Uma chave amplamente negligenciada para se tornar excelente em vendas é aumentar sua confiança no processo.

Um erro comum é achar que estão lhe faltando técnicas de vendas, de fechamentos de prospecção etc…, quando normalmente o que está errado é a atitude em relação aos processos da venda.

Na verdade, se você não criar confiança nas vendas, sempre terá dificuldades para vender de maneira eficaz. Pessoas confiantes tendem para o sucesso. Por “confiança”, não estamos nos referindo a algum falso carisma. Mas a uma profunda segurança em sua capacidade de vender e ser bem-sucedido no fechamento.

Isso nem sempre é fácil de encontrar, mas quando desenvolvido corretamente, pode fazer toda a diferença em seus resultados de vendas. E é algo especialmente verdadeiro nas vendas, pois os clientes e possíveis clientes primeiro compram o vendedor antes de comprarem o produto que estamos vendendo, esses clientes confiam mais em um vendedor se estiverem confiantes e bem informados.

Quando você cria confiança nas vendas, você será visto como um especialista que oferece valor real aos clientes. Felizmente, à medida que sua confiança começar a crescer, você começará a vender mais.

Se você ainda não tem confiança, é hora de começar a construir. A seguir, confira como ser mais confiante e melhorar seus resultados em vendas.

1. Pare de esperar pelo momento perfeito para fazer o seu movimento

Vamos lhe contar um pequeno segredo: não há momento perfeito em vendas, nunca. Literalmente nunca.

Vender é como pilotar um avião em um dia de vento forte, mas nas vendas, todo dia é ventoso. Você apenas tem que decolar. Vai ser perfeito? Provavelmente não, mas apenas sair daqui é o que vai levar ao seu sucesso.

As pessoas que esperam pelo momento  perfeito, nas vendas nunca conseguirão, porque esse momento perfeito simplesmente não virá.

Então, se você quer melhorar seus resultados é hora de parar de analisar demais, parar de pesquisar demais, parar de pensar demais e partir para ação com mais confiança.

Apenas tente aproveitar cada momento para vender. Quando começar a fazer isso, você naturalmente criará confiança nas vendas.

E se você cometer erros ao longo do caminho? Tudo bem! Segundo Dale Carnegie, uma boa maneira para você lidar com os erros de maneira produtiva é analisar os próprios erros e criticar a si mesmo, dessa maneira você consegue aprender com os erros e não os cometer novamente. Então, o que está esperando? Faça umaabordagem agora mesmo. Crie esse momento e aumente sua confiança.

2. Foco e construção em áreas de força

Os vendedores confiantes conhecem seus pontos fortes e trabalham para desenvolvê-los. Isso vem de ser autoconsciente, não de ser arrogante.

Ajude cada representante de vendas a identificar uma área na qual eles naturalmente se destacam, e depois os treine para desenvolvê-la ainda mais.

Isso os ajudará a melhorar nessa área, é claro. Mas, ainda mais, ajudará a construir autoconfiança quando se deparar com áreas que eles acham desafiadoras (entregar uma apresentação de vendas, por exemplo).

3. Substitua a energia negativa por influências positivas  

Uma das melhores maneiras de seus vendedores aumentarem confiança nas vendas é cercar-se de pessoas bem-sucedidas e orientadas para objetivos. (E livre-se de quaisquer conversas negativas e pessoas negativas em suas vidas.)

O gerente de vendas deve dar o exemplo sendo positivo e confiante e evitando a negatividade quando possível.

Pessoas positivas e otimistas nos motivam a alcançar. Tente juntar novos representantes de vendas a um mentor que possa ajudá-los a desenvolver suas habilidades e aumentar sua confiança.

4. Aprenda com o sucesso dos outros

Um mentor é ótimo para isso, mas os líderes de vendas devem trabalhar para construir uma cultura na qual os vendedores compartilhem regularmente “conhecimento tribal”.

Quando um membro de sua equipe de vendas obtiver sucesso, reconheça-o e peça que ele apresente sua história de sucesso na próxima reunião de equipe.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Eles terão essa área de especialização e aumentarão seu próprio nível de confiança. Ao mesmo tempo, eles ajudarão os membros de sua equipe a obter o mesmo sucesso.

5. Domine os fundamentos

As pessoas estão mais confiantes quando estão fazendo algo que conhecem bem.

Para os profissionais de vendas, isso significa ficar completamente confortável com o processo de vendas. Eles devem conhecer cada etapa do processo como a palma da mão.

O treinamento efetivo de vendas permite que os vendedores tornem as etapas do processo de vendas um hábito, assim eles não precisam tentar lembrar o que fazer quando estão diante do comprador.

6. Mantenha uma mente aberta

Vendedores bem-sucedidos e confiantes não ficam estagnados e não se contentam com resultados medíocres.

Eles têm uma mentalidade de crescimento e estão constantemente procurando maneiras de melhorar.

Seja através de livros de autoajuda, criando objetivos de longo prazo ou fazendo cursos educacionais, eles mantêm a mente aberta e nunca se contentam com menos do que o melhor.

Muitas vezes, quando saímos de nossas rotinas diárias, podemos ver as coisas sob uma luz diferente. Incentive seus representantes de vendas a se aventurarem, aprenderem e trazerem ideias novas de volta à rotina.

7. Torne-se um especialista no assunto

Para comunicar com confiança os benefícios de sua solução para clientes potenciais e clientes, um vendedor deve ser um especialista em seu produto ou serviço.

Cabe à empresa oferecer treinamento adequado. Mas não é suficiente ser um especialista na solução que sua empresa oferece. Um vendedor confiante e eficaz também será um especialista no negócio de seus clientes, de modo que eles sejam considerados um recurso estratégico – e não apenas um empurrador de produtos.

Incentive os representantes a aprender o máximo possível sobre o segmento que você atende, para que eles se sintam seguros ao convidar os compradores.

8. Aprenda com sucessos e fracassos

Todos nós vamos experimentar sucesso e fracasso. Ambos são uma parte necessária da vida.

É como reagimos e aprendemos com nossos sucessos e fracassos que fazem a maior diferença.

Se você é um líder de vendas, saiba que quando seus representantes falharem em alguma coisa, o mais inteligente é que você treine-os para que eles possam exercer melhor as suas funções em seu benefício. Eles devem aprender com isso e voltar mais fortes do que antes.

Quando eles experimentam uma vitória, devem fazer a mesma coisa. Peça-lhes que examinem o que correu bem e replicem-no no futuro. Afinal, como ensinou Dale Carnegie: “Se você foi bem-sucedido, pergunte a si mesmo porque, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo porque, e aprenda com a experiência”.

Embora uma vitória possa fornecer um aumento no nível de confiança, seus representantes devem aprender a estarem sempre pensando na próxima oportunidade no horizonte.

Conclusão

Quando vendedores estão confiantes, eles podem criar confiança em seus prospects e clientes, e remover quaisquer dúvidas ou medos que possam ter em torno de suas ofertas.

E para qualquer dúvida ou sugestão, não hesite em falar conosco! Afinal, os melhores números em vendas começam com melhores vendedores. Por meio dos treinamentos Dale Carnegie, você vai aprender a desenvolver confiança, demonstrar conhecimento sendo claro e objetivo, superar objeções além de gerar mais leads, resultando em maior performance de vendas. Se você quiser saber mais, fale conosco e conheça o Treinamento Dale Carnegie de Vendas!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas