Você tem se sentido sobrecarregado ultimamente? Se a sua resposta foi “sim” (e, possivelmente, foi), saiba que não está sozinho. O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a mudança na rotina e a enxurrada de informações recebidas todos os dias são a fonte de muita ansiedade, atualmente. Muitas vezes, superar preocupações e manter um ritmo produtivo normal parece ser impossível.

Por outro lado, é preciso lutar para manter a cabeça no lugar. E, sim, é possível evitar preocupações extremas em momentos de crise. Neste artigo, vamos mostrar a você alguns princípios fundamentais para que analise e supere a inquietude que pode estar prejudicando o seu lado profissional e também os seus relacionamentos pessoais.

Agora, feche as outras abas, respire fundo e concentre-se na leitura destas dicas. Ao fim do artigo, você verá como esses minutos irão fazer a diferença na sua vida. Acompanhe!

Aprenda como analisar e superar as preocupações

“É só não pensar nisso!”, “Tente pensar em outra coisa!”, “Distraia-se”. Você já ouviu esses “conselhos” ao expor alguma preocupação que estava lhe incomodando? Bom, seria ótimo se fosse assim tão simples. Mas, infelizmente, não é.

Para explicar o motivo, vamos recorrer a um exemplo que todo mundo já vivenciou: a música que não desgruda da cabeça. Você acorda e lá está ela, tocando na sua rádio mental intermitentemente. Normalmente, a letra não está completa, então, o cérebro fica repetindo a mesma parte.

Uma das formas de acabar com o looping musical é ouvir a canção que está incomodando. Assim, o cérebro reconhece a missão como completa e passa a se dedicar a outra coisa. No entanto, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com as preocupações que rondam a sua mente.

A resposta é simples: tudo! Tentar ignorar o problema, se distrair em frente à TV ou fazer outra coisa podem até tirá-lo da cabeça por um tempo. Contudo, logo o seu cérebro irá lembrá-lo de que existe algo que precisa ser resolvido. É por isso que os conselhos que abrem esse tópico são tão ineficazes. Enquanto você não analisar, não terá como superar as preocupações.

Conheça abaixo algumas dicas extraídas do livro “Como evitar preocupações e começar a viver”, escrito por Dale Carnegie, em 1948, e que continua atual como nunca. Confira.

Aprenda a analisar suas preocupações

Lembra do exemplo da música que gruda na cabeça? Se o segredo para se livrar do looping é ouvir a canção, para superar preocupações é preciso dedicar um tempo a analisá-las. Faça isso seguindo estes três pontos:

  1. Reúna todos os fatos: aqui, você deve ter inteligência emocional para afastar os fatos das suposições. Junte apenas o que for concreto, se afastando das suas percepções pessoais;
  2. Analise-os: racionalmente, pense no que você pode fazer a respeito do que lhe preocupa. Há algo que está ao seu alcance ou sob o seu controle?;
  3. Decida o que fazer: e aja de acordo com a decisão tomada. Caso, na etapa anterior, você tenha identificado que o que lhe preocupa pode ser resolvido com uma atitude sua, determine qual será. E comprometa-se a colocá-la em prática.

Use a fórmula mágica para superar preocupações

Sim, a receita existe e você pode começar a prepará-la ainda hoje. Ela consiste em 3 passos simples:

  1. Pergunte-se: “Qual a pior coisa que poderá me acontecer?“;
  2. Prepare-se para aceitar o pior, se for preciso;
  3. Por último, calmamente, procure melhorar a situação, partindo do pior.

A mágica acontece já no primeiro passo. Ele ajuda você ter a dimensão exata da preocupação, não aquela hiperdimensionada pela ansiedade. Mas, mesmo que o pior cenário pareça possível, é sábio antever as consequências e lidar com elas da forma mais madura possível.

Supere suas preocupações cooperando com o inevitável

Em “Como evitar preocupações e começar a viver”, Dale Carnegie deixou uma mensagem que mostra a atemporalidade dos seus princípios:

“Em nosso futuro, encontraremos uma porção de situações desagradáveis que serão assim. Não poderão ser de outra maneira. Mas, poderemos escolher aceitá-las como coisas inevitáveis e adaptarmo-nos a elas. Ou então, arruinar a nossa vida com acessos de revolta que talvez terminem em colapsos nervosos”.

De fato, existem situações que não estão sob o nosso controle e nada podemos fazer diante delas. Carnegie chama essa consciência de “cooperar com o inevitável” e isso vem ao encontro do contexto que vivenciamos hoje. De um lado, muitas pessoas se veem agoniadas frente ao isolamento social e com dificuldades de se adaptar ao novo regime de trabalho. De outro, muitas se dedicam a adaptar os exercícios físicos à casa, manter contato próximo com amigos e familiares, driblando a falta física de alguma forma.

Ou seja: enquanto o primeiro grupo se corrói frente a uma situação na qual não pode intervir, o segundo busca formas de se adaptar à nova realidade, cooperando com o inevitável.

Conheça as nove palavras que podem transformar a sua vida

“Nossa vida é o que os nossos pensamentos determinam”. Essas nove palavras devem se fazer presentes diante de qualquer preocupação. Isso não quer dizer, de forma alguma, adotar uma postura displicente, afinal, “pensar em coisa boa atrai coisa boa” e isso basta. Os problemas e angústias jamais devem ser negligenciados.

O que essa frase quer dizer, na verdade, é que devemos ter uma atitude positiva frente aos percalços. Devemos, sim, nos interessar por nossos problemas, analisá-los e encará-los de frente, o que não podemos é nos preocupar em excesso com eles. Sobre isso, Carnegie completa:

“Qual a diferença entre nos interessar e nos preocupar frente aos problemas? Deixe-me dar um exemplo. Todas as vezes que atravesso as ruas congestionadas de Nova York, presto atenção no que estou fazendo — mas não me preocupo. Interessar-se significa procurar compreender como são as coisas e tomar calmamente as medidas necessárias para enfrentá-las. Preocupar-se significa dar voltas em círculos inúteis e enlouquecedores”.

Esses, claro, são apenas alguns dos princípios apresentados na obra, quase centenária, de Carnegie. Entretanto, os expostos nesse artigo já são capazes de ajudá-lo a analisar e superar preocupações a partir de hoje.

Se você gostou do artigo, continue acompanhando o Portal Dale Carnegie! E, caso queira saber como a nossa equipe pode ajudá-lo a se desenvolver, pessoal e profissionalmente, entre em contato conosco!