Ninguém está a salvo do estresse. Por mais que o seu temperamento seja tranquilo, enfrentar situações que nos deixam à flor da pele é algo que não se pode evitar. Mas, antes de deixar que o descontrole emocional tome conta, existem algumas técnicas que podem ajudar a controlar as emoções.

Conseguir ter esse controle é fundamental para quem quer se destacar no ambiente de trabalho, ainda mais quando falamos daqueles que almejam posições de liderança. Ter “jogo de cintura” para lidar diariamente com obstáculos e pessoas diferentes é uma das qualidades mais importantes entre aqueles reconhecidos como líderes inspiradores.

Neste artigo, reunimos uma série de dicas que podem ajudar você a controlar as emoções e viver uma vida muito mais tranquila em todos os setores. Continue a leitura.

Dicas para controlar as emoções em momentos de estresse

Pense em um momento estressante que você viveu recentemente, Provavelmente, você notou o sentimento de raiva aparecer novamente e sua respiração ficou rasa. Apenas em relembrar momentos tensos, o corpo já interpreta o estresse novamente e o cérebro prepara o corpo para fugir: o coração acelera, as pupilas dilatam e o organismo fica em estado de alerta. Relembrar é, fisicamente, o mesmo que reviver a situação.

Se, por um lado, fugir completamente do estresse é uma utopia, controlar as emoções é totalmente possível. E esse é um ponto importante que merece ser destacado: aqui, você vai encontrar algumas dicas de como lidar melhor com esses momentos e se controlar em situações de tensão. Os episódios estressantes continuarão existindo, mas mudar sua postura diante deles vai trazer benefícios para a sua carreira e vida pessoal.

Entenda que o estresse é inevitável ― e passageiro

Uma das grandes armadilhas do estresse é contaminar os pensamentos, nos fazendo achar que a situação em questão é definitiva. Mas, você precisa entender justamente os dois pontos que abrem este parágrafo: o estresse é inevitável, mas não dura para sempre.

Pensar assim diante de uma situação que o transtorna é fundamental para recuperar o controle das emoções. Entenda que é impossível conviver com tantas pessoas, expectativas, valores e dores diferentes e não haver conflitos. Eles irão acontecer, então, já que são inevitáveis, veja-os como um catalisador para mudanças.

Mantenha o foco

Ao poluir os pensamentos, o estresse faz com que o nosso foco mude de direção: você se irrita com a reunião desmarcada, não com a falta de resolução de um assunto que seria pauta, por exemplo. Ao se deparar com situações em que você precisa controlar as emoções, faça um esforço para se manter focado no que realmente merece a sua atenção. Houve um contratempo? Foque em como encontrar a solução, não em se defender ou buscar alguém para dividir a responsabilidade.

Conheça seus gatilhos

Você sabe o que o afeta. O trânsito para chegar ao trabalho, a reunião que foi desmarcada em cima da hora… Identifique quais são as situações que mais o deixam estressado. Conhecendo os momentos mais tensos, você consegue trabalhar, não para evitá-los, mas para manter-se sob controle diante deles.

Ao se deparar com uma situação que você sabe que o deixará estressado, dê uma volta, tome uma água, fique sozinho por alguns instantes e, só então, lide com a situação. Não deixe que os impulsos tomem conta.

Dê uma pausa

O que foi mencionado acima merece ser reforçado: para retomar o controle das suas emoções, dê uma pausa. Afaste-se do lugar ou da situação que provocou seu estresse e resista à tentação de uma atitude reativa. Nesses momentos, a tendência é apenas encontrar uma defesa, não uma solução. Então, é muito mais produtivo dar-se uns minutinhos até recuperar o controle.

Banner E-book Dale Carnegie - Relações Interpessoais

Para os momentos de estresse, este GIF pode ajudar! Acompanhe a evolução da figura inspirando e expirando no ritmo:

Ao fazer isso, você leva mais ar aos pulmões e ao cérebro, acabando com a respiração rasa ocasionada pelo estresse. Outro motivo interessante para tentar a respiração guiada pela imagem é que o exercício faz com que a mente se foque em um só ponto ― afastando pensamentos reativos e que podem levar à ações impensadas.

Você pode controlar suas emoções, não as outras pessoas

Nem tudo está sob nosso controle. As ações de outras pessoas são um ótimo exemplo. Por isso que desenvolver a empatia é um passo importante para quem quer ter o controle das suas próprias emoções.

Olhar os fatos pelos olhos dos outros mostra que nem sempre tudo poderá ser do seu jeito. E que está tudo bem com isso. Tenha resiliência e aprenda a aceitar as situações do jeito que elas são.

Imagine o problema resolvido

Muitas vezes, perde-se mais tempo em atitudes nervosas e reativas que trabalhando na resolução do problema que causou o estresse. Para ajudar você a controlar as emoções diante de situações como essa, tente imaginar o problema resolvido no futuro. O estresse faz com que nosso pensamento se volte para o passado, nos fazendo questionar o que poderia ter sido feito para evitar o problema, nunca nos perguntando o que fazer agora para resolvê-lo.

Visualizar uma resolução dá a você um plano de ação e o ajudará a manter o controle das emoções. Faça esse exercício de projeção na próxima vez que se sentir estressado ou achar que os problemas não têm saída.

Fuja da Síndrome de Gabriela

“Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…”. Lembra da Gabriela, personagem de Jorge Amado? Não seja ela! Muita gente acaba achando que viver à flor da pele é o seu estado natural e que “as coisas são assim mesmo”. Porém, não dá para lidar com o estresse cultivando as mesmas atitudes de sempre.

Acreditar que é possível ter controle das suas próprias emoções e que você consegue mudar a sua atitude frente a situações estressantes é o primeiro passo para desenvolver essa habilidade.

Gostou das nossas dicas? Se você quer ir ainda mais a fundo no tema tomar as rédeas da sua vida ao controlar suas emoções, a equipe da Dale Carnegie está à disposição para ajudar! E, se você chegou até aqui, continue investindo na sua jornada!

Faça sua inscrição antecipada aqui