A motivação é a arte de criar interesse nas pessoas, portanto algo de importância fundamental para todos os líderes. Trata-se de usar suas habilidades de liderança para incentivar pessoas a demonstrarem responsabilidade, engajamento e iniciativa e permitir que realizem efetivamente as tarefas que você designar.

No entanto, mesmo que a maioria dos líderes estabeleça metas elevadas quando se trata de motivar os funcionários, até mesmo as melhores intenções podem ser deixadas de lado durante uma semana de trabalho movimentada ou quando um prazo está se aproximando.

Nesses momentos, motivação e engajamento podem ser esquecidos – o que pode levar a um risco de diminuição da eficiência e, o pior de tudo, até mesmo o risco dos membros da equipe procurarem um novo emprego.

Mas não se preocupe, pois as dicas contidas neste texto irão ajudar a você, como líder, a identificar o que deve e não deve fazer para motivar seus colaboradores.

Evite esses erros e pare de desmotivar sua equipe

É assustador, mas apenas um em cada três funcionários se sente engajado no trabalho. De modo geral, a satisfação no trabalho dos funcionários não é muito alta. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, apenas um em cada três funcionários se sente engajado no trabalho em países como a Alemanha e os EUA, enquanto em escala global o número é de apenas 13%.

Os dados da pesquisa apontam ainda que a motivação é um fator crucial no contexto da liderança. Em média, os funcionários motivados são 43% mais eficientes e contribuem com 28% mais lucro que os não-motivados.

Dado esses números, há um forte argumento para tornar a gestão motivacional uma prioridade. E, de acordo com a pesquisa da Gallup, o primeiro passo para muitos gestores não é aprender como motivar os funcionários – mas aprender como parar de desmotivá-los. Afinal, muitos gerentes não chegam perto de perceber o quão motivados – ou desmotivados – são seus funcionários.

A seguir, confira alguns dos erros cometidos pelos líderes que drenam a energia dos membros das equipes. Sugerimos que você reflita sobre seu comportamento e, quando necessário, corrija esses erros:

Não repreenda o fracasso

Uma das razões mais comuns para o pessoal desmotivado é a falta de apreciação que lhes é dedicada. É muito importante reconhecer o trabalho de seus funcionários. E mesmo que às vezes falhem, você deve reconhecer seu esforço. Outro tópico é a “cultura sem erros do líder”. Como é possível alguém nunca falhar ao traçar uma trajetória? Seria necessário fazer tudo certo o tempo todo – e isso é quase impossível.

O fato é que todos nós cometemos erros. Faz parte do ser humano. A chave é aprender lições valiosas com esses erros, para que não os façamos novamente. Quando os membros da sua equipe cometem erros honestos, não os castigue – em vez disso, incentive-os a tentar novamente. Lembre-se do que diz Dale Carnegie em “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, para ser  um verdadeiro líder: “Elogie todo progresso. Mas chame atenção para os erros das outras pessoas de maneira indireta.”

Evite microgerenciar

Ninguém gosta de um chefe que está constantemente olhando por cima do ombro e adivinhando cada decisão dela. De fato, 38% dos funcionários entrevistados na pesquisa da Gallup, que já citamos, relataram que prefeririam realizar atividades desagradáveis ​​do que sentar ao lado de um gestor que tem o hábito de microgerenciar. Por isso, forneça aos seus funcionários objetivos claros e, em seguida, deixe-os descobrir a melhor maneira de alcançá-los.

Evite reuniões inúteis

As reuniões podem ser uma incrível perda de tempo – o profissional médio perde 3,8 horas em reuniões improdutivas a cada semana. Crie uma agenda para suas reuniões e distribua-a com antecedência. Convide apenas as pessoas que realmente precisam participar, inicie a reunião a tempo e termine-a o mais rapidamente possível.

Não intimide seus colaboradores

Como aconselhou Dale Carnegie, para motivar alguém, respeite a opinião dos outros. Nunca diga “Você está enganado”. Afinal, ninguém é motivado por ser intimidado ou ser tratado como um idiota. Esses métodos podem funcionar no curto prazo, mas eles acumulam ressentimento a longo prazo.

Banner E-book Dale Carnegie

Você realmente quer funcionários que trabalhem de má vontade e que não têm lealdade a você e à sua empresa?  Então, não diga coisa do tipo: “Isso que você está falando não faz sentido nenhum”, “Do jeito que você está sugerindo, as coisas não vão funcionar”, “Isso não está bom”, “Você está errado”.

Siga essas dicas para motivar sua equipe

Para motivar uma equipe, além de evitar cometer os erros citados acima, você deve inspirar os funcionários a mostrarem coragem e assumirem responsabilidades. Confira a seguir uma lista de verificação dos líderes para criar engajamento  e motivação entre os funcionários.

Lembre-se que a maioria das pessoas quer:

  • Fazer parte de algo;
  • Contribuir com algo;
  • Ser bem-sucedido, bom em alguma coisa;
  • Ser alguém.

Lembre-se que os colaboradores de uma empresa têm dias desafiadores. Para superá-los, eles precisarão de motivação, que os líderes podem fornecer criando um ambiente inspirador, todos os dias.

Se você deseja aumentar o desempenho e a motivação de sua equipe, aqui estão dicas preciosas:

Crie um caminho e defina um propósito

Muitas empresas têm estratégias para todos os tipos de assuntos e detalhes, mas não para a única coisa que realmente faz uma estratégia funcionar: como criamos motivação e a mantemos para ter sucesso. Importante enfatizar que não basta apenas passar pela pesquisa anual de satisfação no trabalho. Você deve estar continuamente trabalhando para criar um ambiente motivador.

Começa por reconhecer um esforço e uma mentalidade, e é crucial tornar visual a direção e o propósito disso para os funcionários. Em qualquer projeto, eles precisam saber “o que isso está contribuindo para a organização?” e “qual é o meu propósito nisto?” Dê às pessoas uma oportunidade de moldar seu trabalho e crescer como indivíduos. Conseguir isso irá percorrer um longo caminho.

Perceba que a consistência é fundamental

É impossível para os funcionários construir um relacionamento com um líder que muda de um dia para outro. Se você promove regularmente um comportamento positivo, inspirador e motivacional, então é isso que você verá acontecer. Esta técnica é o oposto da intimidação ou manipulação, que são as formas mais baixas de gestão e liderança. Os líderes devem perceber o que desejam promover e manter essa mensagem todos os dias.

As equipes são a maneira pela qual a maioria das empresas realiza trabalhos importantes. Quando você combina a energia, o conhecimento e as habilidades de um grupo motivado de pessoas, você e sua equipe podem realizar qualquer coisa que você tenha em mente.

Converse com os membros da sua equipe

Reserve um tempo para conversar com os membros de sua equipe. Pergunte-lhes sobre quaisquer preocupações ou problemas que tenham e pergunte o que facilitaria sua vida. Muitas vezes, coisas simples e baratas podem ser feitas para melhorar o dia a dia de trabalho das pessoas. Se forem sugeridas mudanças realistas, faça um esforço para colocá-las em prática: isso pode gerar uma enorme quantidade de boa vontade à sua volta.

E, então gostou do texto? Quais dicas você adicionaria? Compartilhe conosco nos comentários. E conte com a tradição dos treinamentos da Dale Carnegie para ajudar a transformar suas competências de liderança e motivação.

Faça sua inscrição antecipada aqui