Nós gastamos muito tempo da nossa vida no trabalho, e com o clima de negócios difícil de hoje há mais desafios e tensões do que nunca. Como podemos criar um ambiente de trabalho mais positivo quando não temos autoridade para fazer mudanças? A realidade é que a atitude que trazemos para o trabalho desempenha um papel importante.

As sugestões abaixo são para influenciar as pessoas ao nosso redor. Nossos colegas, e especialmente nossos gestores, têm um enorme impacto em nossa experiência de trabalho, e uma das melhores maneiras de melhorar sua atitude é modelar o comportamento que queremos ver neles. Se mostrarmos respeito, confiança, paciência e encorajamento, é mais provável que os recebamos em troca. O que mais podemos fazer para influenciar os outros a criar um ambiente de trabalho mais positivo? Experimente estas dicas para criar um ambiente de trabalho mais positivo!

Incentive o compartilhamento de suas ideias

Configure horários específicos durante o dia para abrir a porta do escritório e permitir que as pessoas compartilhem e busquem ideias com você. Incentive os membros de sua equipe, especialmente os funcionários mais tranquilos, pedindo informações diretamente – isso ajudará a cimentar o fato de que a contribuição de todos é importante. Por exemplo, que tal incentivar seus colaboradores a compartilhar suas ideias em reuniões semanais?

Comunicação clara

Uma boa comunicação entre um líder e seus liderados é essencial para um relacionamento de trabalho positivo. Seus liderados precisam entender o que você quer que eles realizem, mas você também precisa ter uma ideia do que eles esperam de você. Deve haver uma quantidade igual de comunicação entre você e eles.

A chave para uma boa comunicação no trabalho é ser clara e direta. Se houver problemas, não os evite e finja que eles não existem. Enfrente-os de frente e deixe claro por que isso é um problema. Especialmente se você está trazendo más notícias, é muito melhor ser direto com suas palavras.

Ouça as ideias de todos

Cada um de seus funcionários está com sua empresa por um motivo. Incentive os funcionários a expressar ideias. Mesmo que a ideia precise de algum trabalho, ainda é importante que todos digam o que ela diz. Isso mostrará que cada membro de sua equipe é valioso e sua contribuição é tão importante quanto a de um colega de trabalho.

Incentive seus funcionários a contribuírem. Isso permite que eles aprendam uns com os outros e também os ajuda a estar atentos a mais ideias para compartilhar com a equipe.

Reconheça o trabalho duro

É uma boa ideia recompensar um funcionário que faz um bom trabalho. Reconhecer os indivíduos que trabalham duro irá encorajá-los a manter o excelente trabalho. Ele também incute a noção de que o trabalho árduo é reconhecido e valorizado e incentiva outros funcionários a lutar pelo mesmo reconhecimento.

As reuniões da equipe são ótimas para reconhecer o trabalho de seus funcionários. Você pode tirar dois minutos de suas reuniões para chamar a atenção para as realizações de seus funcionários. Outras recompensas que são eficientes em termos de custo envolvem permitir que seus funcionários que trabalham duro deixem o trabalho mais cedo ou cheguem mais tarde ou apresentem um prêmio, como um cartão-presente.

A empresa de marketing na Internet WebpageFX tem um “programa de aprendizado contínuo” que recompensa os funcionários por passarem tempo fora do trabalho lendo livros relacionados ao setor, aprendendo código ou participando de seminários. Alguns incentivos criativos que eles oferecem incluem ingressos para jogar Laser tag, assinaturas Netflix, e se você trabalhar duro para isso há vários anos, você pode até ganhar um safari para a África.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Mostre sua confiança

Você conhece aqueles pais que pairam constantemente sobre seus filhos e nunca lhes dão tempo para respirar? Você não quer ser o equivalente no local de trabalho. Seu instinto pode ser o de microgerenciar e garantir que tudo esteja funcionando exatamente como você deseja, mas isso só criará um ambiente negativo para todos os demais funcionários do escritório. Um exemplo real desse tipo de situação: “Certa vez, tive um chefe que leu todos os e-mails que alguém enviou para toda a empresa. Eu enviaria a um colega de trabalho um e-mail particular perguntando sobre os detalhes de um projeto, e o chefe responderia com informações. Todos sentiram como se estivéssemos sendo observados e o moral sofrido”, conta Claire Marshall Crowell, chefe de operação da empresa americana Puckett’s | Grocery & Restaurant.”

Por isso, recue e deixe seus liderados trabalharem com liberdade. Você tem que confiar que eles farão um bom trabalho – afinal, você os contratou por esse motivo. E enquanto você estiver avaliando a qualidade e a produtividade de seus colaboradores, evite uma postura arrogante. Afinal, como bem observou Dale Carnegie: “Os maiores êxitos profissionais devem-se à habilidade para dirigir as pessoas.”

Divirta-se

Seus funcionários estão passando oito horas do dia no escritório. Manter um ambiente profissional é importante – mas isso não significa que seja tedioso. Um empregado mais feliz terá um desempenho muito melhor do que um miserável.

Há muitas maneiras de você ser divertido e profissional. Permita que seus funcionários decorem seus espaços de trabalho para mostrar suas personalidades – até mesmo pequenos concursos para a melhor mesa decorada. Incentive os liderados a fazer pausas durante o dia e eles serão mais felizes e produtivos. Um retiro da equipe pode fazer maravilhas pela moral, desde que você tenha um retiro divertido e produtivo.

Lidere o caminho

Como o responsável, você é o único que define o tom para seus liderados. Se você é mal-humorado e negativo, eles reagirão de acordo. Se você permanecer positivo, seu ambiente de trabalho refletirá isso. Um sorriso é contagiante – e uma careta ainda mais.

Envolva-se em atos de gentileza desinteressados de recompensa

Faça algo gentil para outra pessoa (especialmente alguém que não esperaria isso). Ofereça-se para ajudá-los com alguma coisa, dar-lhes um lanche ou simplesmente perguntar-lhes como foi sua noite ou fim de semana ou sobre algo acontecendo em sua vida.

Seja você é um líder demonstre gentileza e encoraje seus colaboradores. Ouça-os e mantenha a comunicação constante. Depois de criar o ambiente de trabalho positivo, a manutenção torna-se muito mais fácil.

Outras formas de criar um ambiente de trabalho mais positivo:

  • Os humores são muito contagiosos! Aqui vai uma dica sobre como melhorar o seu humor para que seus bons sentimentos possam contagiar os que estão à sua volta. Passe alguns minutos lembrando e visualizando um momento em que você estava realmente se divertindo. Pode ser por causa de algo que você estava fazendo, algum lugar que você estava visitando ou alguém com quem você estava. Saboreie a memória. Tente manter esse sentimento no topo da sua mente com a maior frequência possível ao longo do dia.
  • Encontrar significado e propósito naquilo que fazemos é uma ótima maneira de permanecer positivo. Lembre aos membros de seu time por que seus trabalhos são importantes, reforce o propósito de seus cargos e mostre como eles agregam valor à sua equipe ou organização. Às vezes, o seu “cliente” não é o usuário final dos serviços ou produtos da sua organização, mas pode ser uma pessoa interna que confia no que você faz para que ele possa fazer seu trabalho.

E então, gostou do texto? Quais dicas você adicionaria? Compartilhe conosco nos comentários. E conte com a tradição dos treinamentos da Dale Carnegie para ajudar a transformar seu ambiente de trabalho e suas competências de liderança e motivação.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais