Em busca da definição de liderança? Bem, a questão é mais complexa do que parece. Se você buscar pelo termo no Google, por exemplo, encontrará aproximadamente 29.200.000 resultados. Apesar desse número maciço, na verdade a definição talvez não seja o aspecto mais importante.

Talvez seja mais relevante entender a liderança a partir de uma perspectiva interna, bem como traduzir suas próprias tendências, pontos fortes e abordagens na forma como você interage, comunica e influencia os outros.

Então, como você pode definir mais claramente os fundamentos do que você vai levar para se tornar um líder? Bem, ajuda começar com as coisas que fazem a maior diferença e definem a liderança a partir dessa perspectiva.

Para ajudá-lo nessa missão, aqui estão algumas orientações para que você consiga maior foco e clareza em sua abordagem de liderança. Quando você puder definir o que a liderança significa para você, então poderá se comunicar e influenciar de forma mais efetiva as pessoas a quem almeja liderar.

Então, novamente, o que é liderança?

De forma simples, podemos dizer que a liderança é a arte de motivar um grupo de pessoas a atuar na busca de um objetivo comum. Esta definição de liderança capta o essencial para ser capaz de inspirar os outros e estar preparado para fazê-lo.

A liderança efetiva baseia-se em idéias (originais ou emprestadas), mas não acontecerão a menos que essas idéias possam ser comunicadas aos outros de forma envolvente e persuasiva.

Ou seja, um líder deve ser fonte de inspiração. Ele ou ela é a pessoa do grupo que possui a combinação de personalidade e habilidades que faz com que outros desejem seguir sua direção.

Mais especificamente, os líderes compartilham objetivos e padrões similares a serem respeitados. Mas, é comum que cada líder tenha seu próprio estilo e estratégia. Além disso, estilos de liderança e métodos variam por causa de influências externas e desafios pessoais. A liderança incorpora conceitos como:

  • Decisão
  • Foco
  • Consistência
  • Empatia
  • Confiança
  • Otimismo
  • Honestidade
  • Inspiração

Importante ressaltar que você deve definir o seu estilo de liderança, mas também não esquecer de pensar sobre os aspectos-chave, (você lerá a seguir), que fazem de você um líder.

Os princípios-chave de líderes excepcionais

De acordo com o livro clássico de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, existem alguns princípios que compõem um líder.

Os seus conhecimentos sobre a natureza humana são tão relevantes hoje como eram então. Nós resumimos o que Carnegie disse, que os melhores líderes, desde os presidentes até os donos de pequenas empresas, praticam regularmente.

Sabem como criticar

Os líderes precisam apontar quando os membros da equipe não estão atingindo as expectativas, mas isso deve ser feito de forma cuidadosa e que não plante as sementes do ressentimento. Isso pode ser feito reconhecendo as realizações do indivíduo em questão antes de apontar uma falha, por exemplo, recomenda Carnegie.

Banner E-book Dale Carnegie

Reconhecem seus próprios erros perante a sua equipe

Os melhores líderes não se apresentam como se não tivessem falhas. “Admitir os próprios erros – mesmo de vez em quando – pode ajudar a convencer alguém a mudar seu comportamento”.

Sabem quando sugerir ao invés de ordenar diretamente

No livro, Carnegie comenta o caso do famoso industrial Owen D. Young que ao invés de atirar ordens a seus subordinados, levava suas demandas como sugestões (“Você pode considerar isso …”) ou perguntas (“Você acha que isso funcionaria?”). Que tal você também experimentar essa atitude com sua equipe?

Elogiam todos os pontos fortes

“As qualidades desaparecem sob a crítica, mas florescem sob encorajamento”. Mas, claro, quando os motivos para os elogios forem reais. Seja generoso com elogios, mas apenas de uma maneira genuína. “Lembre-se, todos nós desejamos reconhecimento, e faremos quase qualquer coisa para conseguir”. “Mas ninguém quer insinceridade. Ninguém quer lisonja”.

Esperam por excelência

Quando um líder conquista o respeito de seus seguidores, consegue resultados muito melhores, sem a necessidade de muita cobrança. Para Carnegie, “se você quiser melhorar uma pessoa em um certo quesito, atue como se essa característica particular já fosse uma de suas qualidades mais excepcionais”.

Tornam os desafios mais fáceis

Os melhores líderes são capazes de tornar as tarefas mais simples para que sua equipe consiga desempenhar. Eles continuam otimistas e encorajadores,  minimizando a ansiedade entre seus seguidores, movendo-os rumo ao sucesso.

Tornam seus colaboradores mais satisfeitos com seus trabalhos

Napoleão inspirou o moral de suas tropas, distribuindo liberalmente títulos e elogios, da mesma forma que o Google faz de tudo para criar uma ambiente estimulante. Seja no campo de batalha ou no escritório, os melhores líderes encontram maneiras de infundir paixão em seus seguidores, para que suas tarefas se tornem agradáveis.

Afinal, um líder nasce pronto ou se forma?

Embora existam pessoas que parecem ser naturalmente dotadas de mais habilidades de liderança do que outras, as pessoas podem aprender como se tornarem líderes, melhorando habilidades específicas.

A psicologia de hoje concorda: a liderança é cerca de um terço de qualidade inata e dois terços de qualidades desenvolvidas ao longo da vida. Apesar de muitas vezes um líder ter  qualidades inerentes à personalidade, como  extroversão, empatia e um alto grau de inteligência social, é possível que uma pessoa seja treinada para aprender a dimensionar  situações e processos sociais agindo com uma postura de liderança.

Carnegie, por exemplo, reconheceu a demanda por treinamento de liderança há cerca de um século e começou a ensinar sucesso pessoal e a aulas de fala pública que se tornaram imensamente populares.

Ele e uma equipe de pesquisadores desenvolveram um currículo com base em lições aprendidas com a vida de grandes líderes como Thomas Edison e Abraham Lincoln, além de informações de textos de psicologia.

Que tal desenvolver suas habilidades de liderança? Afinal, o conhecimento estimula o desenvolvimento. Conheça os treinamentos de liderança da Dale Carnegie, entre em contato conosco!

ILA 2019