Nos negócios, é essencialmente importante que você seja capaz de transmitir seu ponto de vista. É provável que todos nós um dia tenhamos que falar em público. Quer em uma apresentação formal, em uma audiência, ou simplesmente ao pedir uma promoção, as competências linguísticas e de comunicação são essenciais para progredir num ambiente profissional.

Mas, para muitas pessoas, falar em público pode ser um momento terrível. Se esse for o seu caso e, ao falar em público, você se sente nervoso, as palmas das suas mãos transpiram, seu estômago se amarra em nós e você sente que definitivamente não quer fazer isso — saiba que esse medo pode estar prejudicando sua vida profissional e pessoal.

O medo de falar em público é muito real. No entanto, existem técnicas para ajudá-lo a superá-lo. Continue lendo se você quiser aprender como…

Pratique e prepare-se muito bem

Nada substitui praticar e se preparar para o seu discurso ou apresentação. Escreva um roteiro dos seus pontos-chave, mas não leia o roteiro palavra por palavra. Prepare-se para o seu discurso tão bem que você possa responder a qualquer pergunta possível lançada para você.

Além disso, organizar com antecedência todos os seus pensamentos e falas, ajudará você a se tornar muito mais relaxado e calmo. Pois, ter pensamentos claros e organizados sobre o que falar, reduz a sua ansiedade e você tende a se concentrar melhor em seu discurso.

Observe-se no espelho

Pratique seu discurso/apresentação diante do espelho como se estivesse falando diretamente com alguém. Se você realmente quer aprender como melhorar as habilidades de falar em público, então…

Preste atenção em:

  • Suas expressões faciais;
  • Seus gestos;
  • Seus movimentos do corpo.

Quando você tem expressões gentis e um comportamento calmo quando fala, você será melhor recebido pelo seu público.

Grave e conheça sua voz

Grave seu discurso em seu telefone ou câmera de vídeo. Registre-se dando a palestra do começo ao fim. Então ouça, assista e faça anotações sobre como você pode melhorar. Algumas pessoas não gostam de ouvir o som da sua voz na fita, por isso é importante que você se acostume com a sua própria voz e estilo de fala.

Trabalhe na sua respiração

Quando você se concentra em sua respiração, sua voz terá mais ressonância e você relaxará. Respire calmamente e concentre-se em entrar em ritmo. Embora este seja um exercício de falar em público, o trabalho respiratório ajudará a reduzir o estresse e a melhorar a clareza em todas as áreas da vida.

Evite falar muito rápido

Falar rápido durante um discurso ou apresentação interfere com seus padrões de respiração. Se você fala muito rápido, você vai respirar menos. Sentir falta de ar o deixará em pânico e mais suscetível ao medo. Pratique a fala tranquila e pausada quando falar e ficará mais calmo e relaxado.

Pague qualquer preço e gaste qualquer quantidade de tempo para falar bem

Decida agora mesmo que você quer aprender a falar e aprender a falar bem. Esteja disposto a pagar qualquer preço e faça o possível para alcançar seu objetivo.

É comum profissionais tecnicamente menos qualificados ultrapassarem seus concorrentes em suas carreiras, apenas superando sua ansiedade de falar. A longo prazo, investir em sua capacidade de se comunicar, eliminando o medo de falar é algo que influenciará em sua carreira.

Banner E-book Dale Carnegie

Medite 5 Minutos por dia

Meditar pode ajudar a clarear a mente de pensamentos negativos. Em um artigo na Forbes, Dan Harris, co-âncora de Nightline e Good Morning America, discutiu sua ansiedade em falar em público e como meditar por 5 minutos por dia o ajudou a erradicar pensamentos negativos de sua mente.

Desenvolva um plano para melhorar seu próximo discurso

A prática leva à perfeição. Se houver um vídeo do seu discurso, assista e faça anotações sobre como você pode aprimorá-lo na próxima vez.

  • De modo geral, como foi?
  • Existem áreas que você acha que poderia ter melhorado?
  • Você parecia rígido ou fez alguma expressão facial estranha?
  • Você usou um PowerPoint na apresentação? Isso ajudou?
  • Você usou “hum” com frequência?
  • Como foi seu ritmo?

Escreva tudo, continue praticando e melhorando. Com o tempo você banirá todos os seus medos de falar em público.

Utilize Pausas Poderosas

A poderosa pausa na fala pode ser a técnica de fala mais importante que você aprenderá. Isso não apenas ajudará você a superar seu medo de falar em público, mas ajudará você a dominar seu controle sobre o impacto emocional de seus discursos.

Pausas do discurso são os silêncios estratégicos durante a fala (são tão poderosas que deveriam ser ilegais!). Na música, toda a beleza está contida nos silêncios entre as notas. Ao falar, o drama e o poder do discurso estão contidos nos silêncios que você cria enquanto se move de um ponto a outro. Esta é uma arte que você pode aprender com a prática.

Quando você falar, tente entrar em ritmo ou fluxo. Mantenha suas frases curtas e diretas e repita os pontos-chave. Uma breve pausa entre os pontos pode adicionar antecipação ao que você vai dizer em seguida.

Existem 4 tipos de pausas de fala que você pode usar para colocar mais poder em suas apresentações.

  • Use a pausa dos sentidos para permitir que as pessoas absorvam as novas informações e o acompanhem.
  • Use a pausa dramática para fazer um ponto ficar na mente do ouvinte.
  • Use uma pausa enfática para enfatizar um ponto importante.
  • Use a pausa para concluir a frase para fazer uma declaração ou citar uma linha na qual todos estejam familiarizados e depois permita que o público responda por você.

Muitos oradores ficam nervosos quando se levantam diante de uma plateia. Como resultado, eles falam mais rápido, com um tom mais alto em suas vozes e sem pausar. Quando você está mais relaxado, fala mais devagar, faz uma pausa regularmente e tem um tom de voz muito melhor.

Praticar pausas e permitir silêncios quando você fala permitirá que você fale com poder em qualquer situação.

E então, superou o medo de falar em público?

Esperamos que sim! Mas talvez essa história ajude um pouco mais. Quando perguntam quais hábitos Warren Buffett cultivou e que ele vê como a base do sucesso, o empresário responde constantemente: “Você precisa ser capaz de se comunicar na vida e é extremamente importante. Se você não consegue se comunicar e conversar com outras pessoas e conhecer suas ideias, está desistindo do seu potencial.”

Mas falar em público nem sempre foi algo fácil para o milionário. No Início de sua carreira, Buffett superou seu medo de falar em público ao se matricular em um curso da Dale Carnegie com outras pessoas que, como ele, estavam com medo até mesmo de se levantar e dizer seus nomes. A boa notícia para você é que se até mesmo Warren Buffett, hoje um dos melhores oradores do mundo dos negócios, já teve medo de falar em público, você também conseguirá superar.

Bem, se você gostou de aprender a como perder o medo de falar em público e, assim como Buffet, deseja aprofundar os conhecimentos compartilhados nesse texto e melhorar sua comunicação com a ajuda e experiência da Dale Carnegie, fale conosco.

Faça sua inscrição antecipada aqui