A produtividade de uma equipe é quase como a respiração. É vital para manter sua empresa viva e próspera. E quando tudo está indo bem, você provavelmente não pensa muito sobre isso.

Mas quando as coisas ficam difíceis, ou há um grande bloqueio, as operações rapidamente param.

Nem sempre é óbvio o que exatamente mata a produtividade de uma equipe. Mas aqui está tudo o que você precisa saber sobre como melhorar e aumentar a produtividade dos colaboradores de uma equipe. Vamos detalhar como as dicas a seguir podem ajudar os membros de uma equipe a se tornarem mais produtivos e eficientes.

1. Definir e rastrear metas atingíveis

Primeiro, você precisa dar um passo atrás e pensar no que exatamente você quer que sua equipe trabalhe. Defina metas-chave e leve em consideração a capacidade de sua equipe para executá-las. Afinal, como alertou Peter F. Drucker: “Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito”.

Enquanto isso, não esqueça de manter as metas atingíveis. Atribuir um grande projeto mesmo com um prazo razoável pode ser esmagador. Alternativamente, dividir grandes projetos em iterações menores mostra um progresso claro e motiva os colegas de equipe à medida que avançam no produto final.

“Daqui a um ano, você vai desejar ter começado algo hoje.” (Dale Carnegie)

2. Esclarecer papéis e tarefas

O próximo passo é reunir-se com os membros da sua equipe individualmente para comunicar as prioridades e expectativas de seus papéis. Antes de mais nada, descreva as duas ou três principais tarefas de alta prioridade nas quais você deseja que elas se concentrem.

Em seguida, estime o tempo que você espera que seus funcionários dediquem a essas tarefas. Ao mesmo tempo, ajude-os a entender a qualidade do trabalho que você está esperando. Em seguida, certifique-se de explicar o resultado que você está tentando alcançar. E, finalmente, saia do caminho – dê aos seus funcionários a liberdade de trabalhar da melhor maneira possível.

“Use as falhas para construir o sucesso. Desânimo e fracasso são dois dos principais trampolins para o sucesso.” (Dale Carnegie)

3. Dar e receber feedback

Desenvolva uma cultura de confiança em sua equipe, fornecendo feedback construtivo e significativo regularmente. Por exemplo, pergunte sobre os desafios que seus funcionários enfrentam, como você pode ajudá-los a dividir seu tempo com mais eficiência e se eles precisam de mais recursos. Não hesite em usar as seguintes perguntas para facilitar o processo de feedback:

  • Os objetivos estabelecidos ainda são relevantes?
  • Existe algum progresso no trabalho? Se não, por quê? Faça uma pesquisa para descobrir a raiz do problema.
  • A carga de trabalho é alcançável e gerenciável?

“Se você foi bem-sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo por que, e aprenda com a experiência.” (Dale Carnegie)

4. Investir em uma comunicação clara

É verdade no romance e nos negócios: a comunicação é a chave para o sucesso.

Sem uma comunicação eficaz, nos dois sentidos, os relacionamentos terminam e as empresas falham. Os gerentes que efetivamente comunicam expectativas e responsabilidades claras a seus funcionários serão recompensados ​​com uma força de trabalho produtiva e engajada.

Para começar a criar uma cultura de comunicação positiva, inverta o roteiro típico.

Um artigo do CRM Learning postula que 80% de uma conversa relacionada ao trabalho é gasta com os problemas do passado. Isso inclui atribuir culpa. 15% são gastos com o que está acontecendo agora. E a quantidade de tempo gasto discutindo soluções e possibilidades futuras? Um pequeno 5%.

Concentrar-se no futuro – em vez de refazer questões do passado – demonstra seu compromisso de avançar. E isso ajuda você a encontrar soluções positivas.

Isso não significa que você deva ignorar as falhas do passado. Em vez disso, aprenda a abordar situações negativas de maneira positiva e produtiva. Modelar a comunicação positiva e aberta cria um precedente para os membros da equipe em todos os níveis.

“Eis a natureza humana em ação, o culpado culpando todos menos a si mesmo.” (Dale Carnegie)

5. Promover o moral do time

No final, tudo se resume a isso: funcionários felizes e comprometidos trabalham mais, de forma mais inteligente e melhor.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Quando ingredientes como comunicação aberta, foco no autocuidado e autonomia e as necessidades humanas básicas de confiança e respeito são incorporados à cultura da empresa, o resultado é uma melhor produtividade dos funcionários.

Embora a criação de uma cultura empresarial que promova o moral positivo nem sempre seja fácil, o importante é simplesmente começar.

Abra as linhas de comunicação, liberte o microgerenciamento, descubra o que os seus funcionários estão fazendo (e conte a eles sobre isso) e mostre que você se importa.

“Como? Quando? Onde? A resposta é: todas as vezes, em toda parte.” (Dale Carnegie)

6. Medir tudo

Se você não puder medir, não poderá melhorá-lo. Portanto, fique de olho nas métricas importantes para sua equipe. Por exemplo, analise mudanças recentes em produtividade, vendas, renda ou inspecione as taxas de retenção de funcionários mais recentes. Como gerente, você deve estar atento aos resultados diários. E se você não estiver satisfeito com eles, tente utilizar outras táticas para melhorar o desempenho da equipe.

Lembre-se que a produtividade nunca é um acidente. Se você balançar como um pêndulo enquanto tenta melhorar a produtividade de sua equipe, a única coisa que você alcançará é perder tempo. Para aumentar a produtividade no local de trabalho, você precisa monitorar constantemente o fluxo de trabalho de sua empresa, e nunca parar.

“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” (Dale Carnegie)

7. Manter bons relacionamentos

Uma boa equipe precisa de uma boa ligação para trabalhar bem em conjunto. Bons relacionamentos precisam ser mantidos, então a confiança é aumentada. Isso é especialmente importante quando os prazos se aproximam e o nível de estresse da equipe aumenta.

Isso eventualmente leva à total confiança de cada membro da equipe para entregar seu respectivo trabalho, para que cada um possa se concentrar em apenas completar seus próprios trabalhos.

“Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós.”  (Dale Carnegie)

8. Lembrar às pessoas porque seus trabalhos são importantes

Você não precisa gastar milhares de reais para promover esse engajamento. Tudo o que você precisa fazer é se colocar no lugar de seus funcionários e perguntar a si mesmo como você pode melhorar sua cultura de trabalho, para que seja mais propício à produtividade.

Os líderes de equipe devem sempre lembrar seus membros sobre por que seu trabalho é importante. É mais provável que as pessoas fiquem concentradas nas tarefas quando estão convencidas de que os resultados são importantes.

Sob a pressão do tempo e das expectativas, é fácil perder a fé, a confiança e o foco. Constantemente, assegurando-lhes sobre a importância do seu trabalho, bem como suas habilidades e contribuições para o grande objetivo global irá mantê-los motivados.

“Faça um elogio honesto e sincero”.  (Dale Carnegie)

Concluindo…

Produtividade não é apenas focalizar em proficiência notável. Não é tudo sobre a gestão perfeita a cada minuto do dia também. A produtividade é um processo complexo, envolvendo várias disciplinas corporativas. Mas, desde que você leve em consideração as dicas acima, você poderá mudar o desempenho de sua equipe para melhor.

Comece a aumentar a produtividade dos funcionários de sua empresa hoje!  Coloque em algum tempo e esforço nos próximos meses, e você começará a ver a produtividade dos funcionários em ascensão.

Como você cria um ambiente produtivo no trabalho? Você se concentra no engajamento? Compartilhe suas melhores dicas nos comentários abaixo!

Quer mais ideias sobre como melhorar a produtividade no local de trabalho? Conheça os cursos e treinamentos desenvolvidos na Dale Carnegie.

ILA 2019