Construir uma jornada empreendedora é sempre difícil, mas os empreendedores devem permanecer motivados inclusive durante os momentos mais áridos.

Pois, quando você inicia um negócio, não importa quantas vezes enfrente dificuldades e tropece, é importante estar sempre consciente que “falhar” faz parte do processo, é essa consciência que impede você de desistir perante os primeiros obstáculos.

Afinal, como observou Dale Carnegie: “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso”.

Para ajudá-lo em sua missão, destacamos algumas maneiras pelas quais você pode se manter motivado para empreender.

Sem motivação, sem crescimento

Seja uma startup em estágio inicial ou um negócio já consolidado, para qualquer empresa escalar, manter-se motivado é um traço fundamental que seu fundador precisa desenvolver.

Geralmente, a falta de motivação tem grande alcance e pode ter efeitos desastrosos sobre a empresa — os prazos são perdidos, os funcionários começam a ter uma atitude indiferente e, eventualmente, a receita ou o crescimento é afetado. Portanto, um fundador precisa estar mais atento ao humor e motivação próprios.

Se você acabou de começar sua jornada no empreendedorismo, provavelmente está achando difícil estabelecer tarefas e objetivos sem um empregador ou colega apoiando você. Além disso, você também pode achar difícil equilibrar a multiplicidade de tarefas empreendedoras que você tem com sua vida pessoal.

Por outro lado, se você já está nessa aventura há algum tempo, provavelmente entrou em contato com alguns obstáculos na estrada que o deixaram desmotivado.

De qualquer forma, como empreendedor, às vezes, é fácil perder a motivação. A chave é não desistir e encontrar maneiras com as quais você possa se levantar naqueles dias mais longos e mais difíceis.

Definir metas pessoais

Você provavelmente criou sua empresa com objetivos específicos em mente, objetivos que deseja atingir e, é claro, alguns valores fundamentais pelos quais deseja viver. O problema é que muitos que começam seu próprio negócio se esquecem de criar seus próprios objetivos pessoais. É crucial que você anote suas razões para se tornar um empreendedor em primeiro lugar.

Quer seja no seu computador, num pedaço de papel ou no smartphone, tenha-os à mão para ler sempre que sentir que perdeu a motivação. Algumas das razões pelas quais você escolheu se tornar um empreendedor podem ser:

  • Você quer ser seu próprio chefe;
  • Você quer criar seus próprios projetos;
  • Você quer a oportunidade de desenvolver um negócio pelo qual seja apaixonado;
  • Você quer ser capaz de escolher seu salário.

Alavancar histórias empreendedoras triunfantes

Há milhares, senão milhões, de histórias de sucesso sobre empreendedores de todos os tipos que fazem isso no mundo real. Use essas histórias como uma fonte de motivação e, mais importante, aprenda com elas. Se você tem um problema específico que precisa ser superado, veja como os outros o fizeram no passado.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Manter uma rotina saudável

O estresse é inevitável, mas aprender a lidar com isso é crucial. As pessoas muitas vezes esquecem de cuidar de si fisicamente se não estão se sentindo bem emocionalmente. No entanto, o bem-estar físico pode ter um impacto altamente positivo na sua saúde mental, por isso é crucial que você:

  • Mantenha uma dieta saudável;
  • Exercite-se regularmente;
  • Consiga algum tempo para você mesmo (longe do seu trabalho).

Criar uma rotina matinal

Para garantir que você tenha um dia produtivo, é necessário iniciá-lo corretamente. Depois de acordar, tomar banho e tomar o café da manhã, você deve sentar e criar sua lista de metas para o dia. Tente fazer com que três quartos dos seus objetivos sejam relacionados aos negócios e um quarto seja pessoal. Isso ajudará você a se manter focado e organizado.

Alguns exemplos de objetivos de negócios podem ser:

  • Entrando em contato com potenciais investidores;
  • Planejando uma estratégia de mídia social;
  • Escrevendo novo conteúdo para o seu blog.

Exemplos de objetivos pessoais podem ser:

  • Ter uma noite de encontro com seu parceiro;
  • Assistindo a um filme que você gosta;
  • Fazendo exercícios.

Definir lembretes para você

Mesmo com uma lista de metas exibidas na sua frente, é fácil perder o foco. Perder o foco pode levar a um comportamento irritável e a uma perda de motivação, por isso lembre-se de se lembrar. Você pode usar o smartphone para definir alarmes lembrando:

  • Obter determinadas tarefas terminadas por horários específicos;
  • Saia das redes sociais e concentre-se no seu trabalho;
  • Envie e-mails para os acionistas;
  • Publique blogs ou conteúdo de mídia social.

Envolver-se em atividades motivacionais

Você não precisa estar sempre focado apenas no seu trabalho. Ceder em outras atividades que você acha motivacional também pode impulsionar seu sucesso empresarial. Em seu tempo pessoal, você pode assistir a filmes inspiradores, tanto de ficção quanto de documentários, ouvir podcasts motivadores ou até mesmo ouvir música que você acha animadora. Essas atividades podem ser realizadas em casa, enquanto você prepara suas refeições ou durante seu trajeto.

Ter uma boa noite de sono

Muitos acreditam que para a conclusão de tarefas relacionadas a negócios vale a pena perder uma boa noite de sono, mas a verdade é que a falta de sono pode levar a uma falta de concentração e motivação. É fundamental que você tenha uma boa noite de sono para poder realizar suas tarefas empreendedoras. Você notará que, ao atrasar uma tarefa e dormir um pouco, você a concluirá duas vezes mais rápido no dia seguinte.

Definir desafios com seus entes queridos

A melhor forma de motivação que você pode obter é de seus amigos e familiares. Eles podem buscá-lo quando você está se sentindo mal, parabenizá-lo quando atingir seus objetivos desejados e encorajá-lo quando estiver em uma crise. Você também pode se envolver em um pouco de pressão motivacional, desafiando uns aos outros com várias tarefas.

Recompensar-se

Incentive-se recompensando-se por um trabalho bem feito. Independentemente de serem grandes ou pequenas, suas vitórias empresariais são um marco para o sucesso geral do seu empreendimento. Recompensas motivacionais poderiam ser:

  • Jantar em um bom restaurante;
  • Comprando algo que você sempre quis quando alcançou um marco monetário;
  • Umas férias que você sempre quis tirar.

Finalmente…

A chave para se manter motivado como empreendedor é lembrar por que você embarcou em sua jornada em primeiro lugar. Manter-se positivo e usar algumas das ferramentas descritas acima ajudará você a manter sua carga de trabalho e atingir suas metas. Lembre-se, a chave para o seu sucesso está dentro de você, mas sempre busque a sabedoria dos outros para alcançar seu verdadeiro potencial.

E você, acredita que domina os passos essenciais para empreender com sucesso? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação como empreendedor, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Faça sua inscrição antecipada aqui