Um empreendedor pode ser simplesmente definido como alguém que inicia um negócio; no entanto, a palavra “empreendedor” carrega várias implicações que vão além das noções básicas disseminadas.

Para ser um empreendedor, no sentido mais amplo do termo, uma pessoa deve estar disposta a assumir os riscos associados a empreendimentos comerciais, ter uma visão clara e resiliente da viabilidade de um negócio antes mesmo de ser posto em prática, estar disposta e ser capaz de assumir papéis múltiplos e amplamente variados e de se adaptar e inovar de acordo com novas informações e mudanças de circunstâncias.

E, sim, é possível aprender a empreender, pois muitas das características que tornam um empreendedor de sucesso são traços de personalidade, disciplina e / ou virtudes que podem ser desenvolvidas através da experiência de vida e da prática conscienciosa. Contudo, existem também formas sistemáticas de aprender as competências básicas e os conhecimentos requeridos pelos empreendedores.

Então, essas são instruções para aprender a empreender com mais agilidade:

Preparação mental para aprender a empreender

Antes de tudo, prepare-se mentalmente! Existe uma mentalidade específica que é mais propícia para aprender como ser um empreendedor de sucesso, e alinhar-se com essa maneira de pensar irá fornecer-lhe a base sobre a qual você pode construir sua educação em empreendedorismo.

Desenvolva uma perspectiva positiva quando se trata de erros. Você deve estar preparado para, inevitavelmente, cometer alguns erros ao longo do caminho. Erros são apenas falhas para impedirem que você tente novamente. Erros que servem como lições para aprender são sucessos que o impulsionam adiante. Aceite que você cometerá erros e se comprometa a evitá-los.

Um empreendedor deve ser um líder

As habilidades de liderança são inatas e só podem ser melhoradas com aprendizado e experiência. Deve-se saber que há uma diferença entre aprender uma habilidade e dominá-la. Qualquer um pode aprender uma habilidade, mas dominar depende de muito treino e prática. Neste mundo acelerado, sem dominar uma habilidade, não se pode alcançar grandes alturas e não se pode subir a escada do sucesso. Steve Jobs não chegou a terminar nem mesmo a graduação, mas treinou e desenvolveu habilidades  de liderança que fizeram dele um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo.

Tempo e lugar são determinantes cruciais

Ser um empreendedor de sucesso também depende do lugar e do tempo. O lugar certo e o momento certo podem tornar um empreendedor bem-sucedido. Talvez um empreendedor tenha habilidades e carisma, mas o tempo pode não ser o mais adequado ou talvez o lugar não o deixe prosperar. Iniciar um novo negócio em uma pequena cidade, por exemplo, pode não ser a coisa certa a fazer, pois as pessoas podem não estar abertas a novas idéias.

Empreendedorismo exige talento

O empreendedorismo é uma arte e não uma ciência. É um conjunto de traços inatos que é aperfeiçoado com o tempo através da aprendizagem e da experiência. Nem todo mundo pode ser um bom empreendedor, assim como nem todo mundo pode ser um bom ator. Nada pode transformar um seguidor em líder.

Qual a melhor forma  de aprender a empreender?

Você deve trabalhar para uma grande empresa primeiro, ou ficar o mais longe possível deles? Não é isso que importa, desde que você siga os passos abaixo:

Etapa 1 – Encontre o negócio certo para você

Empreendedorismo é um termo amplo e você pode ser um empreendedor em praticamente qualquer área. No entanto, você terá que escolher um campo para trabalhar e negócios para começar. O empreendedorismo é um trabalho árduo, e geralmente nos dedicamos mais e focamos nossa atenção em algo que nos interessa. Encontre uma área que não seja apenas promissora, mas que seja algo pelo qual você é apaixonado. Afinal, como disse Dale Carnegie: Sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu.

Passo 2 – Determine se você deve obter uma educação

Você não precisa ter nenhum tipo de educação formal para ser um empreendedor, mas isso não significa que você deva ignorar completamente a educação. Se você quer começar uma empresa de tecnologia, a experiência em negócios, programação de computadores e marketing pode ser valiosa. Além disso, algumas indústrias provavelmente exigirão algum tipo de educação, como sua própria contabilidade ou escritório de advocacia.

Banner E-book Dale Carnegie

Etapa 3 – Planeje sua empresa

Antes de começar o seu negócio, você precisa ter um plano de negócios. Um plano de negócios estabelece os objetivos que você tem, bem como sua estratégia para atingir esses objetivos. Este plano é importante para atrair investidores, bem como medir o sucesso de sua empresa.

Etapa 4 – Rede

Embora a rede seja importante em todos os campos, ela pode ser mais importante para os empreendedores. Networking é como você conhece outras pessoas que podem ter habilidades que você pode usar em seu negócio. Você também pode encontrar potenciais investidores através de redes para ajudar a obter o seu modelo de negócio do chão. Sua rede também pode suportar sua empresa quando você abrir, ajudando a enviar novos clientes para você.

Etapa 5 – Venda sua ideia

Os consumidores querem produtos, mas nem sempre sabem qual produto escolher. Seu trabalho como empreendedor é convencer as pessoas de que o que você está vendendo é a melhor opção disponível. Você terá que descobrir o que torna seu produto único e depois vendê-lo com base no valor agregado.

Quais são as características de um empreendedor?

Desenvoltura

Empreendedores identificam oportunidades para desenvolver novos produtos e mercados. Para isso, eles monitoram clientes, concorrentes e tendências tecnológicas.

Criatividade

Uma vez que um empreendedor tenha identificado uma oportunidade, ela é aproveitada. Eles usam um pensamento inovador para melhorar os produtos existentes e desenvolver novos.

Comercialidade

Os empreendedores sabem quanto custa produzir algo e quanto os clientes pagarão por isso. Eles se concentram nas finanças, tornando seus processos de negócios tão eficientes quanto possível.

Liderança

Os empreendedores são apaixonados por sua ideia ou negócio. E eles inspiram suas equipes também, através de excelentes habilidades de comunicação, gerenciamento e liderança.

Não se esqueça que um empreendedor deve ser um líder, e que isso poderá ser desenvolvido através de aprendizado, treino e experiência.

Em suma, os empreendedores que se destacam nunca param de investir na ferramenta de marketing e de negócios mais poderosa, eficaz e que melhor está à sua disposição – eles próprios.

E se você deseja investir mais em você para se tornar um empreendedor de destaque,  se quer aprender como iniciar seu próprio negócio, desenvolver habilidades empreendedoras-chave ou trazer novas ideias e energia para sua organização atual, conte com os treinamentos da Dale Carnegie.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas