É muito importante esse momento em que as mulheres passam a ocupar novos espaços na sociedade de forma mais ampla e mais reconhecida. E o empreendedorismo se coloca como um desses lugares, de conquista, independência e afirmação feminina, principalmente nos últimos anos, em que o número de empresárias tem aumentado no mundo dos negócios.

A seguir, entenda com mais profundidade os motivos que tornam o empreendedorismo feminino um movimento de alta relevância.

Pontos positivos do empreendedorismo feminino

Outro dos seus méritos é o significativo impulso que dá à economia dos países. Aproximadamente dez em meio milhão de mulheres americanas administram seus próprios negócios. Seus esforços representam a criação de cerca de vinte e três milhões de empregos e três trilhões de dólares adicionados à economia dos EUA, por exemplo.

Segundo informações do levantamento mundial Global Entrepreneurship Monitor 2017, em parceria com o Sebrae, mais de metade dos novos empreendimentos abertos no Brasil em 2016 teve mulheres como fundadoras.

Dados também divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, expressam um crescimento de 34% de empreendedoras brasileiras nos últimos 14 anos.

Além disso, as características que as mulheres desenvolvem naturalmente desde a infância até a idade adulta fornecem a base para as habilidades que todos precisamos para liderar empresas e organizações no mais alto nível.

Uma mulher forte entende que o dom, tal como a lógica, a determinação e a força, são tão femininos quanto a intuição e a conexão emocional. Algumas das qualidades naturais que mulheres desenvolvem com mais frequência e que são vitais para o empreendedorismo são:

Mulheres escutam

Definitivamente, as lideranças femininas são excelentes nesse aspecto. Quando alguém fala sobre algo importante, as mulheres estão lá – para dar atenção total. As líderes e empreendedoras femininas querem ouvir o que a outra pessoa tem a dizer.

Mulheres colaboram

As mulheres têm uma paixão genuína por trabalhar com os outros. Elas gostam de compartilhar ideias e encontrar soluções que sejam eficazes para todos os envolvidos no processo.

Mulheres são acessíveis

A acessibilidade não é apenas estar fisicamente disponível, é ter mente e coração abertos, e os psicólogos dizem que as mulheres são mais acessíveis, provavelmente por causa de seu instinto maternal e desejo de prover aos outros.

Mulheres se concentram no crescimento pessoal

As mulheres são leitoras e aprendizes devotas. São mais abertas e interessadas ​​em encontrar maneiras de melhorar continuamente as habilidades pessoais.

Mulheres motivam outras pessoas

As mulheres são teamleaders naturais. Adoram descobrir o que motiva as pessoas a agir e estão sempre entusiasmadas em distribuir palavras de encorajamento, agradecimentos e presentes por trabalhos bem feitos.

O empreendedorismo feminino é diferente?

Muito mais do que o ato de empreender, é importante compreender que o empreendedorismo feminino é como um importante instrumento de transformação social. Muitas pessoas tendem a achar que é apenas uma variação do empreendedorismo geral, e que insistir em colocar o “feminino” junto ao termo é algo desnecessário.

Mas, definitivamente não. Ele é necessário na medida em que vai além do tradicional e se traduz como um movimento importante para dar força e visibilidade a outras questões relacionadas ao universo feminino.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Inclusive, mulheres empreendedoras veem o mundo através de uma lente diferente e, por sua vez, fazem as coisas de uma maneira diferente. Empresas geridas por mulheres estão, cada vez mais, desempenhando um papel ativo na sociedade.

Há muitos exemplos de mulheres de negócios importantes e inspiradoras em vários campos: educação, informática, viagens, alimentação, beleza, mídia de massa, saúde, telecomunicações, propriedade etc. Isso dá um grande impulso ao cenário geral de emprego.

É inquestionável que se uma mulher tem a personalidade, a capacidade de dirigir e a inteligência, ela pode, e deve, se tornar tão bem-sucedida quanto suas contrapartes masculinas.

Conselhos para o empreendedorismo feminino

Independentemente do gênero, qualquer empreendedor lhe dirá que o empreendedorismo de sucesso é uma tarefa desafiadora que requer um profundo comprometimento e quantidades ilimitadas de motivação.

Algo crucial e que é um bom conselho para mulheres empreendedoras é a importância de ter as pessoas certas na sua equipe.

O fato mais importante no mundo dos negócios de hoje é que as pessoas são tudo quando se trata de administrar um negócio de sucesso.

O sucesso é sempre alcançado quando você trabalha em equipe em sua organização, onde cada um tem a propriedade de seu trabalho. O trabalho em equipe é um aspecto crucial de um negócio, pois muitas vezes é necessário que os colegas trabalhem bem juntos, oferecendo o seu melhor em qualquer circunstância.

Vale a pena o esforço extra para encontrar os funcionários certos e os vendedores que acreditam na missão de sua empresa e desejam apaixonadamente contribuir para isso – não apenas aqueles que querem bater o relógio ou obter sua parte nos lucros. As pessoas são tudo no mundo dos negócios, e as pessoas com as quais você se alinhar vão te encorajar ou pesar. É a equipe que leva você adiante, cruza marcos e vai além das expectativas!

Desafios do empreendedorismo feminino

Empreender por si só é um processo difícil, quando se trata do empreendedorismo feminino algumas dificuldades são acrescentadas.

A inovação não tem uma linha de gênero, mas as mulheres empreendedoras muitas vezes precisam trabalhar mais e de forma mais inteligente para serem reconhecidas em uma arena que ainda é predominantemente masculina. Muitas mulheres enfrentam dupla jornada, a falta de apoio familiar e ainda precisam enfrentar o descrédito de grandes investidores.

O fracasso é uma possibilidade muito real em qualquer empreendimento comercial, mas KristiPiehl, fundadora e CEO da Media Minefield, aconselha as mulheres a não deixarem que suas inseguranças as impeçam de sonhar alto. Ela incentiva as mulheres a trabalharem através dos momentos de dúvida que todo empresário enfrenta e não espera pela perfeição antes de iniciar seus negócios ou fazer uma grande promoção.

Lembre-se do que disse Dale Carnegie, “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”

Então, gostou de saber um pouco mais sobre a importância do empreendedorismo feminino na atualidade? Deixe o seu comentário e participe da conversa! E conte sempre com a Dale Carnegie para apoia-lá em sua trajetória.

ILA 2019