Um líder é alguém que estabelece uma visão clara e, em seguida, orienta sua equipe para essa visão, capacitando e treinando-os para o sucesso. Os grandes líderes geralmente têm características semelhantes que os tornam tão competentes.

Felizmente, a maioria dessas qualidades podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo do tempo com interesse e dedicação de quem deseja liderar. O que é preciso mais do que qualquer coisa é um compromisso genuíno de realmente querer ser um bom líder.  Uma vez que você tenha esse objetivo em mente,  poderá trabalhar conscientemente na construção dessas habilidades.

Se você se identificou com esse perfil, continue a leitura e aprenda a melhorar sua capacidade de liderança.

As habilidades fundamentais da liderança

Uma pesquisa realizada pela Gallup elucidou que os grandes líderes têm as cinco qualidades a seguir:

  1. Eles motivam os funcionários com uma missão e visão convincentes.
  2. Eles têm a firmeza para gerar resultados.
  3. Eles criam uma cultura de responsabilidade clara.
  4. Eles criam relacionamentos que criam confiança, diálogo aberto e transparência total.
  5. Eles tomam decisões com base na produtividade, não na política.

Já no Projeto Oxygen do Google, um estudo que avaliava a importância dos gerentes intermediários, foi constatado que os grandes líderes demonstravam outras cinco qualidades:

  1. São bons mestres e treinadores, capacitam seus times.
  2. Expressam interesse no sucesso e bem-estar pessoal dos membros da equipe.
  3. São produtivos e orientados para os resultados.
  4. São bons comunicadores.
  5. Têm uma visão clara e estratégica para a equipe.

Tanto a Gallup quanto o Google encontraram essas características fazendo entrevistas e lançando mão de toneladas de dados internos, como pesquisas de funcionários. E o melhor, essas habilidades podem ser treinadas.

5 Lições de Dale Carnegie sobre como ser um líder

O que é importante na liderança é refinar suas habilidades. Todos os grandes líderes continuam trabalhando em seu desenvolvimento continuamente. E por mais de 80 anos, o livro de Dale Carnegie, do escritor e orador norte-americano, ” Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas ” foi devotadamente lido por milhares de pessoas que procuram compreender a arte de liderar.

Selecionamos 5 ensinamentos compartilhados por Dale Carnegie que podem ajudá-lo na missão de liderar com plenitude. Inspire-se!

1. Seja firme, mas não autoritário

Não dê ordens. Esse é um dos principais conselhos de Carnegie para uma boa liderança. O que pode parecer contraditório de início, na verdade, não é. Um líder, claro, precisa delegar funções e tarefas. Mas o que nos é proposto aqui é, ao invés de dar ordens, sugerir e mostrar o caminho.

Por exemplo, fazer perguntas como “o que você acha de colocarmos mais esforço para alcançar esse objetivo?” Essa estratégia estimula a criatividade e a proatividade dos colaboradores de uma equipe. Além disso, dessa forma você conseguirá que a outra pessoa sinta-se satisfeita realizando aquilo que você sugere.

2. Fale bem e ouça melhor ainda

Poucos passos na estrada para o sucesso são tão fáceis e simples como ouvir, mas é surpreendente quanto os líderes realmente se esquecem de fazer algo tão fundamental. “Se você aspira ser um bom conversador, seja um ouvinte atento. Para ser interessante, esteja interessado.” (Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas). “Ouvir mais as outras pessoas” é um grande conselho. Afinal, ninguém aprendeu nada ouvindo a si próprio falar.

Banner E-book Dale Carnegie

3. Avalie, mas não seja arrogante

Um dos principais conselhos de Dale Carnegie sobre uma boa liderança tem a ver com a forma de criticar alguém. Para o autor, a melhor maneira de falar com o outro sobre os defeitos dele é começar falando dos seus.

Ele nos sugere que sejamos humildes e mostremos que nós também cometemos erros no passado. O outro ficará bem mais aberto a receber nosso parecer. Esse é também é um modo de você, como líder, demonstrar maturidade e capacidade de autocrítica — algo que é admirável e inspirador.

4. Descubra novas oportunidades em falhas antigas

Sim, é possível desenvolver seu sucesso a partir das suas falhas. Para todos os líderes, algum tipo de fracasso e rejeição iniciais são quase certos. Aprender e desenvolver a resiliência é o que separa o joio do trigo, separa o “quer ser” do “será”.

Essa atitude em relação ao fracasso como uma oportunidade de aprender, em vez de simplesmente a consequência final de suas ações, foi um tema recorrente em todas as obras de Carnegie e é válida para muitos dos principais líderes de hoje. “A maioria das coisas importantes no mundo foi realizada por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver nenhuma esperança” (Carnegie em Bowden, Telling It Like It is).

5. Aprenda com tudo o que fizer, todos os dias

Quer se trate de novas habilidades, processos mais eficientes ou aprender com erros, a maioria dos líderes bem-sucedidos poderá compartilhar uma série de histórias sobre “o que aprenderam” em uma variedade de situações. “Se você foi bem sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo por que, e aprenda com a experiência”, nos aconselha Carnegie.

Elon Musk passou sua carreira inteira buscando conhecimento e inovando em tudo, desde pagamentos online, até viagens espaciais. Um conselho de ouro dele é: veja o conhecimento como uma espécie de árvore semântica – certifique-se de entender os princípios fundamentais, ou seja, o tronco e os grandes ramos, antes de entrar nas folhas / detalhes. A aprendizagem é a base do sucesso e a base da sua história como líder.

Aqueles que são mais bem sucedidos procuram oportunidades para aprender, esforçando-se constantemente para encontrar novos métodos para alcançar mais e ser mais eficientes no que fazem.

Sobre as coisas que Dale Carnegie julgou como mais importantes para o sucesso, está a ação. Não fique sentado à espera do “momento certo”, preocupando-se com o que pode vir amanhã, dê seu primeiro passo no caminho para ser um líder de sucesso hoje.

“Lembre-se, hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem”.

E se você gostou desse post, que tal começar  a aprimorar suas habilidades de liderança? Conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo nessa missão!

Faça sua inscrição antecipada aqui