Sobre o Sicredi

O Sistema de Crédito Cooperativo, o Sicredi, é um velho conhecido de milhões de brasileiros. Com quase 120 anos de atuação no mercado, conta com 114 cooperativas de crédito representadas por mais de 1.700 agências em quase todos os estados do país.

O negócio nasceu e cresceu com foco nas pessoas. Ao fazer parte, o associado não se torna apenas um correntista, mas um sócio da instituição, com direito a participar dos lucros obtidos anualmente. Não à toa, o Sicredi se apresenta sob o slogan “Gente que coopera cresce”.

Dividido em regiões, o Sicredi Centro Leste Rio Grande do Sul tem se sobressaído acionalmente com a melhora dos resultados. Para chegar ao destaque, entretanto, muitos desafios foram impostos à nova direção, que assumiu o comando em 2015.

Os desafios encontrados

Ao ser convidado para a Direção Executiva do Sicredi Centro Leste/RS, Gelson Bulegon encontrou um cenário moroso. A cooperativa tinha resultados modestos, muito aquém do que poderia ser alcançado caso houvesse uma mudança significativa na cultura da organização. Foi, então, que uma alteração de rota precisou ser traçada.

A grande pergunta era: por onde começar? Ao mesmo tempo que essa necessidade se mostrava urgente, todas as ações precisavam ser muito bem embasadas. Quando falamos em uma cooperativa de crédito, cada escolha tem impacto direto em quem mais importa: o associado. No caso de Gelson, 211 famílias dependiam de uma decisão acertada.

A resposta que levou a Sicredi a aumentar seus resultados foi: investir em pessoas. A começar pelo próprio Gelson.

O plano de ação

“A fechadura da mudança só abre de dentro para fora”. Essas são as palavras do Gelson ao contar o que foi feito para exponenciar os resultados da Cooperativa. Ele entendeu que para iniciar a transformação, o diretor deveria ser o primeiro a investir nas relações que tanto queria mudar.

Foi quando ele decidiu participar de um dos treinamentos oferecidos pela Dale Carnegie Brasil. Nele, desenvolveu habilidades de relações que foram aplicadas junto aos demais gerentes, diretores e colaboradores. As competências em liderança, depois de desenvolvidas, ajudaram a transformar a cultura do Sicredi Centro Leste/RS e a melhorar a comunicação e as relações entre todos os envolvidos na instituição.

Os resultados

Ao assumir a diretoria, em julho de 2015, o faturamento da região Centro Leste do Rio Grande do Sul era de 4 milhões. Quatro anos depois, também em julho, o resultado chegou a mais de 17 milhões. Como explicar esse crescimento? Segundo o Gelson, “aumento do resultado econômico veio a partir da satisfação das pessoas”.

Dê play no vídeo que preparamos! Você vai conhecer melhor a trajetória do Gelson e entender como a Dale Carnegie foi fundamental na retomada do crescimento do Sicredi Centro Leste/RS.