando o sono chegar? Saiba que essa atitude pode estar afetando o seu rendimento durante o dia! Isso porque a luz azul emitida pelos eletrônicos são interpretadas pelo cérebro como luzes diurnas. Assim, ele não produz a melatonina, hormônio fundamental para o adormecimento.
Um estudo britânico realizado com mais de 21.000 colaboradores de diversas empresas trouxe dados alarmantes sobre a influência do sono no desempenho profissional. De acordo com os resultados obtidos, pessoas que dormem menos de 6h por noite têm um rendimento muito inferior (7,4%) se comparado aos que dormem entre 7h e 8h. Também foi constatado que os efeitos da falta de descanso são mais danosos para a produtividade que o consumo de álcool.
Para criar uma rotina de sono saudável, é bom você dormir todos os dias no mesmo horário e se afastar das telas, pelo menos, 1h antes de ir para a cama.
4. Elimine a bagunça
Nada de papéis, embalagens, canecas, canetas, documentos e uma infinidade de outras coisas no local de trabalho! Ao começar o seu dia, elimine tudo que for desnecessário. Além de ocupar espaço na mesa, e na mente, você irá perder muito tempo para encontrar o que realmente precisa. Duvida? Uma pesquisa mostrou que colaboradores norte-americanos perdem, em média, 2,5 dias por ano apenas procurando objetos.
Por outro lado, um item não muito essencial pode ter um lugar cativo na sua mesa: um vaso com uma planta. Um estudo mostra que ter plantas no local de trabalho aumenta a produtividade em 15%, traz mais satisfação e melhora a qualidade de vida.
5. Planeje-se
Não existe produtividade sem planejamento. Antes de começar a trabalhar, elenque suas tarefas do dia e ordene-as por prioridade. E, como dito acima, faça uma de cada vez. Há quem recomende que você comece pela maior ou mais difícil para aproveitar as horas de maior criatividade, logo após o despertar.
O ideal é que você seja realista quanto ao que pode ser realizado no seu tempo disponível. Encher a lista e chegar ao fim do dia com poucos checks pode alimentar a frustração e colocar tudo a perder. Tenha em mente também que, se você está trabalhando remotamente, uma série de fatores podem mexer com o seu planejamento, então, não seja inflexível. Tenha também um espaço reservado para os imprevistos!
E aí, gostou das nossas sugestões de como aumentar a produtividade? Conte nos comentários o que mais atrapalha o seu desempenho e qual sugestões você acredita que funcionará! Caso tenha ficado com alguma dúvida ou quer saber como a Dale Carnegie pode ajudá-lo a se tornar um profissional de excelência, entre em contato conosco.
Es muito indispensável ter um planeamento e ser muito ordenado, um bom descanso ajuda a melhorar sempre el rendimento em el trabalho, também descansar uns 5 minutos depois de 1 hora e media melhora muito mais el rendimento, pero muito não fazemos um bom desenvolvimento porque não fazemos um bom ordenamento em el trabalho cotidiano
Uma grande dificuldade é lidar com a ansiedade relacionada a prazos.. Usar a técnicas como pomodoro + matriz de eisenhower + GTD pode ajudar muito a desenvolver o hábito da produtividade!