As vendas de hoje são menos sobre uma conversão rápida e muito mais sobre a criação de relacionamentos contínuos para gerar benefícios mútuos. A chave para isso é desenvolver o tipo de suporte pós-venda que trabalha duro para reter clientes.

Converter um novo cliente é certamente muito emocionante. No entanto, muitas empresas cometem o erro de ignorar os clientes valiosos que já possuem e concentram a maior parte de seus esforços de marketing no recrutamento, em vez da retenção de clientes. A retenção de clientes não é apenas econômica, mas também um excelente exercício de branding para encantar seus clientes para que eles se tornem embaixadores da sua marca – se eles gostarem de sua marca, eles irão recomendá-la a outros.

Por isso, dizemos que um cliente existente vale muito mais para um negócio do que um novo cliente (custa cinco vezes mais atrair um novo cliente do que manter um cliente existente, segundo Philip Kotler – pai do marketing) e a construção de uma base de clientes fiéis é essencial para o crescimento em qualquer setor.

Então, qual a importância do pós-venda e quais são os benefícios? Confira ao longo deste artigo como encantar e fidelizar seus clientes com um processo de pós-venda:

As melhores técnicas de pós-venda

O suporte pós-venda também pode atuar na coleta de feedback sobre o processo de vendas, se foi eficaz, o que os clientes gostaram e – possivelmente ainda mais importante – o que eles acharam difícil ou estavam insatisfeitos.

Esse tipo de conhecimento será fundamental para tornar seu processo de vendas ainda mais eficaz no futuro.

Técnicas de pós-venda são as formas pelas quais as empresas mantêm contato ou atendem clientes depois de fazerem uma compra (pós-venda). Embora qualquer empresa que se preze reconheça a importância de técnicas eficazes de vendas, algumas empresas levam a sério as técnicas de pós-venda e outras não.

Entender que as técnicas de pós-venda podem ser a chave para construir relacionamentos leais com seus clientes é o primeiro passo. Agora, você precisa entender a variedade de técnicas de pós-venda que você pode implementar para ver os resultados. Estes são os nossos 5 favoritos.

Um relacionamento de pós-venda bem-sucedido começa com uma ótima experiência do cliente. Assim, se o seu cliente não se envolver rapidamente com os materiais que você lhes dá, corre o risco de perdê-lo para um concorrente que tenha investido mais atenção e esforço no ciclo de vida de pós-vendas.

A seguir, nossas dicas para aprimorar o suporte pós-venda:

1. Faça contato e perguntas

É essencial descobrir qual foi a experiência de seu cliente durante o processo de vendas, se eles estão satisfeitos com o que compraram e o que acham que poderia ter sido feito de maneira diferente. Então, entrar em contato cedo e fazer perguntas-chave será crucial.

2. Considere uma abordagem cara a cara

Se isso não for viável devido a compromissos ou distância, analise a videochamada ou fale ao telefone. É muito mais provável que você consiga começar a construir relacionamentos quando houver interação real, em vez de depender de mensagens enviadas por e-mail.

3. Avalie sua oferta de atendimento ao cliente

É essencial que você tenha um serviço de atendimento ao cliente disponível para que as perguntas e consultas de pós-venda possam ser prontamente resolvidas. É simples para os clientes entrarem em contato com você assim que a venda for concluída ou você só fornece atendimento ao cliente para os consumidores que ainda não tenham convertido?

Banner E-book Dale Carnegie

4. Pense adiante

O melhor suporte pós-vendas é sempre apoiado por uma atitude de antecipar o que seus clientes provavelmente precisarão e sugerir soluções. Se você estiver um passo à frente, seus clientes nunca estarão esperando por você para se atualizarem. O suporte pós-venda é essencial para marcas que buscam construir uma base de clientes fiéis e reter clientes.

5. Use pesquisas estratégicas no pós-venda

Peça aos clientes que façam uma pesquisa rápida sobre a experiência deles com seu produto ou serviço. Isso oferece um feedback valioso sobre as maneiras de melhorar o atendimento ao cliente.

6. Esteja Sempre Disponível para o Cliente

É muito comum, após a compra de um produto ou serviço de maior valor agregado, que o cliente tenha dúvidas em relação ao funcionamento do produto ou desenvolvimento do serviço contratado. É muito importante que você esteja disponível para atender seu novo cliente. Isso aumentará o grau de confiança e credibilidade entre vocês!

7. Invista em um canal de suporte aberto e acessível

Abandonar os clientes após a venda é um dos erros que não podem ser cometidos. Eles precisam de suporte e apoio para conseguir extrair o máximo do produto adquirido.

No pós-venda, o contato pode estar relacionado ao uso do produto adquirido, suporte e muito mais. Por isso, é importante que a marca mantenha um canal de comunicação aberto e funcional, que consiga atender a demanda existente.

É tudo sobre equilíbrio: como envolver os clientes sem sobrecarregá-los

Tudo volta ao fornecimento de conteúdo pós-venda que responde às necessidades de seus clientes e esclarece como você está resolvendo seus problemas.

Desde o desenvolvimento de estudos de caso de clientes até a publicação de guias de instruções, pelas quais os profissionais de marketing podem aproveitar o conteúdo para manter os clientes engajados.

Desenvolva um mantra de clientes para reunir seus funcionários. As organizações alcançam o sucesso do cliente quando todos estão na mesma frequência. Ou seja, é fundamental manter as equipes de marketing, vendas e atendimento sintonizadas; com o  discurso alinhado.

Estabelecer um gerente de comunidade, responsável pelo alinhamento dos times, também é uma boa opção. No ciclo de pós-venda, a validação de terceiros é importante. Com um gerente de comunidade a bordo, os profissionais de marketing podem continuar a envolver os clientes e a fidelizar a marca a longo prazo. Um gerente de comunidade também conhece melhor o grupo demográfico do comprador, pesquisando as preferências específicas dos clientes e o que eles gostam ou não gostam em um produto.

Os melhores números em vendas começam com melhores vendedores. E por meio dos treinamentos Dale Carnegie, você vai poder customizar a solução para as suas necessidades específicas, bem como para o seu time de vendas; vai aprender a apresentar a sua solução de maneira clara e logica, bem como a gerar mais leads, resultando em maior performance de vendas. Se você quiser saber mais, fale conosco e conheça o Treinamento Dale Carnegie de Vendas!

Que tal começar a esboçar hoje mesmo um planejamento de vendas consistente e bem elaborado? Afinal, como disse Dale Carnegie: “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” Então, mãos à obra!

E se você deseja se aprofundar no assunto e aprimorar suas habilidades, e da sua equipe, para negociar e vender mais e melhor, conte sempre com os treinamentos desenvolvidos pela Dale Carnegie para ajudá-lo a conquistar seus objetivos.

Faça sua inscrição antecipada aqui