Grandes equipes são energizantes, produtivas e entregam resultados inovadores. Em uma equipe engajada, todos entendem como contribuir de maneira a apoiar os resultados do time que vão além do que qualquer indivíduo poderia realizar sozinho.

E como sabemos, produzir mais e melhor é um dos grandes desafios das empresas modernas. Mas o trabalho em equipe não é fácil. Até as melhores equipes, com os colegas mais bem intencionados, podem encontrar problemas que atrapalham suas realizações coletivas.

A boa notícia é que não precisa ir tão longe e nem gastar tanto para ter equipes mais engajadas, motivadas e produtivas. Com algumas medidas simples é possível elevar a produtividade da sua empresa.

Neste artigo, você aprenderá estratégias e técnicas de facilitação para construir grandes equipes e criar dinâmicas de equipe de sucesso. Quer conhecê-las? Então continue lendo o nosso artigo e comprove!

Os três principais comportamentos de equipes altamente colaborativas e engajadas

1. Sinergia

Uma ótima equipe solicita diversas visões e sugestões criativas umas das outras. Eles permitem um debate saudável e vigoroso sobre novas ideias. O resultado é sinergia. O trabalho é feito em um ritmo mais rápido porque as pessoas se sentem valorizadas e engajadas – suas vozes são ouvidas. Mas é o líder quem é responsável por preparar o palco e promover essa cultura.

2. Comunicação aberta

Um grande líder também promove um ambiente onde as pessoas podem conversar abertamente porque é uma cultura confiável.

O feedback é uma via de mão dupla (dada e recebida) e altamente encorajada. Esse líder garantirá que as informações estejam disponíveis e fluindo livremente e sejam muito claras quanto aos objetivos e expectativas, de modo que toda a equipe seja responsável pelos resultados.

Ao compartilhar conhecimento e tomada de decisões com sua equipe, este líder modela a transparência que, com o passar do tempo, gera confiança e moral para que toda a equipe seja igualmente transparente entre si.

3. Segurança e Confiança

Antes da colaboração acontecer, expulse o medo para fora da sala. É quando você começa a ver as ideias florescendo; as pessoas se sentem seguras para colocar livremente todas as suas ideias na mesa sem medo de julgamento.

E mais uma vez, são os líderes que precisam criar espaço para os outros experimentarem e falharem, e quando cometem erros, os membros da equipe sabem que isso faz parte do ambiente de aprendizado.

Treinando equipes colaborativas e engajadas

Os principais comportamentos de equipes colaborativas e engajadas que foram expostos acima podem ser desenvolvidos com treinamento. Isso porque o treinamento é parte importante do desenvolvimento de uma equipe coesa, eficiente e produtiva.

Manter uma equipe bem preparada e capacitada por meio de programas de treinamento e educação corporativa pode fazer toda a diferença para o sucesso das empresas em um mundo corporativo como o atual, marcado por rápidas transformações, pela busca crescente por produtividade e pelo avanço das novas tecnologias.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Uma estratégia consistente de educação ajuda a fortalecer o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes, torna os times afinados com a cultura organizacional e permite às empresas se diferenciarem nos mercados em que atuam.

A educação corporativa contribui ainda para o engajamento e a retenção de talentos, potencializa o desempenho das equipes, além de propiciar um trabalho colaborativo.

Benefícios de um programa de treinamento para equipes:

  • Entenda por que as equipes e o trabalho em equipe são tão importantes para as organizações de hoje;
  • Aprenda a planejar e organizar o sucesso da equipe;
  • Desenvolver habilidades práticas para liderar e motivar os membros da equipe;
  • Construa estratégias para lidar com os desafios da equipe.

Neste contexto, programas de treinamento para construção de equipes engajadas e produtivas devem ser uma das prioridades dentro do planejamento estratégico. De fato, é preciso compreender que os aportes em qualificação não podem ser vistos como despesas adicionais, mas como um investimento corporativo visando garantir a produtividade de todas as equipes.

Entretanto, para que esse investimento seja realmente efetivo, é essencial elaborar um programa abrangente, com base no levantamento das reais necessidades da empresa e das equipes. Alguns aspectos essenciais que devem ser abordados em treinamentos para equipes.

Pilares de um programa de treinamento para equipes

  • Estágios do desenvolvimento da equipe;
  • Disfunções comuns da equipe;
  • Comunicação efetiva entre colaboradores;
  • Estratégias de liderança para equipes
  • Como gerenciar equipes diversas e remotas.

Um bom treinamento pode ser transformador, levando equipes e gestores a um outro patamar de atuação por meio da especialização e da experiência. Por isso, profissionais treinados são capazes de conquistar altos índices de desempenho e de produtividade — consequentemente, são responsáveis pela evolução de indicadores importantes como qualidade das entregas, atendimento aos prazos, satisfação dos clientes, volume de vendas, participação no mercado entre outros.

Por meio da qualificação, é possível formar times mais analíticos e inovadores, capazes de identificar oportunidades de melhoria e encontrar soluções práticas para problemas do dia a dia — como desvios, atrasos, falhas e ineficiências. Na verdade, o conhecimento tem o poder de ampliar os horizontes e de promover olhares mais críticos sobre as rotinas de trabalho. E, assim, surgem novas possibilidades para a otimização de processos e para a redução de custos e desperdícios.

Outro aspecto importante é que colaboradores treinados por meio de um programa de desenvolvimento, são mais motivados e comprometidos com a empresa, pois esse tipo de iniciativa evidencia uma gestão que valoriza indivíduos e equipes, reconhecendo suas competências, ambições, expectativas e talentos. Desta forma, é possível fortalecer o engajamento e a relação de confiança entre líderes e liderados.

Como você percebeu, equipes que não recebem treinamento não crescem intelectualmente tão rápido quanto poderiam e, principalmente no ambiente atual, onde atualmente temos equipes multidisciplinares, o treinamento é muito importante.

Aqui na Dale Carnegie, temos cursos que promovem: Construção de confiança em equipe; habilidades de tomada de risco; habilidades de fortalecer as pessoas e engajar a equipe; melhorar a comunicação entre os colaboradores e conhecimentos sobre como reduzir estresse e melhorar as atitudes da equipe. Para saber mais, fale conosco!

E você, participa ou mantém um programa de treinamentos com a sua equipe? Compartilhe com a gente a sua experiência.

Faça sua inscrição antecipada aqui