Ser dono do próprio negócio é o sonho (e vem sendo a realização) de muitos brasileiros. Mas, se engana quem pensa que empreender é a solução para as dores de cabeça do dia a dia. Muito pelo contrário! De uma perspectiva realista, o empreendedorismo é muito mais desafiador que qualquer cargo. Agora, além de desenvolver apenas um papel, é preciso que o empreendedor navegue por águas, muitas vezes, desconhecidas, como a gestão de pessoas, o controle financeiro e a negociação com clientes e fornecedores.

De fato, empreender exige coragem! Ainda mais em um país que tem como estatística o fechamento de 1 a cada 4 empresas nos dois primeiros anos. Ter ciência dos desafios que cercam a jornada empreendedora é um bom começo para estruturar um negócio sólido.

Neste artigo, reunimos os 4 maiores desafios encarados por empreendedores, a maioria compartilhado entre os que lideram organizações de todos os portes. Acompanhe.

Os 4 maiores desafios do empreendedor

Empreender é ter uma vida de desafios intermináveis. Todos os dias é exigida uma nova competência do empreendedor e, quando tudo parece estar no lugar, um novo desafio está à espera. E isso é sinal de que as coisas vão muito bem, obrigado! Todo crescimento apresenta novos cenários e estar apto a lidar com essas mudanças pode ser determinante para a permanência no mercado.

Mas, existem desafios que precisam ser superados para que novas oportunidades possam surgir. Um empreendedor que passa o dia apagando incêndios e lidando diretamente com todos os problemas, dificilmente terá tempo para prospectar novos clientes ― ou estruturar ações para fidelizar os que já fecharam negócio.

Conheça agora os desafios mais comuns na vida do empreendedor.

1. Gerir pessoas

Essa dor não é exclusividade nem dos pequenos, nem dos grandes negócios. Empreendedores de todos os portes e segmentos relatam que gerenciar pessoas é um dos maiores desafios encontrados ao montar o próprio negócio. E, a essa dificuldade fica ainda maior quando o assunto é a formação de novos líderes.

Saber montar uma equipe confiável é uma das competências essenciais de um bom empreendedor; formar novos líderes é um dos papéis de quem quer ser mais que um chefe. Quem empreende com o propósito de ver o negócio crescer de verdade, precisa aprender a delegar, atuando como um formador de lideranças em todas as esferas da organização.

2. Gestão legal e financeira

Muitos empreendedores consideram os aspectos legais e burocráticos um dos maiores desafios, assim como a gestão financeira do negócio. E não é para menos. Ainda mais em tempos de instabilidade financeira, manter a gestão sobre o fluxo de caixa é ainda mais complicado.

Enquanto a gestão de pessoas é um desafio para empresas de todos os níveis, não acontece o mesmo com a gestão financeira e burocrática. Essa dor é mais comum em empreendedores de pequeno e médio porte, justamente por conta da centralização das tarefas. Empreendedores de alta performance estão investindo tempo e recursos na expansão do negócio, não gastando energia com cálculos e legislações.

Com recursos mais limitados, é natural que empreendedores de pequeno porte acabem tomando conta do pagamento de folha, de impostos e fiquem responsáveis por manter o negócio dentro dos requisitos legais. Mas, é preciso entender que contar com ajuda especializada para superar esse desafio é fundamental para que, além de manter a essas questões importantíssimas em dia, o empreendedor possa se focar em áreas muito mais estratégicas.

Banner E-book Dale Carnegie

3. Negociação com clientes

Ao começar um novo negócio, muitos se deparam com questões que antes nem ao menos imaginavam. Negociar diretamente com clientes, e também com fornecedores, por exemplo, acaba se mostrando um desafio muito mais complexo do que imaginado.

Para superar esse desafio, muitos empreendedores acabam optando pelo jeito mais fácil. Na ânsia de fechar negócio, arcam com pedidos, dão descontos ou sobrecarregam a equipe com promessas feitas para não perder o cliente. Consequentemente, o negócio como um todo sai perdendo.

No artigo Aprenda a lidar com 4 tipos de negociadores você encontra informações importantes sobre como lidar com cada estilo de negociador. Se você sente que também tem dificuldades na hora de negociar, recomendamos a leitura!

4. Manter-se inovador

Sua empresa nasceu com o propósito de resolver um problema de um determinado nicho de mercado, certo? Ótimo! Mas, dentro de alguns meses, será que a sua solução ainda é adequada? Ela se mantém inovadora ou é apenas mais uma entre tantas? É preciso que o empreendedor seja inquieto, acompanhe as mudanças do mercado e dos consumidores e possa estar sempre alinhado com as novas exigências.

Mas, manter-se inovador é um dos principais desafios do empreendedor. A boa notícia é que a inovação pode ser estimulada, não sendo um “dom” nato e exclusivo de poucos. No texto Aprenda a ser um empreendedor inovador, listamos as principais características de um empreendedor inovador e como você pode fazer para desenvolvê-las.

A chave para vencer os maiores desafios do empreendedor

Independentemente do desafio que você enfrenta no seu dia a dia como empreendedor, a solução para ele está no aperfeiçoamento constante. Ser empreendedor é estar sempre um passo à frente, atuando não só para identificar os problemas da organização, mas tratando de garantir a sua resolução.

Percebe que lidar com as questões financeiras consome muita energia ou que você não tem as habilidades necessárias? Dedique um tempo a estudar melhor os processos e, se possível, delegue essa função a alguém competente. Vê que a rotatividade do quadro de funcionários está alta e tem dificuldade em reter os melhores talentos? Busque aperfeiçoamento por meio de treinamentos em liderança e invista em ações que melhorem o clima organizacional.

O grande ponto de virada de qualquer empreendedor é o momento em que ele passa a ser o líder da empresa, ocupando uma posição muito mais estratégica e delegando as operações a colaboradores engajados. Encarar de frente os desafios do empreendedorismo e se preparar para superá-los, certamente, é uma das características de empreendedores de sucesso.

Identificou algum dos desafios acima como um obstáculo na sua jornada empreendedora? Envie uma mensagem para a equipe Dale Carnegie! Teremos o maior prazer em ajudar você a superá-lo!

Faça sua inscrição antecipada aqui