Ter uma atitude empreendedora não necessariamente significa que você deve abrir um negócio próprio. É perfeitamente possível ser funcionário de uma companhia e agir como um empreendedor. Ter uma meta clara e saber o que o motiva a acordar e trabalhar todos os dias. Traçar um plano realista, que antecipa desafios e obstáculos — essa é uma receita de sucesso que vale para qualquer carreira.

“Empreendedores não são pessoas extraordinárias”, argumenta Carlos Hilsdorf, economista, pesquisador do Comportamento Humano e escritor. “São pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias.” É um mito que os empreendedores nascem prontos. É preciso desenvolver uma atitude empreendedora ao longo da vida”.

A seguir, entenda o que significa adotar uma atitude empreendedora. E também como pode ser vantajoso para qualquer pessoa que deseja construir um caminho rumo à realização dos seus sonhos.

Afinal, por que adotar uma atitude empreendedora?

Você também pode viver o espírito empreendedor no local de trabalho corporativo – desde que a cultura o permita e não penalize por isso. Embora o local de trabalho tradicional ainda tenha influência sobre a atitude e a mentalidade de um empregado, o empreendedorismo logo se tornará uma necessidade corporativa e uma parte obrigatória da descrição do cargo de um empregado.

E independentemente de você ser um líder em seu próprio negócio ou no mundo corporativo, o local de trabalho do século XXI exige que adotemos uma atitude empreendedora que seja transparente, flexível, confiável e adaptável; e devemos capacitar outras pessoas para fazerem o mesmo.

Quando você aprende e incorpora essa postura, navega em seu trabalho com maior clareza e tenacidade. Você começa a entender como capturar as recompensas associadas a assumir riscos e isso orienta você a tomar melhores decisões.

Aprenda a correr riscos e gerenciar oportunidades

É inconcebível entender o que significa o empreendedorismo até que você tenha financiado e vivido uma jornada de riscos (mesmo que calculados). O empreendedorismo é uma busca destemida para empurrar os limites da sabedoria convencional em direções anteriormente imprevistas e incomuns.

Como nos ensinou Dale Carnegie em Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, livro clássico do empreendedorismo, “Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.”

Basta perguntar a Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg. Eles mostraram que, quando o empreendedorismo se tornar um vício, você pode conseguir grandes coisas. Para eles, desistir não é uma opção – mas a falha é. Sem o risco de fracassar, nunca teriam atingido tão altos níveis de sucesso. Por isso, não existe uma “atitude empreendedora” quando se anula por completo as possibilidades de correr riscos.

Como construir uma atitude empreendedora

Se você está pronto, agir de forma empreendedora é importante prestar atenção nos seguintes pontos:

Identifique seu objetivo  — o primeiro passo para uma jornada de sucesso é identificar seu sonho. Porém, não é o suficiente para chegar ao final. O sonho é apenas combustível para o motor das realizações. E combustível sem motor não irá levá-lo a lugar algum. O motor das nossas realizações é construído por nossas atitudes. Sonhar é importante, mas realizar é fundamental.

Aprenda com os erros (os seus e o dos outros) —  não foque somente no que deu sucesso, entenda o que deu errado e aprenda com isso. Dale Carnegie disse que “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”  Esteja aberto para ver as questões sob todas as perspectivas. Histórias de fracassos são tão ricas em lições quanto as de sucesso.

Tenha certeza do que você quer —  Como nos aconselhou Dale Carnegie “Você nunca alcança o sucesso verdadeiro a menos que você goste do que está fazendo.” Estamos falando de trabalho árduo, pressão, muitas tentativas e muitos erros. Você está preparado pra isso?

Identifique os problemas —  soluções aleatórias não resolvem nada. Você precisa identificar os problemas e criar as soluções para eles. Seja no profissional ou no pessoal gastar energia em processos que não agregam nada só afastam você do objetivo que foi traçado.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Viva o processo — por fim, mas não menos importante, empreendedores de sucesso se entregam ao processo e acham a satisfação em atingir os objetivos. Mas não confunda persistência com teimosia.

10 características que compõem uma atitude empreendedora

Ter atitude empreendedora significa manifestar, se não todos, pelo menos alguns dos dez elementos que destacamos a seguir.

1. Espírito empreendedor: demonstrar um desejo intenso de realização, caracterizado por entusiasmo e automotivação.

2. Visão empreendedora: ter senso de observação, foco em oportunidades e tudo o que permite percebê-las melhor a cada instante.

3. Iniciativa: perceber as oportunidades, e buscar imediatamente os caminhos para viabilizá-las.

4. Planejamento: saber usar informações e conhecimento de qualidade para estabelecer um plano de negócios, estruturado e sustentável, buscando considerar todas as fases do empreendimento e suas necessidades particulares.

5. Disciplina: organização e coerência apropriadas para seguir seu planejamento e atingir suas metas.

6. Perseverança: firmeza e determinação, não se render frente aos obstáculos. Concretizar o que os outros apenas começaram.  E recomeçar quando os outros desistirem.

7. Aprendizagem empreendedora: aprender com paixão, buscando a utilização prática do conhecimento.

8. Atitude inovadora: utilizar a criatividade visando resultados práticos para o negócio. Vê o que os outros veem, mas exercita um olhar questionador. Por isso inova, introduz, modifica, transforma e agrega muito mais valor que os outros.

9. Proatividade: chamar para si a responsabilidade, cria demanda, antecipa-se a necessidade e tendências do mercado.

10. Postura empreendedora: empregar todo seu potencial. Não utilizar uma ou outra característica (ingredientes), mas todas elas  combinadas, de forma conjunta. Transformando ideias em atitudes e sonhos em realidade.

Você acredita que possui atitude empreendedora? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação empreendedora, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais