As parcerias estão rapidamente ganhando popularidade, especialmente entre as empresas operadas por conta própria, devido aos benefícios que oferecem. Juntos, vocês podem oferecer uma gama muito maior de serviços e aumentar seus territórios significativamente em comparação com o que você e seu parceiro poderiam ter alcançado independentemente. Há também um escopo para oferecer serviços de valor agregado para seus clientes.

Criar uma forte parceria com outra empresa é uma das formas mais eficazes de expandir sua base de clientes. Além da publicidade direcionada a um novo público, as parcerias estratégicas também permitem que você ofereça mais valor aos seus clientes existentes.

Por exemplo, a  parceria Uber e Spotify, nos EUA, permitiu ao serviço de streaming de música um caminho adicional para alcançar clientes que nunca ouviram falar deles. Isso também deu à Uber algo que nenhuma outra empresa de compartilhamento de caronas pode oferecer aos passageiros — a capacidade de controlar o rádio durante a viagem.

Tais parcerias são igualmente benéficas para empresas de todos os tamanhos, desde que cada parceiro saiba construir, cultivar e tirar o máximo proveito da parceria. Depois de encontrar o seu parceiro, sempre trabalhando em conjunto para construir algo que produza benefício mútuo nos próximos anos. Aprenda neste artigo a como fazer a empresa crescer com alianças de sucesso!

Como avaliar se suas parcerias de negócios vão funcionar?

Não há uma receita para fazer isso, mas você geralmente vai estar procurando por:

  • confiabilidade do seu parceiro em potencial;
  • valores semelhantes;
  • alinhamento de personalidade;
  • trajetórias similares de negócios.

Começando uma aliança de sucesso

Vamos dar uma olhada rápida no que você deve fazer para começar a desenvolver seus negócios com parcerias.

  1. Decida o tipo de parceiro de negócios que você deseja: distribuição, promoção, social ou vários parceiros.
  2. Entenda as vantagens de trabalhar com essas empresas e como elas o ajudarão a crescer.
  3. Esclareça seus objetivos com a parceria e facilite o máximo possível para que seus parceiros de negócios alcancem essas metas.

Trabalhando com parceiros para o crescimento dos negócios

Parabéns! Você iniciou sua empresa, lançou seu produto e agora está pronto para compartilhá-lo com o mundo. No entanto, existe um problema: você não tem tempo, orçamento ou habilidades para colocar seu produto no mercado de maneira eficiente e eficaz.

A solução: parcerias e  alianças nos negócios — elas conectam você a empresas existentes que têm as ferramentas e o público para ajudá-lo a crescer. Essas organizações passaram anos construindo sua reputação. Alinhar-se a eles de maneira inteligente permitirá que você aproveite essa reputação e forneça as ferramentas necessárias para prosperar em um novo mercado.

Comece suas novas parcerias com o pé direito com estes primeiros passos críticos.

Esclareça seus objetivos

Antes que seu parceiro possa ajudá-lo a crescer, ele precisa saber que tipo de crescimento você gostaria de ver. Sem esclarecer seus objetivos, você dificulta que seu parceiro o ajude.

Deixe claro o que você está tentando realizar. Isso orientará seu parceiro para saber como e quando falar sobre seu negócio. Esclareça seus objetivos e mostre ao seu parceiro como eles se encaixam. Quanto melhor você puder fazer isso, melhor ajuda será para o seu crescimento geral.

Torne o trabalho do seu parceiro mais fácil

Assim como você, seu parceiro já está comprometido com seu próprio negócio para desenvolver e fazer crescer. Por isso, a parceria entre vocês não deve ser algo desgastante e complicado. Para ter sucesso, é necessário que ambas as partes facilitem ao máximo os processos e ações envolvidos nesta aliança.

Dê a seus parceiros materiais de marketing que eles possam usar para promover seus produtos. Ofereça demonstrações aos seus clientes para facilitar o fechamento da venda. Não importa o que você faça, torne o trabalho do seu parceiro o mais fácil e direto possível. Isso garantirá que você obtenha a exposição máxima.

Defina expectativas claras

Você deve ter uma forte conexão com o negócio com o qual faz parceria, mas elaborar os detalhes dessa parceria tem que ser mais técnico do que emocional. Definir a estrutura de negócios (parceria ou corporação), o que a parceria deve realizar para cada empresa e o que constitui o domínio de cada parceiro. Isso eliminará a confusão para os líderes, funcionários e clientes de ambas as empresas.

Também ajudará a evitar complicações e discordâncias sobre qual parceiro deve lidar com o quê. Quando você começou sua empresa, o crescimento pode ter significado que cada funcionário assumisse quaisquer funções necessárias para que a empresa tivesse sucesso. Para que sua parceria tenha sucesso, no entanto, você deve dar a cada funcionário e gerente um título específico com responsabilidades claramente definidas.

Considere seu parceiro como parte de sua equipe

Funções claras e bem definidas garantem que não haverá sobreposição de ofertas que possam gerar concorrência entre você e seu parceiro. Tais conflitos são uma razão significativa para que  80% das parcerias comerciais acabem falhando. Pode atrasar temporariamente a parceria, mas ambos irão prosperar se você dedicar algum tempo para integrar-se completamente em suas equipes.

Honestidade e transparência são palavras-chave de boas alianças

Estabelecer uma parceria de sucesso e garantir que ela tenha a capacidade de crescer é essencial, mas não garante que você será bem-sucedido. O sucesso a longo prazo também exige honestidade e transparência de ambos os parceiros. Isso significa manter a comunicação aberta e frequente, bem como a interação pessoal, sempre que possível.

Banner E-book Dale Carnegie

Torne seus pontos fortes e fracos conhecidos de antemão e insista no mesmo nível de honestidade do seu parceiro. Ambas as empresas precisam ser transparentes sobre o que lhes falta e o que elas oferecem antes de decidir se a parceria é uma boa ideia. Você também tem que permanecer transparente para ambos os lados para aproveitar todas as oportunidades e aprender com cada falha. A honestidade é a melhor política ao construir qualquer relacionamento. Você obterá mais da sua parceria de negócios se for uma prioridade.

Faça valer a pena

No final, toda parceria deve beneficiar ambas as partes. Concentre-se em como sua empresa também ajudará no crescimento de seu parceiro. Quanto mais você puder mostrar ao seu parceiro de negócios que está observando o sucesso deles, mais forte será seu relacionamento.

Vantagens de alianças comerciais

Você pode ter uma ideia do tipo de parceria comercial com a qual gostaria de trabalhar, mas quais são as vantagens? Vale a pena seus esforços?

Trabalhar com os parceiros certos pode ter um tremendo impacto no seu crescimento geral. Aqui estão cinco das principais vantagens para encontrar parceiros estratégicos e usá-los para comercializar sua marca.

Acesso mais fácil a novos públicos

As empresas passam anos aumentando o público. Por meio do conteúdo, da publicidade e da geração de leads, as empresas constroem gradualmente uma lista forte de clientes e prospects interessados. Como empresa, você tem uma oportunidade única de explorar esses públicos por meio de parcerias estratégicas.

Ao trabalhar com uma empresa alinhada com o que você vende, você pode alcançar um grupo altamente segmentado de pessoas. Quando seu parceiro promove sua marca, você ganha instantaneamente a confiança do público existente, facilitando o crescimento de sua própria base de prospects e clientes. Em vez de gastar milhares de dólares em publicidade e promoções, você obtém acesso fácil a um público existente, criando sua própria lista.

Alavancar a reputação de outra marca

Existem empresas que são consideradas autoridade e referência em todos os campos de atuação. O que essas empresas recomendam imediatamente vem com influência. As pessoas confiam nessas empresas por causa da reputação que construíram.

Como parceiro estratégico, você pode aproveitar os anos de criação de reputação para aumentar sua imagem de marca. Aproveite a imagem positiva no mercado para criar uma impressão mais forte em clientes novos e potenciais. À medida que o parceiro promove seu produto, serviço ou empresa, sua reputação crescerá naturalmente.

Preencher eventuais lacunas de competência

Você não pode fazer tudo sozinho, isso é um fato. Ao mesmo tempo, você gostaria de saber tudo sobre tudo, para fazer o melhor em cada detalhe, certo? Ao formar parcerias estratégicas, você pode preencher qualquer lacuna de competência, em você e em sua equipe. Isso tira um fardo  do seu negócio. Mais importante, garante que cada tarefa seja implantada da maneira mais eficiente. Você expande mais rápido evitando perder oportunidades. Com esse tipo de parceiro, você sempre tem certeza de que está enviando a mensagem certa para o mercado.

Ser mais competitivo

Todo negócio tem concorrência. É saudável e significa que há demanda. No entanto, para vencer a concorrência e atrair uma fatia maior do mercado, as parcerias podem ajudar.

Parcerias tornam você mais competitivo. Você obtém mais exposição, oferece um produto ou serviço melhor e posiciona sua empresa de maneira mais estratégica no mercado. Não importa há quanto tempo você esteja por perto, as parcerias permitem que você cresça mais rapidamente com uma vantagem competitiva mais forte.

Outro benefício importante é que ambos podem se referir uns aos outros para os clientes. É uma prática comum entre os profissionais de marketing se promoverem mutuamente em suas campanhas de marketing. Essas táticas poupam muito tempo e esforço que normalmente seriam gastos no desenvolvimento de uma nova clientela, liberando assim tempo e recursos limitados para focar no core business.

Obviamente, você precisa ter muito cuidado ao selecionar seu parceiro de negócios. Se escolher o parceiro de negócios certo pode facilmente levá-lo a um crescimento de negócios fenomenal, o emparelhamento com o parceiro errado pode criar problemas graves. Se a parceria for tóxica, você poderá drená-la financeiramente, mentalmente e emocionalmente, soletrando um desastre para o seu negócio.

Parcerias são maneiras incrivelmente eficazes para impulsionar o crescimento de seu negócio. Ao seguir essas diretrizes, é mais provável que você alcance mais pessoas e gere mais valor a sua marca ao mesmo tempo.

Então, gostou das dicas? Coloque em prática e faça sua empresa crescer com alianças de sucesso! Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação como empreendedor e também da sua equipe, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Faça sua inscrição antecipada aqui