Há algumas etapas e movimentos que são críticos e que todo empreendedor deve seguir para levar seus negócios ao próximo nível. Essas etapas são essenciais para fornecer uma visão clara para a criação de um negócio altamente eficaz e lucrativo, e para identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.

Geralmente, os empreendedores já são pessoas inspiradas e altamente motivadas que têm uma noção clara de quem são e o que querem. Seguindo essas etapas, você pode obter a clareza necessária para impulsionar seus negócios na direção certa para obter sucesso a longo prazo.

#1. Mergulhe mais cedo ou mais tarde

Se você está pensando em começar um negócio, mas não chegou a fazê-lo, o que você está esperando? Naturalmente, é importante realizar uma análise de risco e desenvolver um plano de negócios sólido. Mas se você fez toda a sua lição de casa e continua esperando pela “hora certa”, você pode estar perdendo tempo. É fácil dar desculpas a respeito de por que você está adiando seus sonhos – como viajar, comprar uma casa, etc.  Começar um negócio funciona da mesma forma.

Assumir riscos é parte da diversão de viver a vida ao máximo – inclusive começar a empreender. Qualquer um que inicia um negócio é um tomador de risco. Não há garantia de que um negócio irá sobreviver. Mas, dar esse mergulho inicial é o primeiro passo para provar que você tem o que é necessário para viver o seu sonho.

#2. Defina como será o sucesso

O próximo passo é definir como será o verdadeiro sucesso. O sucesso pode ser definido pelo grau de satisfação dos clientes. A empresa está acumulando avaliações de cinco estrelas? A base de clientes está crescendo ou está se expandindo para outros mercados nunca considerados antes? Provavelmente, uma das considerações mais importantes ao definir o sucesso será sua satisfação pessoal. Afinal, como bem disse Dale Carnegie: “Você nunca alcança o sucesso verdadeiro a menos que você goste do que está fazendo.”

#3. Mova-se para fora da sua zona de conforto

Para crescer como indivíduo, você precisa se alongar. Você pode experimentar novos alimentos, mudar sua rotina ou viajar para algum lugar onde nunca esteve. Cada um de nós passa por situações difíceis e tem oportunidades de sair da nossa zona de conforto. Da mesma forma, você precisa estar disposto a deixar sua zona de conforto quando começar um negócio.

#4. Fortaleça suas habilidades de comunicação

Ter boas habilidades de comunicação ajudará você a progredir na vida. Ser capaz de se comunicar ajuda você a fazer conexões, difundir conflitos, vocalizar seus pontos de vista e entender o que os outros têm a dizer.

Se você é um bom comunicador verbal, pode falar bem o suficiente para que as pessoas entendam você na frente de um público (se necessário), assim suas chances de sucesso nos negócios aumentam.  Se você quiser fortalecer suas habilidades de comunicação, pratique.

#5. Mantenha-se fiel às pessoas que ajudaram a chegar onde você está

Pense em todas as pessoas a quem você é fiel em sua vida pessoal. E pense em quão forte esse relacionamento tem que ser para você querer ser leal a eles. Ser leal nos negócios é outra parte vital do crescimento dos negócios. É importante permanecer fiel às pessoas que ajudaram você a chegar onde está, especialmente seus funcionários e clientes. Se você permanecer fiel aos seus clientes e funcionários, a maioria permanecerá fiel a você.

#6. Abrace a possibilidade de falhar

O fracasso é provavelmente uma das palavras menos apreciadas no empreendedorismo. Mas se gastarmos toda a nossa energia ficando autoconscientes e nos fechando quando falhamos em algo na vida, não seremos capazes de nos recuperar, aprender com isso e crescer. Na vida e nos negócios, uma vez que você aprende o que causa o fracasso e aprende a se recuperar, você tem uma receita para o sucesso.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Como nos aconselhou Dale Carnegie, “Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.” Falhas nos negócios podem te abalar um pouco. Mas, em vez de pensar que cada falha vai terminar na falência de pequenas empresas, você pode vê-las como experiências de aprendizado. Toda vez que você falha nos negócios, você tem a oportunidade de mudar sua situação.

#7. Aprenda com os outros

Empreendedores de sucesso muitas vezes trabalhavam para os outros em seu campo de escolha antes de agir por conta própria. Passar alguns anos na indústria sob um excelente mentor fornecerá uma boa plataforma de lançamento. Aprenda com os erros de seus antecessores e faça um brainstorming sobre como melhorar seu modelo de negócio. Encontre alguém disposto a ensinar e pense em começar seu negócio em outro lugar quando sair.

#8. Aprenda como se autopromover

Confiança e um bom discurso de elevador podem levar qualquer passo para o próximo nível. O primeiro marketing que qualquer empresa experimenta vem de seu fundador. Gaste tempo aprendendo como compartilhar sua visão sem parecer “vendedor”. Não tenha medo de pedir a venda, mas lembre-se: o cliente é sempre o foco.

#9. Construa sua “equipe”

Dale Carnegie tem uma citação em seu livro que diz“Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele”. Isso porque mesmo os empresários mais ricos e experientes não podem ser bons em tudo! Todos os empreendedores exigem uma equipe de pessoas em torno deles que complementem suas habilidades.

Lembre-se do que disse Dale Carnegie “A verdadeira habilidade não é apenas contratar a melhor equipe possível para apoiá-lo, é contratar pessoas que compartilham sua visão e paixão.” Ao inspirar e investir em sua equipe, não só eles terão sucesso, mas também o próprio negócio. Encontrar os conjuntos de habilidades e atitudes que sustentam a cultura da marca que você deseja promover fomentará a inovação e aumentará sua reputação.

Seguindo esses movimentos de forma deliberada, o empreendedor abre uma infinidade de oportunidades ao longo do tempo.

Bônus: o livro que todos empreendedores deveriam ler

Esses movimentos fundamentais que citamos ao longo do texto são baseados no trabalho de Dale Carnegie, que em 1936, escreveu o livro essencial para desenvolver negócios bem-sucedidos. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é um guia para uma vida bem-sucedida, e um guia para a arte de vender. Podemos dizer que uma coisa não é tão diferente da outra. A ideia central é sobre como mostrar um interesse sincero em todos ao seu redor, a partir de seus colegas e amigos, até mesmo a pessoa que prepara seu café,  entrega sua pizza e limpa sua casa.

E você, acredita que domina os passos essenciais para empreender com sucesso? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação como empreendedor, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Faça sua inscrição antecipada aqui