A autoconfiança é extremamente importante em quase todos os aspectos de nossas vidas, e muitas pessoas lutam para encontrá-la. Infelizmente, isso pode ser um círculo vicioso: pessoas que não têm autoconfiança podem achar difícil obter sucesso.

Afinal, pessoas confiantes inspiram confiança para os outros: em seu público, seus colegas, seus chefes, seus clientes e seus amigos. E ganhar a confiança dos outros é uma das principais maneiras em que uma pessoa autoconfiante encontra o sucesso.

Todos sabem que a competência é essencial para o sucesso no trabalho, realização profissional e satisfação pessoal. Mas sem autoconfiança, a competência só vai te levar até um certo ponto. E, infelizmente, muitos líderes perfeitamente capazes não têm autoconfiança.

A boa notícia é que a autoconfiança realmente pode ser aprendida e construída. E, quer você esteja trabalhando essa característicaem você ou nos outros, vale a pena o esforço!

Construir autoconfiança não requer uma revisão completa da personalidade. Em vez disso, você pode tomar medidas mais simples para se tornar mais seguro e aumentar essa habilidade. Aqui estão algumas ações importantes que você pode tomar:

1. Afaste-se da sua zona de conforto

A maioria das pessoas reluta em apoiar um projeto que está sendo lançado por alguém que estava nervoso, excessivamente desajeitado e  prolixo. Por outro lado, você pode ser persuadido por alguém que fala claramente, que mantém a cabeça erguida, que responde a perguntas com segurança e que prontamente admite quando não sabe alguma coisa. Que tal ser voluntário para um projeto que ajudará você a desenvolver novas habilidades? Por exemplo, inscreva-se para um trabalho que envolva falar em um evento ou lidar com pessoas e enfrentar seu medo de falar em público.

2. Visualize o que você deseja

Como um primeiro passo para enfrentar um novo desafio. Por exemplo, veja-se na função que você deseja alcançar. Os golfistas são rotineiramente aconselhados a imaginar onde a bola deve viajar como parte de seu swing. Ao imaginar-se no trabalho que você quer, você pode criar essa visão para aqueles que estão ao seu redor também. Dê a si mesmo uma vantagem inicial ao entrar no personagem. Quer ter um papel executivo? Certifique-se de se vestir, falar e agir como um executivo.

3. Avalie suas competências

Anote todas as habilidades que você traz para a mesa agora. Não se esqueça de incluir talentos mais amplos que possam ajudar sua organização a ter sucesso – agora e no futuro. Existe o poder da inteligência conectiva. Combinando a diversidade de pessoas, redes, disciplinas e recursos do mundo, a inteligência conectiva ajuda as empresas a impulsionar resultados de negócios inovadores.

4. Crie seu próprio ambiente

Em vez de seguir em frente quando um local de trabalho não atende às suas necessidades, reformule-o através de suas ações. Trabalhe com sua equipe de uma maneira que pareça verdadeira e honesta, compartilhando suas competências com total confiança. Ao fazer isso, você se identificará dentro de sua organização e começará a atrair pessoas com valores semelhantes para sua equipe. À medida que sua equipe se expande para incluir mais pessoas com sua mentalidade, seu ambiente evoluirá para um onde você deseja trabalhar.

5. Cultive pensamentos positivos

Você é mais corajoso do que você acredita, e mais forte do que parece, e mais inteligente do que pensa. No mesmo espírito, você é mais competente do que imagina. Então aja como se você soubesse tudo! Adotando essa mentalidade irá ajudá-lo a assumir mais riscos e superar qualquer medo de fracasso. Nossa vida é o que nossos pensamentos determinam. Como disse Dale Carnegie: “É verdade. Se você tem pensamentos felizes, será feliz; se pensar em coisas que causam medo, será medroso; se pensar em fracasso, fracassará – com certeza…”

6. Valorize o que você já conquistou

Pense em sua vida até agora e liste as dez melhores coisas que você alcançou em um “Registro de Conquistas”. Talvez você tenha chegado ao topo em um importante teste ou exame, tenha desempenhado um papel importante em uma equipe importante, produzido os melhores números de vendas em um período, feito algo que fez a diferença na vida de outra pessoa ou entregue um projeto que significou muito seu negócio.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Coloque-os em um documento formatado de maneira inteligente, que você pode ver com frequência. E depois passe alguns minutos por semana aproveitando o sucesso que já teve!

7. Seja a mudança que você deseja ver

Depois de tomar as medidas necessárias para criar sua própria confiança, não se esqueça de dar uma ajuda a outra pessoa. Através do peercoaching, você pode fazer parcerias com outras pessoas para criar uma mudança positiva.

Escolha alguém que trabalhe de perto o suficiente para ver você em ação. A cada semana, dê feedback positivo um ao outro sobre os pontos fortes que você exibiu. Recusando-se a aceitar um comportamento autocrítico e ajudando-se mutuamente a apagar os pontos cegos, você pode melhorar a confiança mútua. Melhor ainda, você estará ajudando seus pares a avançar em suas perspectivas, liberando talentos que beneficiarão sua organização.

8. Busque o equilíbrio em suas ações

Autoconfiança é sobre equilíbrio. Em um extremo, temos pessoas com baixa autoconfiança. No outro extremo, temos pessoas que podem estar excessivamente confiantes.

Se você estiver inseguro, evitará correr riscos e se alongar; e você pode não tentar nada. E se você estiver confiante demais, poderá correr muito risco, esticar-se além de suas capacidades e travar mal. Você também pode achar que é tão otimista que não se esforça o bastante para ter sucesso.

Acertar isso é uma questão de ter a quantidade certa de confiança, fundada na realidade e na sua verdadeira capacidade. Com a quantidade certa de autoconfiança, você assumirá riscos bem informados, se alongará (mas não além de suas habilidades) e tentará com afinco.

9. Comprometa-se com seu sucesso!

E então, você está pronto para fortalecer sua autoconfiança e neutralizar seus pontos fracos? E com isso melhorar seus relacionamentos e negócios, andar confortavelmente em uma sala de estranhos e se sentir melhor sobre si mesmo e suas habilidades?

A parte final da preparação para a jornada é fazer uma promessa clara e inequívoca a si mesmo de que você está absolutamente comprometido em melhorar sua autoconfiança, e que fará tudo que for possível para alcançá-la: investir em seu desenvolvimento pessoal, leituras, práticas, treinamentos, voluntariado, tudo o que possa ajudá-lo a ser mais confiante e ter mais sucesso

Autoconfiança é também sobre saber fazer as melhores escolhas no momento certo. Por que não escolher mudar sua vida de maneira mais positiva? Estamos ansiosos para conhecê-lo e apresentá-lo ao nosso time. Fale conosco!

ILA 2019