O desenvolvimento pessoal é tão significativo quanto o desenvolvimento profissional, ou seja, para conseguir o sucesso de forma plena é preciso investir em ambos. O que implica criar um plano para com metas e objetivos e as áreas em que se deseja crescer como pessoa e como profissional.

Isso significa estabelecer metas para desenvolver as áreas de nossas vidas que podem não ser exatamente nossos pontos fortes. Identificamos nossas fraquezas e criamos uma estratégia sobre como podemos nos tornar melhores nessas áreas.

O desenvolvimento pessoal e profissional requer autoconsciência. Isso exige que sejamos honestos sobre onde estamos enquanto avaliamos onde queremos estar em 6 meses, 12 meses, cinco anos, etc. Se não pudermos ver com clareza onde estamos, não conseguiremos chegar onde queremos. Em contrapartida, se identificarmos nossas áreas de oportunidade, poderemos então criar um plano lógico e razoável para alcançar nossos objetivos.

A seguir, destacamos os principais motivos para você começar a investir em uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional:

1 –  Ajudará a sair da zona de conforto

Se há áreas de seu trabalho e de sua vida  que você não gosta ou sente que não está bem, essas são as fraquezas que um plano de desenvolvimento pessoal e profissional pode ajudá-lo a melhorar. Confrontar essas áreas e aprimorá-las pode ajudá-lo a sair da sua zona de conforto de forma preparada e confiante para seus desafios. Isso permite que você experimente o crescimento e melhore suas habilidades.

2 –  Desenvolverá seus pontos fortes

Um plano de desenvolvimento pessoal e profissional não só ajuda você a diminuir suas fraquezas, mas também pode ajudá-lo a desenvolver seus pontos fortes com mais precisão. Ao dedicar um tempo para se concentrar em nutrir e usar mais seus pontos fortes, você deixa de ser bom em algo para ser excelente. Você pode alcançar um grande de crescimento ao focar nas habilidades em que já é bom. Já pensou nisso?

3 – Aumentará sua confiança

Tomar a decisão de melhorar suas habilidades leva você a um passo mais perto de se sentir mais confiante perante seu trabalho e sua vida.  Todos nós precisamos de confiança para ter sucesso em nossas empreitadas. Confiança é necessária para ser o seu melhor e investir em seu desenvolvimento é um caminho para aumentar a sua capacidade de resiliência, fazendo com que você ultrapasse mais rápidos os momentos de pico de estresse, conseguindo decidir e agir com muito mais clareza e assertividade em prol de resultados melhores. Ademais, podemos estar confiantes em uma área específica da nossa vida, mas nunca em tudo ao mesmo tempo. Investir em seu desenvolvimento é importante porque há sempre um setor que pode ser aprimorado.

4 – Aumentará sua autoconsciência

O desenvolvimento pessoal está intimamente ligado à autoconsciência. Dá-lhe a oportunidade de dar uma boa olhada nas áreas da sua vida que precisam de melhorias. Através deste processo, você começa a conhecer quem você realmente é, quais são seus verdadeiros valores e onde gostaria de ir na vida. Depois de passar por esse processo, você melhorará sua autoconsciência e sua satisfação com a experiência.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

5. Fará com que você se concentre nas coisas certas

Investir em seu desenvolvimento, irá ajudar você a extrair o máximo do seu conhecimento técnico, uma vez que terá controle emocional para ultrapassar as barreiras das discordâncias tão comuns em equipes e avançar para conciliar o que você tem de positivo com o que os outros a sua volta têm de positivo, conseguindo unir forças distintas para gerar resultados extraordinários. Quando tentamos lidar com as coisas por conta própria, às vezes podemos nos sentir presos ou não na direção certa. E não é porque não estamos tentando dar o melhor de nós, mas pode haver bloqueios de descobri-lo.

6. Melhorará sua imagem profissional

Você será visto como alguém que toma iniciativa, tem curiosidade para aprender e vontade de melhorar. Embora não deva ser a principal razão pela qual você se dedique ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, muitos dos treinamentos, cursos, aulas, palestras e conferências que você frequentar poderão ser traduzidos em experiências em seu currículo. Lembre-se que um candidato completo tem mais do que experiência técnica em seu setor e destaca-se também por demonstrar perspectiva de desenvolvimento e aprendizados extracurriculares.

7. Atingirá metas mais rapidamente

Investir em si mesmo é tão importante porque, com as ferramentas e os recursos certos, você poderá alcançar seus objetivos mais rapidamente! Isso ocorre porque quando você está tomando decisões e fazendo as coisas de forma aleatória, pode cometer alguns erros ao longo do caminho. Mas, se houver caminhos claros que você possa seguir sem cometer erros que o desviem do seu objetivo, isso ajudará você a alcançar o que deseja com mais rapidez e assertividade. Então, investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional pode ajudá-lo a seguir um caminho mais reto e até mesmo com atalhos.

8. Habilitará você para o sucesso

O desenvolvimento pessoal e profissional permite que você amplie generosamente sua perspectiva da realidade, enxergando oportunidades que antes não via. E quando você consegue visualizar todas as ferramentas disponíveis e onde quer chegar, é possível criar um planejamento consistente. Ao criar metas a pequeno, médio e longo prazo, você organiza sua vida, otimiza seu tempo e realiza seus mais ousados sonhos, além de conseguir expandir seus limites e reforçar pontos fracos. Por isso, investir em você mesmo é um pré-requisito para o sucesso. Afinal, pessoas que sabem usar seus recursos próprios se destacam frente aos outros e, consequentemente, assumem posições de liderança.

Ao embarcar na jornada de desenvolvimento pessoal, tenha em mente os seguintes passos:

Estabeleça os objetivos que você deseja atingir em todas as áreas da sua vida;
Procure os pontos fracos que precisam de melhorias para alcançar esses objetivos;
Identifique as diferentes oportunidades para desenvolver as fraquezas;
Configure seu plano de ação para melhorar os pontos fracos;
Organize o tempo necessário para nutrir suas forças durante o processo;
Registre todos os resultados do seu desenvolvimento;
Avalie seus resultados em relação a suas metas.
Investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional implica um processo contínuo de aprendizado e auto-aperfeiçoamento. Isso lhe dá a oportunidade de avaliar seus pontos fortes e fracos e trabalhar neles. Lembre-se, a busca pelo desenvolvimento pode ajudá-lo em todas as áreas de sua vida e, portanto, é uma jornada pessoal, mas que precisa ser priorizada também no âmbito da carreira.

Os benefícios são que você cresce como pessoa enquanto desenvolve suas habilidades, melhora sua autoconsciência e aumenta sua confiança, consequentemente você também será um profissional melhor. Que tal investir em você? Como uma vez disse Dale Carnegie: “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” Por isso, não deixe para amanhã o que você pode começar agora!

E conte com sempre com o apoio e os treinamentos oferecidos pela Dale Carnegie para ajudá-lo a honrar seu compromisso com seu autodesenvolvimento.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas