Líderes, como todos percebemos, são os condutores de ideias, pessoas e processos. Mas, seus trabalhos não terminam, pois eles precisam inspirar seus seguidores a continuarem no caminho traçado em conjunto, líderes precisam criar legados.

Dale Carnegie, um dos autores mais renomados sobre liderança e habilidades interpessoais, sempre ponderou sobre essa questão – Que qualidades “especiais” um Abraham Lincoln ou um Martin Luther King possuíam para torná-los expoentes em seu próprio campo e permanecer imortal no coração de seus bilhões de seguidores.

Bem, para Carnegie, as habilidades interpessoais são essenciais para a formação de líderes. Pois é por meio delas, que um líder cativa seus seguidores.

A seguir, observe com atenção cada uma dessas habilidades interpessoais e como elas contribuem para a criação de um líder eficaz.

Habilidades de comunicação:

Muitos líderes possuem o dom da palavra que os torna eloquentes. Trata-se de articular suas ideias de maneira significativa, tanto escrita quanto verbal. Essas habilidades:

  • Ajudam a comunicar a visão para obter apoio e atingir metas.
  • Aumentam a credibilidade do líder e as instruções tornam-se mais fáceis de seguir.
  • Garantem que as discussões ocorram de forma estruturada, sem perder de vista o resultado.

Um exemplo seria, quando você conversar com seu cliente, seus colaboradores, ou mesmo seus colegas de trabalho, você precisa transmitir claramente seus pensamentos, de forma planejada, evitando transmitir algo não intencional. Além disso, ter boas habilidades de comunicação permite que você trabalhe de forma mais eficaz em grupos e equipes e tenha uma melhor gestão de tempo.

Habilidades de liderança:

Inspire os outros a realizarem as metas planejadas com compromisso e dedicação. Isso também significa liderar seguidores com uma direção clara.

  • Líderes não nascem prontos, são construídos ao longo do tempo. Habilidades de liderança incluem uma gama de habilidades individuais.
  • Eles ajudam a construir confiança nas mentes dos seguidores.
  • Habilidades de liderança podem criar uma equipe automotivada, tornando-os conscientes do propósito e, assim, agilizando os processos, a fim de atingir os objetivos e superar os indicadores.

Por exemplo, o uso de mentoring skills que envolve o fornecimento de orientação construtiva sabiamente como e quando necessário. Isso ajuda as pessoas da equipe a se recuperarem de quaisquer falhas ou obstáculos. E como Gestor da Organização, você pode orientar programas de treinamento e se concentrar em orientar novos contratados compartilhando habilidades, conhecimentos e insights para ajudá-los a desenvolver suas carreiras. Isso ajuda os funcionários a se sentirem mais confiantes, autossuficientes e com um sentimento de pertença fortalecido.

Habilidades de negociação:

Resolva quaisquer conflitos concordando com termos aceitáveis ​​para ambas as partes. Pense em uma situação ganha-ganha, crie e mantenha um relacionamento cordial com os outros. Ter boas habilidades de negociação ajuda a entender melhor o cliente e convencê-lo de uma situação ganha-ganha.

  • Mostre como compreender o que os outros estão dizendo.
  • Incentive a perspectiva de ganho mútuo nas negociações.
  • Prepare pessoas para lidarem com situações estressantes de forma lógica.

Muitos de nós podemos ter enfrentado tais situações no local de trabalho, onde um desentendimento surge devido a diferentes necessidades. Especialmente, quando você está convencendo seu cliente e não quer que ele fique desanimado, você tenta negociar e criar uma situação vantajosa para ambos. É aqui que você tenta negociar e chegar a uma conclusão sem afetar acordos futuros.

Habilidades de influência e motivação:

É um conglomerado de habilidades de comunicação e liderança. Enquanto, por meio de uma boa comunicação pode-se influenciar e persuadir os outros, através de habilidades de liderança pode-se demonstrar suas competências motivacionais que impulsionam o espírito de equipe. Motive os colaboradores de acordo com suas personalidades individuais.

  • Habilidades motivacionais incutem confiança na mente das pessoas da equipe.
  • Ajudam a inspirar pessoas, em vez de comandá-las.

Como exemplo, quando um colaborador recém-contratado se junta à Organização, ele pode inicialmente sentir-se um pouco nervoso e receoso de lidar com o trabalho. Em tal situação, você deve orientar e fornecer todo o apoio para fazê-lo sentir-se confiante de que pode ter um bom desempenho.

Habilidades de tomada de decisão:

Um líder precisa tomar inúmeras decisões. Uma decisão errada pode custar caro, enquanto uma decisão correta no momento crucial pode trazer resultados favoráveis.

Banner E-book Dale Carnegie

  • Enfrente os problemas como e quando necessário, sem conflitos.
  • Oriente a dinâmica da equipe “para o próximo nível”.

Como líder, você precisa ser um forte tomador de decisões, tendo em mente todo o trabalho agendado, reuniões, etc. A tomada de decisões envolve a escolha entre as possíveis soluções para um problema. Alguns fatores, como não ter informações adequadas, muitas pessoas envolvidas ou falta de interesse no assunto, podem afetar diretamente a qualidade de sua tomada de decisão.

Habilidades de Planejamento:

Planejamento envolve tomar decisões estratégicas sobre o futuro. O planejamento inclui uma lista de atividades e o plano de contingência que precisa ser implementado.

  • O planejamento adequado é como escolher o caminho certo para entrar.
  • Com a direção correta em mente, você pode avançar para o cumprimento de metade e indicadores.
  • Também ajuda um líder a projetar sua agenda organizando “suas ações de forma lógica e mais produtiva”.

Como líder, você precisa planejar com eficiência. Por exemplo, planeje o orçamento para desenvolver um projeto, determine as contingências,os lucros totais etc.

Habilidades de trabalho em equipe:

Envolve cooperar com os colegas enquanto estimula suas aspirações. Por meio do trabalho em equipe, um líder desenvolve um senso de pertença ede colaboração enquanto trabalha com seus colegas e colaboradores.

  • Ensina a arte de delegar atividades.
  • Suporta o apoio dos outros, enfatizando suas boas qualidades.

Você sempre deve procurar trabalhar como uma equipe com colaboração e, se houver algum mal-entendido ou problema, você deve ser o guia e orientá-los a resolver para que todos se sintam motivados e parte da decisão.

Habilidades de gerenciamento de estresse:

Um líder gerencia o seu estresse e o estresse da equipe com eficiência.

  • Um líder desenvolve a capacidade de se recuperar de contratempos sem se deter em pensamentos negativos.
  • Também desenvolve o hábito de ser paciente em qualquer situação.

Uma das melhores formas de evitar o estresse é pelo controle e prevenção. Nem sempre pode ser controlado ou evitado e, nesses casos, você deve ser paciente o suficiente para se manter firme, ser assertivo e deixar todas as coisas sob controle, sem deixar que os fatores negativos o afetem e afetem o desempenho da equipe.

Como um líder pode aprimorar todas essas habilidades

A resposta é consciência e busca por desenvolvimento contínuo. Aliás, em um bom treinamento voltado para o desenvolvimento dessas habilidades interpessoais que citamos ao longo do texto, um líder irá aprender como construir confiança e motivar as pessoas para agir. Ter ações que projetem uma atitudes de entusiasmo, comunicar-se de forma lógica, clara e concisamente; energizar e engajar todos a sua volta.

Além de descobrir formas de administrar o estresse e minimizar a preocupação, incentivar o pensamento construtivo, comprometer-se com a melhoria contínua, dominar as habilidades de comunicação necessárias para fortalecer os relacionamentos interpessoais, desenvolver uma atitude de comando e injetar confiança e entusiasmo no ambiente de trabalho.

Lembre-se que a liderança não é algo místico, mas algo a ser adquirido com experiência. Nossa capacitação de Habilidades Interpessoais para a formação de líderes foi desenvolvido especificamente para transmitir o aprendizado e as práticas da metodologia exclusiva da Dale Carnegie® direto para você e para sua vida. Você aprenderá rapidamente a colocar em prática suas novas competências, atitudes e habilidades, em fortalecer relacionamentos, gerar mais e melhores contatos de negócios e ampliar relações em todos os momentos da sua carreira.

Nossas capacitações são especificamente projetadas para ampliar competências e habilidades de liderança,tornando os líderes ainda mais capazes e qualificados para levar suas equipes a resultados extraordinários. Para saber mais, fale conosco!

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais