Metas e objetivos fazem parte de todos os aspectos da vida e determinam: como você conduz seus relacionamentos, o que você quer alcançar no trabalho, a maneira como você usa seu tempo livre. Tudo se resume a prioridades. E ter objetivos e metas bem delineadas é a única forma de saber o que priorizar.

Muitas pessoas falham na vida, não por falta de habilidade ou inteligência ou mesmo coragem, mas simplesmente porque nunca organizaram suas energias em torno de um objetivo. Sem estabelecer metas ou objetivos, a vida se torna uma série de acontecimentos caóticos que você não controla. E se você quer ter sucesso, precisa ter controle sobre seus passos.

Lembre-se que realizações como enviar alguém para a lua e inventar o iPod são resultados de um objetivo que foi definido em algum momento. Uma visão que foi mapeada e realizada. Assim como célebre sentença de Dale Carnegie “Como? Quando? Onde? A resposta é: todas as vezes, em toda parte”. E se você busca uma solução ou ferramenta para definir seus objetivos com mais clareza e quer alcançá-los com mais facilidade, continue a leitura do artigo e aprenda o conceito de metas SMART.

Qual é a definição de metas SMART?

O estabelecimento de metas SMART traz estrutura e rastreabilidade para suas metas e objetivos. Em vez de resoluções vagas, a configuração de metas SMART cria trajetórias verificáveis ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa da capacidade de atingir a meta. Cada objetivo, desde o passo intermediário até o abrangente, pode ser tornado SMART e, como tal, trazido para mais perto da realidade.

Na vida corporativa, a definição de metas SMART é uma das ferramentas mais eficazes e menos usadas para atingir metas. Depois de mapear os contornos do seu projeto, é hora de definir metas intermediárias específicas. Com a lista de verificação SMART, você pode avaliar seus objetivos. A definição de metas SMART também cria transparência em toda a empresa. Ela esclarece a forma como as metas surgiram e os critérios em que sua realização irá se adequar.

Como Definir Metas SMART?

Na próxima vez que você definir as metas de um projeto, reserve um momento para considerar se são de natureza SMART, caracterizadas pelos seguintes aspectos:

1. Específico

Seu objetivo deve ser claro e específico, caso contrário você não será capaz de concentrar seus esforços ou se sentir realmente motivado para alcançá-lo. Ao elaborar seu objetivo, tente responder cinco perguntas:

  • O que eu quero realizar?
  • Por que esse objetivo é importante?
  • Quem está envolvido?
  • Onde está localizado?
  • Quais recursos ou limites estão envolvidos?

Exemplo

Imagine que você é atualmente um executivo de marketing e gostaria de se tornar chefe de marketing. Um objetivo específico poderia ser: “Quero adquirir as habilidades e a experiência necessárias para me tornar chefe de marketing em minha organização, para que possa construir minha carreira e liderar uma equipe de sucesso”.

2. Mensurável

É importante ter metas mensuráveis, para que você possa acompanhar seu progresso e permanecer motivado. Avaliar o progresso ajuda você a manter o foco, cumprir seus prazos e sentir a empolgação de se aproximar da meta.

Um objetivo mensurável deve abordar questões como:

  • Quanto custa?
  • Quantos?
  • Como vou saber quando isso é feito?

Exemplo

Você pode medir seu objetivo de adquirir as habilidades necessárias para se tornar chefe de marketing, determinando que terá concluído os cursos de treinamento necessários e obtido a experiência relevante dentro de cinco anos.

3. Atingível

Seu objetivo também precisa ser realista e atingível para ter sucesso. Em outras palavras, deve esticar suas habilidades. Quando você define uma meta viável, pode identificar oportunidades ou recursos anteriormente negligenciados que podem aproximá-lo dela.

Um objetivo alcançável geralmente responderá a perguntas como:

  • Como posso alcançar esse objetivo?
  • Quão realista é o objetivo, com base em outras restrições, como fatores financeiros?

Exemplo

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Talvez você precise se perguntar se desenvolver as habilidades necessárias para se tornar chefe de marketing é realista, com base em sua experiência e qualificações existentes. Por exemplo, você tem tempo para completar o treinamento necessário de forma eficaz? Os recursos necessários estão disponíveis para você? Você pode se dar ao luxo de fazer isso?

4. Relevante

Essa etapa é garantir que sua meta seja importante para você e que ela também se alinhe com outras metas relevantes. Todos nós precisamos de apoio e assistência para alcançar nossos objetivos, mas é importante manter o controle sobre eles. Portanto, certifique-se de que seus planos direcionam todos para frente, mas que você ainda é responsável por alcançar seu próprio objetivo.

Um objetivo relevante pode responder “sim” a estas perguntas:

  • Isso parece valer a pena?
  • Este é o momento certo?
  • Isso combina com nossos outros esforços / necessidades?
  • Eu sou a pessoa certa para alcançar este objetivo?
  • É aplicável no atual ambiente socioeconômico?

Exemplo

Talvez você queira adquirir as habilidades necessárias para se tornar chefe de marketing dentro de sua organização, mas é o momento certo para realizar o treinamento necessário ou trabalhar em busca de qualificações adicionais? Tem certeza de que você é a pessoa certa para o papel de chefe de marketing?

5. Tempo Limite

Cada meta precisa de uma data-alvo para que você tenha um prazo para se concentrar e algo para trabalhar. Essa parte dos critérios de metas SMART ajuda a evitar que tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.

Um objetivo com limite de tempo geralmente responde a essas perguntas:

  • Quando?
  • O que posso fazer daqui a seis meses?
  • O que posso fazer daqui a seis semanas?
  • O que posso fazer hoje?

Exemplo

Ganhar as habilidades para se tornar chefe de marketing pode exigir treinamento ou experiência adicional, como mencionamos anteriormente. Quanto tempo você levará para adquirir essas habilidades? Você precisa de mais treinamento para se qualificar para certos exames ou qualificações? É importante ter um cronograma realista para atingir as metas menores necessárias para atingir seu objetivo final.

Bônus: exemplos de construção de Metas SMART

Aqui estão dois exemplos de metas iniciais que usaremos para percorrer este processo:

  1. Eu quero completar um projeto.
  2. Eu quero melhorar meu desempenho.

Essa é uma abordagem típica para criar metas, mas ambas são muito vagas. Com a redação atual, as metas provavelmente não serão atingíveis. As declarações carecem de detalhes, cronogramas, motivação e uma verificação da realidade.

Agora, vamos usar a fórmula de metas SMART para esclarecer as duas e criar metas novas e aprimoradas.

Meta 1: quero concluir um projeto

  • Específico: muitas pessoas acessam nosso site atual a partir de seus dispositivos móveis. Como não é um site responsivo, fornece uma experiência ruim para os clientes. Quero lançar um aplicativo para dispositivos móveis do site da minha empresa até o final do segundo trimestre, o que exige envolvimento do desenvolvimento de software, design e marketing.
  • Mensurável: criar um aplicativo móvel para o site da nossa empresa exigirá muitos recursos. Para fazer valer a pena, gostaria de ter 50.000 instalações do aplicativo dentro de seis meses do lançamento. Também gostaria de mostrar uma taxa de conversão de 5% dos clientes que usam o aplicativo para celular.
  • Realizável: os departamentos envolvidos participarão da criação de um aplicativo para dispositivos móveis. Preciso gerenciar o projeto e definir marcos para manter todos motivados e no alvo.
  • Relevante: melhorar a experiência do cliente em dispositivos móveis é uma iniciativa essencial para minha empresa este ano.
  • Limite de tempo: para alcançar 50.000 instalações do aplicativo para dispositivos móveis e uma taxa de conversão de 5% até o final do ano fiscal, o aplicativo precisará ser lançado no segundo trimestre com uma campanha de marketing robusta que deve continuar até o final do ano.

Meta 2: quero melhorar meu desempenho

  • Específico: recebi notas baixas na minha capacidade de usar o PowerPoint na minha última análise de desempenho. Melhorar minhas habilidades requer que eu aprenda como usar o PowerPoint de forma eficiente e pratique usando-o e criando várias apresentações. Eu gostaria de ser mais proficiente usando o PowerPoint a tempo para minha próxima revisão em seis meses.
  • Mensurável: no momento da minha próxima revisão, eu devo ser capaz de criar apresentações que incorporem gráficos, imagens e outras mídias em algumas horas. Também devo ser capaz de usar e criar modelos com eficiência no PowerPoint que meus colegas de trabalho também possam usar.
  • Alcançável: melhorar minhas habilidades de PowerPoint é fundamental para avançar em minha carreira e receber uma melhor avaliação de desempenho. Eu posso definir o tempo de folga a cada semana para assistir tutoriais do PowerPoint e até mesmo me inscrever em uma aula on-line que possa me ensinar novas habilidades. Também posso pedir a colegas de trabalho e ao meu gerente dicas do PowerPoint.
  • Relevante: trabalhar com o PowerPoint é atualmente 25% do meu trabalho. Ao ascender na empresa, precisarei investir 50% do meu tempo criando apresentações em PowerPoint. Eu gosto da minha carreira e quero continuar a crescer dentro desta empresa.
  • Tempo Limite: em seis meses, eu deverei ser proficiente em PowerPoint, garantindo que ele ocupe apenas 25% da minha carga de trabalho, em vez dos quase 40% do tempo que ocupa agora.

Depois de analisar e escrever suas metas de acordo com cada característica da SMART, você poderá combinar e consolidar todo o trabalho que realizou em uma meta da SMART.

Meta SMART: quero concluir um projeto

  • Descrição: melhorar a experiência do cliente em dispositivos móveis é uma iniciativa essencial para minha empresa este ano, por isso criaremos um aplicativo para dispositivos móveis. Até o final do ano fiscal, deve haver 50.000 instalações do aplicativo móvel que desenvolvemos e deve gerar uma taxa de conversão de 5%. Criaremos o aplicativo para dispositivos móveis internamente e lançaremos até o final do segundo trimestre com uma campanha de marketing relacionada a aplicativos que continuará até o final do ano.
  • Marco: aplicativo para dispositivos móveis será lançado no final do segundo trimestre.
  • Prazo final: final do ano fiscal.

Por que não pensar em um objetivo pequeno que você deseja definir agora, pessoal ou profissionalmente? Outra coisa que é muito importante ao definir metas SMART é a formulá-lo POSITIVAMENTE. Lembre-se de que aquilo em que você se concentra aumenta. Então, quando você se concentra em não fazer algo, tudo que você pensa é sobre isso. E isso aumentará. Portanto, seu objetivo não deve ser procrastinar, mas sim de alcançar uma disciplina diária.

Dale Carnegie em um dos seus principais ensinamentos diz que “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso”. Por isso, não desista de seus objetivos e sonhos. E, se você deseja continuar aprimorando seu desenvolvimento pessoal e profissional, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

Faça sua inscrição antecipada aqui