O mundo das vendas é feito de exigências e pressão. Quem é vendedor sabe bem do que estamos falando. Mas, o que você talvez não saiba é que existe uma forma de controlar todo esse estresse e não deixar que os problemas do dia a dia afetem o seu desempenho. Saber controlar as emoções é apenas mais uma das habilidades de um vendedor de sucesso.

Diariamente, enfrentamos situações desagradáveis: vendas que tinham tudo para dar certo e, no fim das contas, não dão, corrida para alcançar as metas, negociações que parecem não levar a lugar algum… os motivos para que o desânimo bata são muitos. E deixar que eles tenham influência sobre a sua mente é o que pode estar impedindo você de ser o vendedor de sucesso que almeja.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o mindset de vendedores de sucesso e quais as atitudes e pensamentos que os fazem diferentes. Acompanhe.

A forma como você pensa determina suas atitudes

E determina muito mais do que você imagina ou gostaria! O mindset é o padrão de pensamento adquirido em experiências passadas. Com essas informações, criamos padrões de raciocínio, que nos levam a adotar certas atitudes, que, por sua vez, se transformam em hábitos.

Em um exemplo simples, considere que você teve uma série de negociações fracassadas recentemente. E todas elas têm algo em comum: aconteceram em uma quarta-feira. Aqui, não tem nada de superstição, mas sim de inconsciente: após esses eventos, você acorda toda quarta-feira indisposto e mal humorado, já tendo em mente que aquele é um dia em que nada se resolve. O que você faz? “Sobrevive” ao dia, não se envolvendo diretamente em muitos assuntos e não dando muita importância para as negociações.

O resultado, claro, um dia praticamente morto em vendas. Mas, a “culpa”, afinal, é da quarta-feira ou da série de ações que você tomou partindo desse padrão? Esse, claro, é apenas um exemplo de como um padrão poder ser inconscientemente criado e como ele pode afetar suas atitudes.

O mindset é o resultado dessas experiências, que se transformam em meios de enxergar a vida. Se explorarmos melhor a palavra, veremos que ela é composta, na verdade, por duas: “mind” (mente) e “set” (configuração). Ou seja, ele é a forma como você está “programado” para encarar a vida.

Mas, a boa notícia é que essa configuração pode ser revista e modificada. Ao analisar perfis de vendedores e empresários de sucesso, é visível como a forma com que encaram os negócios é diferente da maioria. O mindset deles está totalmente focado nas vendas. Como eles conseguem isso? É o que você vai ver a seguir.

Aprenda a adotar o mindset de um vendedor de sucesso

Como você pode imaginar, mudar a sua mentalidade perante o mundo não é algo que possa ser realizado da noite para o dia. Acontecimentos ao longo dos anos construíram o mindset que você tem hoje, portanto, mudá-lo exige comprometimento e disciplina.

Lembre-se: as suas atitudes são responsáveis por criar os hábitos que ditam o seu comportamento. Portanto, modificá-las é algo que deve ser feito ainda hoje, a fim de sustentar o seu novo padrão de pensamento.

Imagine. E concretize!

Uma das posturas do vendedor de sucesso é já iniciar uma negociação sabendo que irá fechar negócio. Como acreditam no que fazem e sabem o valor do que vendem, eles entendem que para concretizar a venda só está faltando um detalhe: a sua atuação.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

O vendedor de sucesso sabe que é apenas a ponte entre a dor do cliente e a solução que ele tem. Adotar esse mindset diminui o medo e a insegurança na hora de vender, o que potencializa o desempenho do vendedor.

Transforme a rejeição em combustível

Em vendas, a única coisa que está sob total controle do vendedor é o seu próprio comportamento. Nada além disso está ao alcance para que se possa modificar. O humor do cliente, a variação de preço do produto, o estoque e as metas estipuladas, por exemplo, não dependem do vendedor.

Um vendedor de sucesso concentra a sua energia apenas naquilo que ele pode mudar. Como já mencionado: o seu comportamento. Ao invés de ficar lamentando o negócio perdido, eles seguem em frente e aprendem com as falhas, a fim de não repeti-las.

É claro que não é fácil não se abalar com os “nãos” que são impostos, mas é justamente o controle das emoções que diferencia um vendedor de sucesso daquele que apenas tenta alcançar as metas.

Tenha um mantra pessoal

Em sânscrito, mantra significa “ferramenta ou instrumento da mente”. Uma pesquisa recente confirma aquilo que os yogis já dizem há tempos: entoar mantras, mesmo que de uma única palavra, tem o poder de acalmar a mente.

Isso porque durante a prática há uma redução (em alguns casos, até a desativação) da atividade de uma rede neural chamada DMN (default mode network), responsável pela autorreflexão. É esse sistema que faz com que a mente vagueie mesmo durante o descanso e nos faz ficar questionando o passado e nos preocupando com o futuro.

Mas, o mantra pode ir além e sair do repetitivo Om. É comum que vendedores de sucesso repitam, para si mesmos, uma frase-lema. Determine uma frase positiva que você pode repetir mentalmente durante o dia. “Vou ajudar o meu cliente”, “sou um vendedor de sucesso” ou “vou conseguir realizar esta venda”, não importa. O essencial é que essa seja uma frase criada por você mesmo, que o lembre do seu objetivo e que reflita pensamentos positivos.

Além de conseguir controlar melhor os pensamentos ao se focar em uma única frase, entoar o seu mantra pessoal irá provocar mudanças profundas no seu mindset.

A jornada para ser um vendedor de sucesso passa por uma busca constante pelo autoconhecimento. Mudar o seu pensamento é fundamental para conseguir abrir e trilhar novos caminhos.

Gostou de conhecer o mindset de um vendedor de sucesso? Aqui na Dale Carnegie somos especialistas em ajudar vendedores a superarem dificuldades e potencializar resultados. Entre em contato e descubra como podemos auxiliar no seu desenvolvimento.

Faça sua inscrição antecipada aqui