A boa notícia é que falar em público é uma habilidade que pode ser aprendida. Como tal, você pode usar as seguintes estratégias para se tornar um melhor orador  e se apresentar melhor.

Quer estejamos falando em uma reunião de equipe ou em uma audiência, todos nós temos que falar em público de vez em quando.

Podemos fazer isso bem ou podemos fazer isso mal, e o resultado afeta fortemente a maneira como as pessoas nos enxergam.

Em suma, ser um bom orador pode melhorar sua reputação, aumentar sua autoconfiança e abrir inúmeras oportunidades na sua carreira.

É por isso que falar em público causa tanta ansiedade e preocupação. Mas não se preocupe, confira a seguir nossa seleção de técnicas sobre como falar em público e comece agora a se apresentar melhor.

1# Planeje adequadamente

Primeiro, certifique-se de planejar sua comunicação adequadamente.  Quando você fizer isso, pense em quão importante é o primeiro parágrafo de um livro; se não te agarrar, provavelmente vai derrubá-lo. O mesmo princípio vale para o seu discurso: desde o início, você precisa intrigar seu público.

Por exemplo, você pode começar com uma estatística, um título ou um fato interessante relacionado ao que está falando e que ressoa com seu público. Você também pode usar a narração de histórias como um abridor poderoso.

Planejamento também ajuda você a pensar nas possíveis dúvidas de seus ouvintes. Isso é especialmente importante para sessões de perguntas e respostas imprevisíveis ou para comunicações de última hora.

Lembre-se de que nem todas as ocasiões em que você precisa falar em público serão agendadas. Você pode fazer bons discursos improvisados somente pelo fato de estar familiarizado com técnicas de apresentação.

2# Prática

Há uma boa razão para dizermos: “A prática leva à perfeição!” Você simplesmente não pode ser um orador confiante e convincente sem prática. Como Dale Carnegie observou sabiamente: “Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha.”

Para praticar, busque oportunidades de falar na frente dos outros. Você também pode se colocar em situações que exijam falar em público, como por meio do treinamento cruzado de um grupo de outro departamento, ou por se voluntariar para falar em reuniões de equipe.

Se você for fazer uma apresentação ou fala preparada, crie-a o mais cedo possível. Quanto mais cedo você montar, mais tempo você terá para praticar.

Pratique isso várias vezes, usando os recursos de que você depende no evento e, ao praticar, ajuste suas palavras até fluírem de forma suave e fácil.

Então, se for o caso, faça uma simulação em frente a uma pequena audiência: isso ajudará você a acalmar seus nervos e a se sentir mais confortável com o material. Seu público também pode fornecer um feedback útil, tanto no seu material quanto no seu desempenho.

3# Envolva-se com seu público

Quando você fala, tente envolver seu público. Isso faz com que você se sinta menos isolado como um orador e mantém todos envolvidos com sua mensagem. Se apropriado, faça perguntas importantes direcionadas a indivíduos ou grupos e incentive as pessoas a participar e fazer perguntas.

Tenha em mente que algumas palavras reduzem seu poder como orador. Por exemplo, pense em como essas frases soam: “Eu só quero acrescentar que acho que podemos atingir esses objetivos” ou “Eu apenas acho que esse plano é bom”. As palavras “apenas” e “eu penso” limitam sua autoridade e convicção. Evite usá-las em excesso.

Outro exemplo semelhante é o uso de “na verdade”, “Na verdade, gostaria de acrescentar que estávamos abaixo do orçamento no último trimestre”. Quando você usa “na verdade”, isso transmite uma sensação de submissão ou mesmo surpresa. Em vez disso, diga quais são as coisas. “Estávamos abaixo do orçamento no último trimestre” é claro e direto.

Além disso, preste atenção em como você está falando. Se você está nervoso, você pode falar rapidamente. Isso aumenta as chances de você tropeçar em suas palavras ou dizer algo que não significa. Force-se a desacelerar respirando profundamente. Não tenha medo de reunir seus pensamentos; pausas são uma parte importante da conversa e fazem você parecer confiante, natural e autêntico.

Banner E-book Dale Carnegie

Finalmente, evite ler palavra por palavra a partir de suas anotações. Em vez disso, faça uma lista de pontos importantes em cartões de sugestões ou, à medida que melhorar em falar em público, tente memorizar o que vai dizer – você ainda pode consultar seus cartões de sugestão quando precisar deles.

4# Preste atenção à linguagem corporal

Se você não sabe, sua linguagem corporal dará ao seu público pistas constantes e sutis sobre o seu estado interior. Se você está nervoso, ou se não acredita no que está dizendo, o público pode saber em breve.

Preste atenção à sua linguagem corporal: fique em pé, respire profundamente, olhe nos olhos das pessoas e sorria. Não se apóie em uma perna ou use gestos que não sejam naturais.

Muitas pessoas preferem falar por trás de um pódio quando fazem apresentações. Enquanto pódios podem ser úteis para a realização de notas, eles colocam uma barreira entre você e o público. Eles também podem se tornar uma “muleta”, dando-lhe um esconderijo das dezenas ou centenas de olhos que estão em você.

Em vez de ficar de pé atrás de um pódio, ande e use gestos para envolver o público. Esse movimento e energia também passarão pela sua voz, tornando-a mais ativa e apaixonada.

5# Pense positivamente

Pensamento positivo pode fazer uma enorme diferença para o sucesso da sua comunicação, porque ajuda você a se sentir mais confiante.

O medo torna muito fácil entrar em um ciclo de conversa interna negativa, especialmente antes de falar, enquanto se auto-sabota. pensamentos como “Eu nunca serei bom nisso!” ou “Eu vou cair de cara no chão!” diminui sua confiança e aumenta as chances de não conseguir o que realmente é capaz.

Use afirmações e visualização para aumentar sua confiança. Isso é especialmente importante antes de sua fala ou apresentação. Visualize uma apresentação bem-sucedida e imagine como se sentirá quando terminar e quando fizer uma diferença positiva para os outros. Use afirmações positivas como “Sou grato por ter a oportunidade de ajudar meu público” ou “Eu vou me sair bem!”

6# Assista gravações de seus discursos

Sempre que possível, grave suas apresentações e discursos. Você pode melhorar drasticamente suas habilidades de conversação observando-se mais tarde e, em seguida, trabalhando para melhorar em áreas que não correram bem.

Enquanto você assiste, observe qualquer sinalização verbal, como “um” ou “como”. Olhe para a sua linguagem corporal: você está balançando, apoiando-se no pódio ou apoiando-se pesadamente em uma perna? Você está olhando para o público? Você sorriu? Você falou claramente em todos os momentos?

Preste atenção aos seus gestos. Eles parecem naturais ou forçados? Certifique-se de que as pessoas possam vê-las, especialmente se você estiver de pé atrás de um pódio.

Por último, veja como você lidou com interrupções, como um espirro ou uma pergunta para a qual você não estava preparado. Seu rosto mostra surpresa, hesitação ou aborrecimento? Se assim for, pratique o gerenciamento de interrupções.

Recapitulando os pontos-chave

É provável que você tenha que falar em público como parte do seu papel. Embora isso possa parecer intimidante, os benefícios de poder falar bem superam quaisquer medos percebidos. Para se tornar um orador melhor, use as seguintes estratégias:

  • Planejamento adequado;
  • Prática;
  • Envolvimento com seu público;
  • Atenção à linguagem corporal;
  • Pensamento positivo;
  • Gravações de seus discursos.

Bem, mesmo que você não precise fazer apresentações regulares perante um grupo de pessoas familiares ou desconhecidas, há muitas situações em que boas habilidades de falar em público podem ajudá-lo a aumentar suas chances de melhorar sua carreira e criar novas oportunidades.

Lembre-se que falar para um público também inclui apresentações e palestras virtuais; por exemplo, ao treinar uma equipe virtual ou ao falar com um grupo de clientes em uma reunião online.

Então, se você gostou de aprender a como se apresentar melhor em público e deseja  se aprofundar nos conhecimentos compartilhados nesse texto e melhorar sua comunicação, conte com a ajuda e experiência da Dale Carnegie, fale conosco.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais