Muitos dos traços de personalidade necessários para ter sucesso como empreendedor são bem conhecidos: trabalho duro, apetite por risco, integridade, competitividade, mentalidade orientada para o crescimento, desenvoltura. No entanto, existem outras características sutis, menos comentadas, que são igualmente importantes para ser bem-sucedido em um mundo empresarial muito competitivo. A seguir, lançamos alguma luz sobre o perfil ideal do empreendedor de sucesso.

Coragem

Todos os empreendedores de sucesso são destemidos. Os empreendedores de sucesso acreditam que nada pode ser um obstáculo intransponível. Reconhecem que empreender nada mais é do que lidar com incertezas e atmosferas arriscadas. Eles enfrentam, abraçam e celebram os seus desafios, independentemente de quão difíceis pareçam ser para os outros.

Informação

Empresários de sucesso são informados. Depois de identificar uma oportunidade de negócio viável, os empreendedores precisam acumular inteligência sobre seu empreendimento. Tamanho do mercado, preferências e comportamento do cliente, cenário competitivo, opções de preços, tomadores de decisão e principais influenciadores no mercado, bem como possíveis clientes, potenciais parceiros, opções de distribuição, cenário legal e regulatório, etc; todas essas características precisam ser conhecidas para ter sucesso nesse negócio de alto risco e alta recompensa. Essas informações precisam ser validadas ao sair do escritório e interagir com os clientes em potencial. Os péssimos empreendedores são informados por hipóteses não testadas. Os bons extraem inteligência de resultados validados pelo mercado.

Carisma

Empreendedores de sucesso são carismáticos. É preciso muito charme e poder de atração para vender a visão para co-fundadores, funcionários, parceiros, investidores e clientes iniciais. Os empreendedores não são necessariamente os mais articulados em um ambiente público, mas ainda são muito bons comunicadores e muito apaixonados por sua visão. Os bons precisam aprender a se conectar com as pessoas e contagiá-las com essa paixão, energia e visão do futuro.

Consciência Abrangente

Os empreendedores bem-sucedidos têm a capacidade de compreender situações complexas que podem incluir planejamento, tomada de decisões estratégicas e trabalho em várias ideias de negócios simultaneamente. Eles são clarividentes e conscientes de detalhes importantes, e analisarão continuamente todas as possibilidades para alcançarem seus objetivos de negócios. Ao mesmo tempo, eles dedicam sua energia para completar as tarefas imediatamente, evitando que se acumulem.

Habilidade Conceitual

Identificam um problema, começam a trabalhar na solução mais rapidamente do que outras pessoas. Eles não se incomodam com ambiguidade e incerteza porque estão acostumados a resolver complicações. Empreendedores são líderes naturais e geralmente são os primeiros a identificar um obstáculo a ser superado. Se for indicado a eles que a solução para um problema não funcionará por algum motivo válido, eles identificarão rapidamente uma abordagem alternativa, pois possuem ampla habilidade conceitual para resolução de questões complexas.

Estabilidade emocional

Os empreendedores de sucesso têm uma quantidade considerável de autocontrole e podem lidar com pressões comerciais. Eles sentem-se confortáveis em situações de estresse e são desafiados, em vez de desencorajados por contratempos ou fracassos.

Resiliência

Como bem disse Dale Carnegie, “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.” Empreender oferece desafios constantes, alguns dos quais você já considerou, mas muitos dos quais você nunca verá chegando. E é mais do que apenas oportunidades de negócios e obstáculos – sua vida pessoal também será desafiada. Você enfrentará problemas financeiros complexos, dilemas baseados em decisões, mudanças súbitas e previsões que notoriamente fracassam.

Por isso, você deve lembrar que todos esses desafios, embora difíceis de enfrentar, são uma parte natural de ser um empreendedor. O sucesso na propriedade de empresas raramente é uma questão de quantos desafios você enfrenta tanto quanto é uma questão de como você enfrenta esses desafios. Empreendedores triunfantes têm um alto nível de resiliência, o que lhes permite enfrentar um número quase constante de desafios sem enfraquecer sua determinação.

Paciência

Muitos empresários começam um negócio baseados em um sonho de se tornarem milionários da noite para o dia. Vários líderes do setor de tecnologia, com uma grande e nova ideia, aparentemente conseguiram chegar ao sucesso do nada, mas a realidade é que esse nível de sucesso só pode vir depois de anos de esforço árduo e comprometido. Os empreendedores bem-sucedidos percebem que todas as grandes coisas levam tempo e não são impedidos quando suas grandes ideias não decolam imediatamente.

Banner E-book Dale Carnegie

Grandes empreendedores querem construir o melhor time, não uma equipe com os primeiros candidatos que cruzam seus caminhos. Eles também estão dispostos a cometer erros e passar por dificuldades temporárias se estiverem a caminho de uma visão de longo prazo mais estável e bem-sucedida.

Confiança

Confiança mútua é uma necessidade quando se trabalha em uma posição de liderança, especialmente no contexto de uma pequena equipe que normalmente define startups. Por exemplo, os empreendedores precisam confiar em seus líderes de equipe para atingir seus objetivos principais sem interferência. Se essa confiança não estiver lá, os líderes de equipe não poderão executar seu trabalho de forma eficaz. Também pode ser um sintoma de uma contratação que não é a melhor opção para a organização.

É claro que colaboradores, parceiros e investidores precisam confiar em você como empreendedor também. Você pode cultivar essa confiança mantendo linhas de comunicação constantes e transparentes, o que também facilitará uma maior produtividade e um maior senso de colaboração dentro da equipe.

Paixão

Finalmente, é impossível ser um empreendedor de sucesso se você não é apaixonado pelo seu trabalho. A paixão pode ser definida subjetivamente, mas o importante é que você esteja animado para vir trabalhar todos os dias. Você pode não gostar de todas as tarefas que tem que executar ou de todas as pessoas com quem você tem que trabalhar, mas, no final do dia, você deve estar satisfeito e empolgado para ser o líder de sua própria empresa.

Sem paixão, sua produtividade vai sofrer, mas o mais importante é que você nunca ficará feliz com o lugar onde está. Somente quando você é verdadeiramente apaixonado pelo seu trabalho, você será capaz de encontrar o sucesso pelo qual anseia. Lembre-se do que disse Dale Carnegie “Sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu.” Isso tem tudo a ver com paixão por empreender.

Bem, o importante é que você tente confiar em sua própria personalidade e em seu estilo de empreender, pois autoconfiança é fundamental. Aproveite e tente incorporar essas qualidades em seu perfil, filtrando-as pela sua perspectiva e compondo, assim, um abordagem única e original.

Você verá que, com essas características que respaldam suas ações e seu estilo de liderança, você terá muito mais facilidade em dar passos mensuráveis para o progresso. Com tempo e experiência, você poderá facilmente levar sua empresa para o próximo nível. Apenas seja consistente e continue a refinar sua abordagem.

E você, acredita que domina os passos essenciais para empreender com sucesso? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para curtir e compartilhar este artigo nas redes sociais. E se você desejar continuar aprimorando sua atuação como empreendedor, conte com a Dale Carnegie para ajudá-lo!

 

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais