Motivar funcionários em tempos difíceis: dicas essenciais para passar pelas turbulências

Compartilhe o texto:   
motivar-funcionarios-em-tempos-dificeis

Motivar funcionários sempre foi um dos grandes desafios dos líderes. Entretanto, o cenário se mostrou ainda mais desafiador quando, ainda no começo deste ano, muitos adotaram o regime de home office para conter o avanço do novo coronavírus. As reuniões, antes presenciais, passaram a ocorrer via vídeo e muitas outras mudanças precisaram ser instituídas para que a produtividade se mantivesse. 

Em momentos turbulentos como esse, foi preciso ainda mais ação das lideranças. Isso porque, além de responsáveis pelo cumprimento dos projetos, ainda precisaram instituir ações de engajamento entre os colaboradores. Você também se viu, ou ainda se vê, diante desse cenário? Percebe que motivar funcionários é um passo importante, mas ainda não sabe como fazer isso? Este artigo pode ajudar! Acompanhe e confira as dicas que preparamos.  

3 habilidades dos líderes que engajam 

Antes de partirmos para as dicas que ajudam a motivar o funcionário, precisamos ser francos com você, gestor. As lideranças são as únicas responsáveis pelo engajamento e interesse dos colaboradores no negócio.  

É seu papel estimular a integração dos liderados com a cultura organizacional e despertar neles o senso de responsabilidade com os resultados. Como fazer isso é a grande questão ― e que iremos discutir logo a seguir. Por ora, é importante que os líderes e gerentes se atentem às 3 características pessoais que ajudam a fomentar esse engajamento. 

Ótimo relacionamento interpessoal com todos 

É natural sentirmos mais proximidade ou afinidade com algumas pessoas. Mas, isso não deve ficar evidente quando se ocupa um espaço de liderança. Sentir que o gestor conhece os indivíduos que compõem a equipe é, na verdade, uma das grandes necessidades comportamentais de times de alta performance. Os colaboradores precisam saber que não há favoritos e, assim, podem contar com uma condução justa na resolução de conflitos. 

Desenvolvem conversas autênticas 

Cada pessoa que compõe um time é um indivíduo único. As diferenças podem estar nas gerações, nos objetivos ou nas prioridades de vida e carreira. Os colaboradores gostam de saber que seu superior imediato está interessado nas suas aspirações, talentos, preocupações e que se interessa pela  sua vida fora do trabalho. Conduza essas conversas, menos formais que o feedback e verá que, ao conhecer melhor cada um, terá muito mais facilidade em saber o que o motiva e inspira. 

Reconheça talentos e iniciativas 

Um recente estudo desenvolvido pela Dale Carnegie Training, realizado em 14 países, com mais de 3.300 pessoas, revelou que 78% dos colaboradores dizem ser importante para os gestores incentivarem as ideias dos liderados. Por outro lado, somente 52% dos superiores hierárquicos admitiram fazer isso com frequência. Demonstre seu apreço pelo trabalho baseando-se em evidências: pontue comportamentos, ações ou o desempenho em um projeto específico. O reconhecimento constante e personalizado está na essência da motivação dos funcionários. 

3 dicas para motivar funcionários 

Pelas habilidades descritas acima, você já consegue ter uma boa ideia do que fazer para estimular o engajamento, certo? Confira abaixo algumas dicas práticas, que podem ser aplicadas já no próximo expediente, de como motivar seus funcionários em tempos difíceis. 

1. Invista em treinamentos

educação corporativa é extremamente benéfica para a motivação dos funcionários. Com tantas mudanças ocorrendo no mercado, muitos ― especialmente os mais velhos ― podem se sentir obsoletos e, com isso, menos conectados com a organização. Ao oferecer treinamentos, o colaborador se sente valorizado pelo investimento realizado na sua capacitação. 

A modalidade e-learning que, até 2018, ano do lançamento do estudo O Panorama do Treinamento no Brasil, era utilizada por apenas 15% das empresas. Mesmo que ainda não se tenha acesso aos números de 2020, especialistas não hesitam em afirmar que a educação on-line ganhará ainda mais destaque no cenário pós-pandemia.  

2. Mostre entusiasmo

Nem sempre é fácil, nós sabemos! Em momentos de incerteza, o líder, além de enfrentar o próprio medo, precisa, também, transmitir calma e segurança para a equipe. É o seu comportamento que definirá a motivação dos colaboradores e é preciso entender que o exemplo é a melhor forma de conseguir algo. 

Frente à crise, a transparência é ainda mais importante. Seja realista e mantenha uma comunicação franca e esclarecedora. Nada é mais desmotivador que enfrentar uma turbulência sem uma gestão firme e presente. Despertar esse engajamento, inclusive, pode ajudar a superar o mau momento. 75% dos 500 líderes entrevistados pela Dale Carnegie Training disseram que o trabalho se torna muito menos estressante quando se pode contar com a motivação dos colaboradores. 

3. Use valores para motivar

Como você leu há pouco, é preciso que o líder se sinta próximo, profissional e pessoalmente, da sua equipe. Saber quais os valores, crenças e sonhos de cada um dá ao gestor informações poderosas do que os motiva. Um recém-formado, por exemplo, pode valorizar novos desafios e não têm medo de se arriscar, enquanto um pai ou mãe solteiros veem na segurança e estabilidade seu principal motivador. 

Ter empatia para entender melhor os anseios dos colaboradores leva o líder a encontrar soluções criativas, que mostram preocupação genuína com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus liderados. Conhecer as diferenças geracionais é uma ótima ferramenta para lidar com anseios de maneira mais direcionada. O e-book Criando culturas que engajam e retêm a Geração Y (Milênio) e a Geração Z mostra um estudo com essas duas gerações e trainsights interessantes de como motivá-los. Recomendamos a leitura! 

Nós, da Dale Carnegie, há mais de 100 anos ajudamos líderes e empreendedores a alcançarem resultados extraordinários. Neste link, você encontra a lista de cursos disponíveis na sua região. Converse com um de nossos consultores e conheça todos os detalhes. 

3 comentários em “Motivar funcionários em tempos difíceis: dicas essenciais para passar pelas turbulências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.