Você pode não ter ouvido falar do termo “liderança autocrática”, mas você definitivamente encontrou pessoas que lideram dessa maneira. Você pode ter tido um chefe que é autocrático, ou você mesmo pode ser um gestor autocrático e não sabe.

É preciso entender que assim como qualquer estilo de liderança, existem aspectos bons e ruins da liderança autocrática. Neste artigo iremos nos debruçar com mais profundidade nos impactos negativos dessa polêmica abordagem da liderança. Mas, primeiro, você precisa entender essa definição.

O que é liderança autocrática?

Na liderança autocrática, o líder não recebe informações dos outros e toma todas as decisões. VeryWellMind, uma publicação que foca em psicologia, descreve a liderança autocrática da seguinte forma:

  • Pouca ou nenhuma entrada dos membros do grupo;
  • Líderes tomam quase todas as decisões;
  • Os líderes do grupo ditam todos os métodos e processos de trabalho;
  • Os membros do grupo raramente são confiáveis ​​em decisões ou tarefas importantes;
  • Trabalho altamente estruturado e muito rígido;
  • Tende a desestimular a criatividade e o pensamento fora da caixa;
  • As regras são importantes e claramente delineadas e comunicadas.

Isso parece contrário ao conselho de hoje sobre liderança democrática, e é. Mas há momentos em que a liderança autocrática é uma vantagem real, e há momentos (é claro) que sua prática é a pior ideia de todas.

Impactos negativos da Liderança Autocrática

Muitas pessoas não gostam de trabalhar para um chefe que apenas lhe diz o que fazer e como fazê-lo. Então, a menos que o líder autocrático seja genuinamente brilhante e tenha uma personalidade influente e magnética, pode ter dificuldade em incentivar o engajamento dos funcionários, ao exercer a autocracia em sua gestão.

Também é fácil para um líder autocrático escorregar para o microgerenciamento. Conceitos que podem parecer sinônimos, mas não são. Um líder autocrático geralmente quer que suas ideias sejam implementadas, mas não precisa ficar de pé sobre você e ditar todos os pequenos detalhes como um microgerente faria. Um micro gerenciador também pode extrair ideias da equipe e ter um local de trabalho não estruturado, mas controla partes do trabalho até um nível extremo.

Independentemente dos seus métodos, verifique a felicidade, a produtividade e o sucesso dos colaboradores e equipes. Se você está indo mal em qualquer área, você é quem precisa mudar.

Impacto da liderança “autocrática” na motivação e desempenho

A liderança autocrática, também conhecida como liderança autoritária, é um estilo de liderança considerado pelos indivíduos como controle sobre todas as decisões e pouca contribuição dos membros do grupo. Líderes autocráticos são geralmente pessoas que fazem escolhas baseadas em seus próprios julgamentos, e raramente aceitam conselhos ou ideias de outros. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritário sobre um grupo.

A liderança autocrática pode ser benéfica em alguns casos, como quando as decisões precisam ser tomadas rapidamente sem consultar um grande grupo de pessoas. Alguns projetos exigem uma liderança forte para que as coisas sejam realizadas de maneira rápida e eficiente.

Mesmo sendo benéfico às vezes, há também muitos casos em que o estilo de liderança autocrático pode ser problemático. As pessoas que abusam ou frequentemente adotam um estilo de liderança autocrático são geralmente denominadas mandonas, controladoras e ditatoriais, o que pode levar a ressentimentos e conflitos entre os membros da equipe.

Como os líderes autocráticos tomam decisões sem consultar o grupo, as pessoas das equipes podem não se sentir confortáveis para contribuir com ideias. Por isso, muitas vezes, ao longo dos anos a liderança autocrática leva à falta de soluções criativas para os problemas, o que pode prejudicar o desempenho da corporação.

Banner E-book Dale Carnegie

Outro fator tem a ver com a motivação que é complexa, influenciada por percepções e fortalecida por múltiplos fatores. Indivíduos também são motivados por coisas diferentes em momentos diferentes.

Um estilo excessivamente controlador desmotiva e resulta em má entrega. Portanto, para qualquer indivíduo ou grupo ter o melhor desempenho, tal pessoa ou grupo deve ser motivado de alguma forma. De acordo com Hygiene Motivator Theory, de Frederick Herzberg, “os motivadores estão ligados ao trabalho em si”. Assim, se os membros da equipe estiverem motivados, eles produzirão mais e os clientes, por sua vez, ficarão satisfeitos.

Lista das Desvantagens da Liderança Autocrática

1. Muitas vezes leva ao microgerenciamento

Como é a reputação do líder autocrático que está em jogo, não o trabalhador que faz o trabalho, então os que ocupam esse tipo de posição tendem a supervisionar cada pequeno detalhe do trabalho que está sendo feito. Muitos líderes autocráticos se transformam em micromanipuladores severos, dificultando o trabalho dos trabalhadores, porque eles são sempre forçados a relatar o que estão fazendo a qualquer momento. Quando isso acontece, os níveis de produtividade tendem a diminuir com o tempo, em vez de aumentar.

2. Não oferece um senso de propriedade profissional

Líderes autocráticos estão no comando e divulgam esse fato. Eles conseguem levar todo o crédito pelo trabalho que é feito. Isso significa que os trabalhadores tendem a não se apropriar do trabalho que fazem porque não há incentivo para isso. Eles não serão culpados se falharem e não receberão crédito se tiverem sucesso. Com o tempo, isso faz com que o moral dos funcionários comece a diminuir. Isso também cria dificuldades para o líder porque eles podem ser culpados pelas ações de um trabalhador quando o trabalhador foi instruído a fazer algo completamente diferente.

3. Cria uma cultura de trabalho baseada no líder

Quando um líder autocrático é consistente com sua ética e está determinado a criar um ambiente de trabalho justo, então pode haver muitos aspectos positivos para os trabalhadores de uma empresa. Se o líder oferece ética questionável, no entanto, e se recusa a criar justiça, então não há ninguém que possa realmente responsabilizar essa pessoa. A cultura de trabalho baseia-se unicamente na ética e moralidade do líder, o que significa que um ambiente de trabalho precário provavelmente não mudará.

4. Cria um sistema de dependência

Os trabalhadores são forçados a confiar no líder autocrático para todos os seus comentários, instruções e deveres de trabalho. Se eles enfrentam uma decisão no trabalho que estão fazendo, eles são quase forçados a ir ao líder em busca de conselhos sobre o que fazer, em vez de tomar a decisão por conta própria. Isso torna quase impossível que os líderes deixem o local de trabalho, pois os trabalhadores podem se tornar tão dependentes de suas habilidades de tomada de decisão que nada é feito se o líder não estiver presente por algum motivo.

5. Cria uma falta de confiança

O que leva a uma relação de trabalho bem-sucedida é a capacidade dos trabalhadores de confiar em seus líderes e vice-versa. A base do estilo de liderança autocrático é aquela baseada na desconfiança. Os líderes devem assumir que seus funcionários não estão executando como deveriam, o que requer sua supervisão direta para garantir que os resultados aconteçam. Esses tipos de interações não criam uma relação de trabalho sustentável, o que acaba gerando problemas de produtividade à medida que os trabalhadores experimentam níveis mais baixos de moral.

As vantagens e desvantagens do estilo de liderança autocrático mostram que ele pode ser eficaz quando uma organização exige decisões rápidas e precisas de um líder experiente. É uma maneira fácil de reduzir a burocracia administrativa para garantir uma melhor comunicação a todos os trabalhadores.

Com o tempo, no entanto, esse estilo de liderança gera desconfiança no ambiente de trabalho. Os colaboradores se tornam dependentes de outra pessoa para tomar decisões. Isso reduz a produtividade disponível e, eventualmente, leva ao declínio do moral. Um estilo mais democrático de liderar é sempre uma opção eficiente quando o assunto é construir motivação.

E então, gostou do artigo? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários. E se você quer aprender mais sobre liderança, junte-se a Dale Carnegie e torne-se um líder inspirador.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas