Se você está lendo este artigo, provavelmente já ouviu falar de Dale Carnegie, ele escreveu um dos livros de negócios mais vendidos de todos os tempos, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, vendido para mais cinquenta milhões de pessoas desde sua publicação inicial, em 1936. 24 anos antes do lançamento desse sucesso, fundou sua própria escola, Dale Carnegie Training, em 1912, e hoje esta presente em mais de 90 países.

Mas, para realmente entender quem foi Dale Carnegie, primeiro você precisa entender quem ele não foi. Dale Carnegie não foi um homem que se intimidou frente aos seus sonhos. Dale Carnegie não hesitava em erguer as mangas, ele dedicava-se muito ao seu desenvolvimento pessoal. E, talvez o mais importante, Dale Carnegie não foi um desconhecido para o sucesso.

Por isso, vale a pena conhecer a história desse que é um dos autores mais significativos do século XX e que permanece como uma das maiores referências no universo dos negócios, liderança, motivação e persuasão. A seguir, conheça os detalhes dessa instigante história de sucesso construída por Carnegie.

Dale Carnegie, o homem: uma breve biografia

Dale Carnegie nasceu em Maryville, Missouri, Estados Unidos, no dia 24 de novembro de 1888. Filho de fazendeiros, ainda jovem ajudava nas tarefas da fazenda, mas não deixou de estudar. Formou-se na Faculdade do Estado de Warrensburg, no Missouri. Depois de formado, trabalhou como vendedor de cursos, por correspondência, para pecuaristas. Empregou-se como vendedor na Armor&Company, uma empresa de empacotamento de carne.

Em 1912 começou a ministrar um treinamento na arte de falar em público. Ingressou na Academia de Artes Dramáticas, para vencer a timidez. Começou trabalhando como ator, e rapidamente se tornou bem-sucedido em suas palestras. Em 1913 lançou seu primeiro livro, que virou um best-seller: “Falar em Público e Influenciar Homens de Negócios”. Em 1919, ele mudou seu nome de Carnegey para Carnegie.

Carnegie mais tarde se alistou no Exército dos Estados Unidos e serviu por pouco mais de um ano em CampUpton, em LongIsland, durante a Primeira Guerra Mundial. Após sua alta militar, Carnegie foi contratado como gerente de negócios de um curso de palestras ministrado por Lowell Thomas, o escritor e radialista mais conhecido por sua cobertura de Lawrence da Arábia.

Início de carreira

Carnegie estudou brevemente na Academia Americana de Artes Dramáticas e depois conseguiu o papel principal do Dr. Hartley em uma produção itinerante de PollyoftheCircus. No entanto, ele odiava a experiência e rapidamente decidiu que uma vida no teatro não era para ele.

Em 1926, ele publicou a primeira coleção de seus estudos, intitulado “Falar em Público: Um Curso Prático Para Homens de Negócios”. O livro foi mais um best-seller do autor. Em 1936 publicou “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que continua popular até hoje. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas.

“Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas”

Nas duas décadas seguintes, Carnegie gradualmente refinou seu currículo para melhor atender às necessidades de seus estudantes profissionais. Ele percebeu que os empresários mais bem-sucedidos de qualquer indústria não eram aqueles com o conhecimento mais técnico, mas sim aqueles com as melhores habilidades pessoais. Seus alunos precisavam aprender mais do que técnicas eficazes de falar em público; eles precisavam aprender as habilidades sociais e de comunicação que distinguiam os líderes de todas as indústrias. Como ele começou a ensinar seus alunos essas habilidades cruciais, Carnegie percebeu que não existia nenhum livro didático sobre o assunto.

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas

Em 1936, depois de anos de intensa pesquisa que incluiu a leitura de centenas de biografias para aprender como os maiores líderes do mundo alcançaram seu sucesso, Carnegie publicou o livro: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Apesar de sua modesta tiragem inicial de 5.000 exemplares, o livro se tornou um best-seller gigantesco. O livro de Carnegie, assim como suas aulas, chamou a atenção de uma população faminta por autoaperfeiçoamento, vendendo quase 5 milhões de cópias durante sua vida, enquanto estava sendo traduzida para todas as principais línguas.

Obras de Dale Carnegie

O grande escritor, pioneiro no relacionamento interpessoal, escreveu outro livro muito conhecido intitulado “Como evitar preocupações e começar a viver”. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos e traduzido em mais de 36 idiomas, ele é considerado um grande manual de formação para a autoestima e a motivação na vida profissional de qualquer pessoa. O livro mostra como é possível deixar as preocupações de lado e viver de forma mais saudável através de diversas técnicas.

“Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios” ensina como conquistar e divertir a plateia de acordo com a expressão do orador.

Outras obras de Dale Carnegie que valem a pena ser lidas devido à grande bagagem de ensinamentos e conselhos sobre relações interpessoais são:

  • Como Desfrutar da sua Vida e do seu Trabalho
  • O Líder em Você
  • Administrando Através das Pessoas
  • Lincoln – Esse Desconhecido
  • Como Venceram os Grandes Homens

Princípios de Dale Carnegie

Devido à sua grande fama em ajudar as pessoas e estudar o comportamento humano, Dale Carnegie possui diversas frases famosas marcantes:

  • “Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós.”
  • “A única forma de vencer uma discussão é evitá-la.”
  • “Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar.”
  • “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”

Dale Carnegie Hoje

O legado de Dale Carnegie permanece mais forte do que nunca. A “Dale Carnegie” é hoje uma organização multinacional que se tornou líder em treinamentos empresariais. Dale Carnegie faleceu em Forest Hills, Nova York, Estados Unidos, no dia 1 de novembro de 1955.

Com uma lista de mais de 8 milhões de graduados, Dale Carnegie se dedica a prestar serviços à comunidade empresarial no mundo todo. Atualmente, há mais de 5.000 trainers profissionais que entregam cursos Dale Carnegie em 90 países e 25 idiomas. Os treinamentos Dale Carnegie ajudarão você a se aperfeiçoar e conquistar o sucesso pessoal e profissional. Fale conosco!

Banner E-book Dale Carnegie - Liderar Uma Equipe de Vendas