Networking não está no topo da lista de tarefas de todos. Pode ser demorado, na verdade um pouco complicado e – dependendo da sua personalidade – incrivelmente desgastante. No entanto, não há como negar o poder que uma rede profissional forte pode ter quando estamos falando sobre conquistas profissionais.

Bom networking não apenas ajudará você a conseguir um emprego mais rapidamente, mas também lhe dará uma vantagem competitiva em todas as etapas de sua carreira. Você tem medo de networking? Entenda por que é hora de mudar sua perspectiva e começar a investir seu tempo para construir uma boa rede de contatos.

Por que Networking é fator crítico de sucesso?

Networking não é apenas a troca de informações com os outros – e certamente não se trata de pedir favores. Networking significa estabelecer e cultivar relacionamentos de longo prazo, mutuamente benéficos com as pessoas que você conhece, esteja esperando para pedir seu café da manhã, participar de uma liga esportiva interna ou participar de uma conferência de trabalho. Envolve o uso de contatos pessoais, profissionais, acadêmicos ou familiares para ajudar na busca de emprego, alcançar objetivos de carreira ou aprender mais sobre o seu campo ou outra área na qual você gostaria de trabalhar.

Você não precisa participar de várias associações profissionais e de todos os eventos de networking que surgem para ser um networker de sucesso. Na verdade, se tirar os olhos do smartphone quando estiver em público, verá que as oportunidades de networking estão ao seu redor todos os dias.

Pessoas mais conectadas costumam ser as mais bem-sucedidas. Quando você investe em seus relacionamentos — profissional e pessoal — pode pagar dividendos ao longo de sua carreira. Uma boa rede de contatos profissionais ajudará você a desenvolver e melhorar seu conjunto de habilidades, manter-se a par das últimas tendências em seu setor, manter o pulso no mercado de trabalho, encontrar futuros mentores, parceiros e clientes, além de obter acesso aos recursos necessários para promover seu desenvolvimento de carreira. Alguns dos principais motivos que tornam o Networking tão importante para sua carreira são:

1. Receba novas ideias

Sua rede pode ser uma excelente fonte de novas perspectivas e ideias para ajudá-lo em sua função. A troca de informações sobre desafios, experiências e objetivos é um dos principais benefícios do trabalho em rede, pois permite que você obtenha novos insights que, de outra forma, você não teria imaginado. Da mesma forma, oferecer ideias úteis para um contato é uma excelente maneira de construir sua reputação como um pensador inovador.

2. Tenha acesso a oportunidades de emprego

Expandir seus contatos pode abrir portas para  novas oportunidades de negócios, progresso na carreira, crescimento pessoal ou simplesmente novos conhecimentos. A rede ativa ajuda a manter você em primeiro plano quando surgem oportunidades, como vagas de emprego, e aumenta sua probabilidade de receber apresentações para pessoas potencialmente relevantes ou até mesmo uma referência.

Aliás, a importância do networking não deve ser ignorada quando você está no meio de uma busca de emprego. Fazer bom networking deve se tornar uma parte do seu trabalho diário e empreendimentos relacionados à carreira. Sua rede de carreiras deve estar pronta para quando você precisar, tanto para procurar emprego quanto para seguir na carreira. Como você nunca sabe quando pode precisar, faz sentido ter uma rede de carreira ativa, mesmo que você não precise dela hoje.

3. Contatos comerciais interconectados = mais conhecimento

Networking é uma ótima oportunidade para trocar conhecimento de melhores práticas, aprender sobre as técnicas de negócios de seus colegas e ficar a par dos avanços mais recentes do setor. Uma ampla rede de contatos informados e interconectados significa acesso mais amplo a informações novas e valiosas.

4. Obtenha aconselhamento e apoio na carreira

Receber o conselho de colegas experientes é um importante benefício do trabalho em rede. Discutir desafios e oportunidades comuns abre a porta para sugestões e orientações valiosas. Oferecer assistência genuína aos seus contatos também estabelece uma base sólida para receber apoio em troca quando você precisar.

5. Construa confiança

Ao se posicionar continuamente e conhecer novas pessoas, você está efetivamente saindo de sua zona de conforto e construindo habilidades sociais inestimáveis ​​e autoconfiança que pode levar consigo em qualquer lugar. Quanto mais você se relacionar, mais crescerá e aprenderá a fazer conexões duradouras.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

6. Ganhe uma perspectiva diferente

É fácil ser pego no dia a dia do seu ambiente profissional e acabar numa rotina. Conversando com outras pessoas em seu campo ou pessoas com experiência em uma determinada área, você pode obter insights que só surgem ao visualizar uma situação com novos olhos. Pedir opiniões de contatos que você confia ou admira pode ajudá-lo a enxergar as coisas sob uma nova luz e superar barreiras que você talvez não soubesse como evitar o contrário.

7. Desenvolva relacionamentos pessoais duradouros

Naturalmente, o objetivo do trabalho em rede é desenvolver e cultivar relacionamentos profissionais, mas algumas das amizades mais fortes e duradouras são derivadas de conexões de trabalho. Seus contatos de rede provavelmente são pessoas com interesses semelhantes aos seus, portanto, não é improvável que sua rede de suporte profissional se transforme em suas amizades pessoais.

Como se tornar um networker eficaz

Não há “tamanho único” quando se trata de networking. Pessoas diferentes são bem-sucedidas usando diferentes táticas. A chave é experimentar várias estratégias de rede diferentes para descobrir o que melhor se adéqua a você.

Por mais que Networking seja benéfico para sua carreira e até mesmo para sua vida pessoal, a realidade é que ela não é natural para muitas pessoas. De fato, para alguns, o pensamento de iniciar uma conversa com um estranho em uma conferência ou evento incita absolutamente pavor.

Uma boa regra é planejar com antecedência e ter alguns pontos relevantes de discussão em mente, se você sabe que vai estar em uma situação onde terá a oportunidade de conhecer novas pessoas. Estes pontos de conversação não têm que ser todos sobre o trabalho – eles podem até ser sobre tópicos como hobbies ou o próprio evento. A ideia é fazer a conversa fluir e deixar espaço para futuros encontros e discussões. Não esqueça de levar cartões de visita para poder trocar detalhes facilmente.

Por exemplo, se você é introvertido, pode preferir fazer networking individual com café ou participar de eventos mais íntimos com menos participantes. Depois de descobrir seu estilo de rede ideal, considere aonde você pode ir para encontrar as pessoas certas que podem ajudá-lo a atingir suas metas atuais de desenvolvimento de carreira.

E embora você não precise saber exatamente o que espera obter de cada oportunidade de networking, é importante entrar em cada atividade com um objetivo. Por exemplo, você pode participar de um evento com o objetivo de se conectar com três novas pessoas em seu setor ou trazer de volta uma nova visão para compartilhar com seus colegas de trabalho.

Além disso, não deixe de acompanhar sua rede. O tempo que você investiu em falar com alguém novo não irá beneficiar o desenvolvimento de sua carreira se você não conseguir acompanhar depois disso. Embora você não precise enviar uma mensagem longa imediatamente após conhecer alguém novo, envie uma solicitação de conexão do LinkedIn com uma mensagem personalizada o mais cedo possível.

Com essas informações ao seu alcance, você vai melhorar cada vez mais o seu networking e suas habilidades de relacionamento interpessoal. Aliás, Dale Carnegie era um mestre nas habilidades pessoais e nossos cursos são especificamente projetados para moldar indivíduos e equipes em profissionais capazes, altamente qualificados em seus relacionamentos interpessoais.

Nossos cursos de Habilidades com Pessoas foram desenvolvidos especificamente para transmitir o aprendizado e as práticas de Dale Carnegie direto para você e para sua vida. Você aprenderá rapidamente a colocar em prática suas novas habilidades, fazer novos amigos, contatos de negócios, criando um excelente networking em todos os momentos da sua carreira. Ficou com alguma dúvida? Tem mais alguma dica interessante sobre esse assunto? Não hesite em falar com a equipe da Dale Carnegie!

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais