A motivação para iniciar um negócio é um dos temas mais importantes em pesquisas sobre empreendedorismo porque demonstra o grau de maturidade e desenvolvimento dos empreendedores de um país. Existem dois tipos de empreendedorismo: aquele buscado por necessidade e o motivado por oportunidade.

Empreendedores por necessidade ou oportunidade? A ideia é que os empreendedores possam ser divididos nessas duas categorias de acordo com sua motivação para iniciar uma empresa.

Obviamente, muitas teorias sobre os dois tipos de pessoas, no mundo real, nem sempre é assim tão simples – há poucas coisas tão complexas quanto as verdadeiras motivações de um indivíduo para suas ações – mas, mesmo assim, a distinção merece consideração.

Ficou curioso? Então, continue com a leitura e compreenda melhor os dois conceitos.

Qual sua motivação para empreender?

Como o próprio nome diz, “empreendedor por necessidade” é alguém que se vê sem opções e inicia um empreendimento autônomo a fim de gerar renda para si e sua família. Ao enfrentar dificuldades financeiras e não conseguir colocação no mercado de trabalho, ele enfrenta o mundo dos negócios em busca de estabilidade financeira e realização pessoal.

Diz-se que o empreendedor “baseado em oportunidade” é conduzido por ter identificado algum tipo de lacuna no mercado, ou situação na qual ela pode explorar suas habilidades.

A distinção provavelmente também poderia ser expressa em outros termos, ou pelo menos tem outras diferenças: o primeiro tipo não tem outra opção além do empreendedorismo, enquanto o segundo está fazendo uma escolha definitiva; o primeiro, quase por definição, não tem acesso a capital nem a qualquer habilidade comercial, enquanto o segundo provavelmente tem pelo menos alguns de ambos.

Considerando tudo isso, parece óbvio que o empreendedor baseado em oportunidades tem uma chance muito maior de sucesso em seu empreendimento do que o baseado em necessidades. Mas, curiosamente, não há evidência convincente de que isso seja o caso. Talvez a força motriz muito forte da necessidade real supere a combinação de capital de habilidades de oportunidade.

Empreendedores com perfis diferentes

Assim, empreender por necessidade pode se apresentar de diversas maneiras:

  • Perda do emprego;
  • Diminuição da renda familiar;
  • Dificuldade em recolocar-se no mercado;
  • Pouca experiência empresarial.

Ou seja, diante da necessidade real em conseguir renda para sobreviver, empreendedores desse perfil decidem abrir um novo negócio.

Geralmente, empreendedores por necessidade têm pouca experiência empresarial e, portanto, podem enfrentar mais dificuldades em fazer o negócio crescer e prosperar. Contudo, com estudo e dedicação o sucesso é uma meta plenamente possível.

Já o empreendedor por oportunidade tem um perfil composto pelas seguintes características:

  • Exímio observador;
  • Atento às necessidades e demandas do consumidor atual;
  • Enxerga a lacuna e carência de algum produto/serviço no mercado;
  • Conhecimento prévio sobre o mercado;
  • Reserva financeira;
  • Atitude e ousadia para enfrentar desafios;
  • Pode ter optado por abandonar um emprego formal.

A motivação desse empreendedor é pautada pela identificação de boas oportunidades.Não é uma tarefa simples e, por isso, é possível observar que esse perfil possui um conhecimento prévio — mesmo que não seja aprofundado — sobre o mercado de atuação.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

O que esses dois perfis precisam ter em comum?

Até aqui, você percebeu as diferenças existentes entre os dois perfis de empreendedores. Mas, o que eles precisam ter em comum para vencer as adversidades e conquistar bons resultados no mercado?

Mesmo que a motivação para empreender seja diferente para os dois perfis, ambos devem possuir características e desenvolver habilidades típicas dos empreendedores de sucesso, por exemplo:

  • Persistência;
  • Paciência e resiliência;
  • Vontade de aprender sempre mais;
  • Capacidade para recrutar e reter talentos na empresa;
  • Dinamismo;
  • Capacidade de liderança;
  • Criatividade apurada;
  • Foco e produtividade.

Simplificando, mesmo que você esteja pensando em abrir uma empresa por ter perdido o emprego e não estar conseguindo colocação no mercado de trabalho rapidamente, é possível alcançar bons resultados empreendendo por necessidade

Claro que, obviamente, diante da falta de experiência e conhecimento de mercado, você deverá se esforçar mais, estudar, ler, observar, participar de treinamentos, assistir palestras de empreendedores de sucesso e ir em busca de ajuda para conquistar seu espaço com uma empresa promissora.

De qualquer forma, mesmo o empreendedor por oportunidade, mais experiente, também precisa reunir as mesmas características e jamais abandonar o processo de aprendizagem. Afinal, ainda que se tenha certa noção de mercado, é preciso estar atento às oscilações e apostar em inovação, sempre.

Quais os impactos de cada um desses perfis no mercado?

O Brasil é o país do empreendedorismo. Certamente você já deve ter ouvido falar isso. As razões são simples, apesar de em 2015 o país ter apresentado uma taxa de empreendedorismo de 39% e em 2016 isso retroceder para 36%, ainda temos potencial para o mundo dos negócios.

E não é só isso, não bastasse os altos índices de empreendedorismo no país, o Brasil está entre os cinco países com empreendedores mais determinados. Ou seja, mesmo com toda a crise econômica e todas as dificuldades existentes no mercado interno, nossos empreendedores persistem em alcançar o sucesso.

Depois de conhecer um pouco sobre as características de cada um desses perfis empreendedores, fica fácil entender em que consiste a diferença entre eles.

Cada pessoa tem um estímulo diferente para empreender. O empreendedor por necessidade e oportunidade possui perfis distintos, mas a mesma vontade de se tornar dono do próprio negócio. Resumindo: a grande diferença está no impulso, na motivação para empreender.

No fim, o elemento mais importante de uma receita empreendedora de sucesso é a paixão por empreender. Afinal, como observou Dale Carnegie: “Sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu”.

E você, acredita que empreende por necessidade ou oportunidade? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais. E se você deseja continuar aprimorando sua atuação como empreendedor, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas