Tornar-se um empreendedor é uma das carreiras mais cobiçadas do século. Mas o que faz de alguém um empreendedor de sucesso? Embora alguns empresários digam que nasceram para construir uma empresa, nunca foi tão fácil para qualquer pessoa aprender habilidades empreendedoras que possam impulsioná-las a construir um negócio.

As principais qualidades são características como a criatividade, a capacidade de continuar diante das dificuldades e as habilidades sociais necessárias para construir grandes equipes. Se você quer começar um negócio, é essencial aprender as habilidades específicas que sustentam essas qualidades.

Neste artigo, veremos uma série de formas eficazes de desenvolver habilidades empreendedoras que importam e exploraremos os recursos que você pode usar para desenvolver as características necessárias para o sucesso. Confira!

Reconhecendo quais são as qualidades empreendedoras

Alguns especialistas pensam em empresários como pessoas dispostas a assumir riscos que outras pessoas não estão. Outros os definem como pessoas que iniciam e constroem negócios de sucesso.

Pensando na primeira dessas definições, o empreendedorismo não envolve necessariamente iniciar seu próprio negócio. Muitas pessoas que não trabalham para si são reconhecidas como empreendedores dentro de suas organizações.

Independentemente de como você define um “empreendedor”, uma coisa é certa: tornar-se um empreendedor de sucesso não é fácil.

Então, como uma pessoa aproveita com sucesso uma oportunidade, enquanto outra, igualmente conhecedora, não aproveita? Os empreendedores têm uma composição genética diferente? Ou eles operam de um ponto de vista diferente, que de alguma forma direciona suas decisões para eles?

Embora muitos pesquisadores tenham estudado o assunto, não há respostas definitivas. O que sabemos é que empreendedores de sucesso parecem ter certas características em comum.

Reunimos essas características em quatro categorias:

  • Características pessoais.
  • Habilidades interpessoais.
  • Habilidades de pensamento crítico e criativo.
  • Habilidades práticas.

Examinaremos agora cada categoria com mais detalhes e analisaremos alguns dos questionamentos que você precisará se perguntar se deseja se tornar um empreendedor de sucesso.

Características pessoais

Primeiro, examine suas características, valores e crenças pessoais. Você tem a mentalidade típica dos empreendedores de sucesso?

  • Otimismo: você é um pensador otimista? O otimismo é realmente uma vantagem, e ajudará você a superar os tempos difíceis que muitos empreendedores experimentam antes de encontrar um modelo de negócios que funcione.
  • Visão: você consegue ver facilmente onde as coisas podem ser melhoradas? Você consegue entender rapidamente o “quadro geral” e explicar isso a outras pessoas? E você pode criar uma visão convincente do futuro e depois inspirar outras pessoas?
  • Desejo pelo controle: você gosta de estar no comando e tomar decisões? Você está motivado para liderar outras pessoas?
  • Persistência: você é automotivado e energético? E você está preparado para trabalhar duro, por muito tempo, para realizar seus objetivos?
  • Tolerância ao risco: você é capaz de assumir riscos e tomar decisões quando os fatos são incertos?
  • Resiliência: você se levanta quando as coisas não saem como planejado? E você aprende e cresce com seus erros e fracassos?

Habilidades interpessoais

Como um empreendedor de sucesso, você terá que trabalhar de perto com as pessoas – é aí que é fundamental poder construir ótimos relacionamentos com sua equipe, clientes, fornecedores, acionistas, investidores entre outros com quem se relaciona.

Algumas pessoas são mais talentosas nessa área do que outras, mas, felizmente, você pode aprender e melhorar essas habilidades com treinamentos específicos.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Os tipos de habilidades empreendedoras interpessoais que você precisará aprender são:

  • Liderança e motivação: você pode liderar e motivar os outros seguir você e entregar sua visão? E você é capaz de delegar trabalho para os outros?
  • Habilidades de comunicação: você é competente em todos os tipos de comunicação? Você precisa ser capaz de se comunicar bem para vender sua visão do futuro a investidores, clientes potenciais, membros da equipe, etc.
  • Ouvir: você ouve o que os outros estão lhe dizendo? Sua incapacidade de ouvir pode fazer você falhar como um empreendedor. Certifique-se de que você é capaz de uma escuta empática.
  • Relações pessoais: você é emocionalmente inteligente? Quanto maior o seu autocontrole, mais fácil será para você trabalhar com os outros e vice-versa.
  • Negociação: você é um bom negociador? Você não precisa apenas negociar preços bem-sucedidos, mas também precisa ser capaz de resolver as diferenças entre as pessoas de uma maneira positiva e mutuamente benéfica.
  • Ética: você lida com pessoas com base no respeito, integridade, justiça e veracidade? Você pode liderar eticamente?

Habilidades Críticas e Criativas

Como empreendedor, você também precisa apresentar novas ideias e saber tomar boas decisões sobre oportunidades e projetos potenciais.

Se você acredita que um empreendedor já nasce criativo. Saiba que a criatividade é, na verdade, uma  das habilidades empreendedoras que você pode desenvolver se investir tempo e esforço. Mas, em um primeiro passo, faça uma autoanálise:

  • Pensamento criativo: você é capaz de ver as situações a partir de uma variedade de perspectivas e chegar a ideias originais?
  • Solução de problemas: você é bom em encontrar soluções sólidas para os problemas que está enfrentando?
  • Reconhecimento de oportunidades: você reconhece oportunidades quando elas se apresentam? E você é capaz de criar um plano para aproveitar as oportunidades que você identifica?

Habilidades práticas

Você também precisa reconhecer quais são as habilidades empreendedoras relacionadas aos conhecimentos práticos necessários para produzir bens ou serviços de forma eficaz ao empreender e administrar uma empresa.

Você precisa de conhecimento prático em diversas áreas ao iniciar como empreendedor. Por exemplo:

  • Definição de metas: você define metas regularmente, sabe criar um plano para alcançá-las e depois sabe como executar esse plano?
  • Planejamento e organização: você tem os talentos e habilidades necessárias para atingir seus objetivos? Você consegue coordenar as pessoas para alcançá-las com eficiência e eficácia?
  • Conhecimento administrativo: você tem um bom conhecimento geral das principais áreas funcionais de uma empresa (vendas, marketing, finanças e operações) e é capaz de operar ou gerenciar outras pessoas nessas áreas com um grau razoável de competência?
  • Conhecimento de oportunidade: você entende o mercado em que está tentando entrar e sabe o que precisa fazer para colocar seu produto ou serviço no mercado?

Continue aprendendo, sempre!

Mantenha seu próprio aprendizado e desenvolvimento pessoal ativos. Com acesso tão fácil ao conhecimento e recursos, não há realmente nenhuma desculpa de que você não pode desenvolver seus conhecimentos e técnicas para ter sucesso como empreendedor.

Você também pode aprender com outras pessoas que trabalharam em projetos semelhantes aos que você está pensando ou encontrar um mentor –  Um especialista que já esteve lá antes e está disposto a treiná-lo.

Além disso, envolva-se com outros empreendedores! Seja participando de cursos, treinamentos, eventos empresariais, conferências, seminários ou encontros; Passar tempo com outros empreendedores ajudará você a crescer em suas próprias habilidades empreendedoras. A experiência real multiplicará sua velocidade de aprendizado.

Desenvolva habilidades empreendedoras com quem é pioneiro

Quando falamos de empreender, geralmente estamos falando de algo que está em construção: sejam processos comerciais, prototipação de produtos e serviços ou a formação de equipes.  E o valor de uma boa mentoria é inestimável quando se trata de construir habilidades empreendedoras sólidas.

Em vez de cometer todos os erros, por que não evitá-los ao aprender antecipadamente com especialistas?

Pioneirismo, solidez e representatividade local, nacional e global tornam a Dale Carnegie uma empresa que faz a diferença em todos os lugares onde atua.

O treinamento Dale Carnegie ajudará você a dominar as habilidades empreendedoras necessárias para conquistar o sucesso no ambiente de negócios competitivo de hoje. Fale conosco!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas