Toda empresa desenvolve uma cultura corporativa enraizada em suas operações. É uma força invisível que cria atitudes e valores compartilhados entre sua força de trabalho, define a natureza com a qual reage e se envolve com o mundo exterior e dá à marca uma personalidade distinta.

Constituída por políticas e atitudes internas e externas, hábitos, comportamentos, posicionamentos, práticas e valores, bem como crenças e princípios corporativos — uma boa cultura organizacional pode transformar o espírito da sua empresa. Essa cultura pode ser positiva ou negativa e responsável pelo sucesso corporativo ou pelo declínio corporativo.

Quer saber como e por que uma empresa deve se preocupar com a cultura organizacional? Continue a leitura para saber mais!

Uma rica cultura empresarial leva à inovação

Não deveria ser uma surpresa que empresas com culturas saudáveis ​​e bem realizadas tendam a inovar melhor e mais frequentemente do que empresas que não o fazem.  O “porquê” é algo que vamos abordar mais à medida que exploramos as outras formas pelas quais a cultura influencia o desempenho. Isso faz um bom sentido intuitivo, não é?

Se a cultura é, em parte, sobre quão bem uma empresa capacita os membros de sua equipe a desempenhar seus trabalhos com precisão e ponderação, segue-se que uma cultura saudável levaria inevitavelmente a um conjunto estável de profissionais capazes de resolver problemas de novas maneiras.

Cultura corporativa enfatiza valores comuns e objetivos comuns

Outra das facetas mais importantes da cultura da empresa envolve valores. Pode não soar como a prioridade mais atraente para um novo empreendimento comercial ou um que deseje começar a trabalhar com novos produtos, mas nada na vida vale a pena ser feito, a menos que você tenha uma boa razão e uma missão sólida, certo?

Sua empresa foi fundada para mais do que apenas antecipar os lucros recebidos. Foi fundada porque, como empreendedor, há coisas na vida que você valoriza — e você quer que sua empresa e seus produtos tragam esses valores para outras pessoas e ajudem a enriquecer suas vidas.

Ter uma cultura corporativa robusta significa viver de acordo com esses valores e essa missão todos os dias e incentivar seus colegas de equipe a fazerem o mesmo. Uma cultura forte produz funcionários com um senso de direção bem ajustado e ajuda a criar definições comuns de sucesso, para que sua empresa possa crescer em equipe.

Cultura corporativa significa aceitar e celebrar a diversidade

Grande parte do mundo desenvolvido parece estar caminhando de volta para o progresso que fez nas últimas décadas, onde a aceitação e a civilidade estão envolvidas. Como criaturas humanas, tendemos a olhar para a alteridade com suspeita.

Nossos locais de trabalho devem ser lugares onde as pessoas podem se reunir em uma causa comum e deixar para trás toda a bagagem social e política que confundiu a conversa em outro lugar. Uma cultura corporativa dinâmica, rica e receptiva celebra a oportunidade de reunir pessoas de várias esferas da vida.

Quando isso acontece – quando bondade e união se tornam prioridades – não há como nos parar. Cultivar ambientes diversos, seja um negócio ou um campus universitário, resulta em indivíduos que estão melhor equipados para colaborar e que têm maior probabilidade de aceitar desentendimentos.

A base cultural correta e as prioridades corretas agora podem ajudar sua organização a obter melhorias significativas no desempenho. E também pode fornecer algumas de suas proposições de valor mais fortes que podem colocá-lo decisivamente acima da concorrência.

Como desenvolver uma forte cultura organizacional

Algumas ações e diretrizes que devem ser adotadas pelas empresas e lideranças que buscam desenvolver uma cultura organizacional de sucesso:

Banner E-book Dale Carnegie

Elabore uma declaração de objetivo claro e conciso

Uma cultura corporativa saudável começa com uma liderança sólida. Você deve transmitir sua visão com clareza, bem como definir o padrão para toda a sua força de trabalho. Portanto, antes de começar qualquer transformação, a estratégia e os objetivos devem ser claramente identificados e articulados. Resuma a necessidade da sua empresa de mudar, juntamente com uma visão inspiradora do futuro. Certifique-se de toda a sua força de trabalho, desde os funcionários de nível de entrada para a alta gerência, entender completamente a importância da mudança e o que virá dela.

Conceber a sua visão é a parte fácil, mas defender os novos valores da empresa é o verdadeiro desafio. Para ter sucesso, você deve promover continuamente esses valores e enfatizar o cerne da cultura de sua empresa. Isso significa garantir que ele seja claramente e proeminentemente articulado com todos os seus clientes e colegas em tudo que você faz.

Abandone qualquer coisa que não esteja funcionando

Não é o aumento diário, mas a diminuição diária. Elimine o não essencial. Esse é um excelente conselho para qualquer pessoa que trabalhe no setor corporativo. Livre sua organização de desperdício e você liberará tempo para atividades geradoras de receita. Isso naturalmente levará a uma força de trabalho mais focada e, portanto, terá maior prosperidade. Mas tenha em mente que a única maneira de filtrar atividades desnecessárias é identificar problemas e suas verdadeiras causas.

Aproveite o tempo que você precisa para refletir sobre seus problemas e avaliar sua causa raiz. Por exemplo, a elaboração de um processo sistemático de solução de problemas, como o ciclo PDCA: planejar, fazer, verificar, agir. Isso permitirá que você localize os problemas com base em cada problema, monitore a situação em busca de resultados e continue a fazer alterações graduais sem a necessidade de fazer o processo de engenharia das suas operações. Essa abordagem pode ser implementada em departamentos individuais ou em uma organização inteira (grande ou pequena).

Comece a mudar os hábitos da empresa

Não é fácil mudar o comportamento habitual, mas com determinação e uma abordagem simples, isso pode ser alcançado. Para facilitar a mudança, exponha sua força de trabalho a outras pessoas que obtiveram sucesso por meio de conferências, treinamento, livros e contratação de novas pessoas que possuem as características culturais que você está procurando. A mudança só ocorrerá se sua equipe se sentir motivada a mudar. Uma chave para o sucesso é garantir que todos recebam reconhecimento por um bom trabalho e por qualquer suporte necessário ao desenvolvimento. Isso pode aumentar o envolvimento e a satisfação no trabalho. Muitos líderes e organizações esquecem de celebrar seus sucessos e fornecer as ferramentas necessárias para que seus funcionários sejam bem-sucedidos.

Acorde com as notícias mais importantes do dia

Nunca subestime a importância de se sentir valorizado e esteja atento aos seus funcionários e ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Assegure-se de que seus funcionários tirem tempo de férias adequado, permita horários de trabalho flexíveis (se possível), crie oportunidades de progresso dentro da organização, e frequentemente conduza avaliações de desempenho e check-ins.

Reiterar sua mensagem e valores

Quando você finalmente mudou sua cultura corporativa, estabeleceu uma direção para toda a empresa e sabe exatamente onde você está com relação aos valores, comece a exibir sua mensagem e sua história publicamente. Tudo, desde a sua marca até a persona pública da sua equipe, deve reiterar o tom da sua empresa.

Além disso, quaisquer novos valores devem ser enfatizados, mas também incorporados em políticas e processos. Deve ser reforçado frequentemente e de formas variadas. De critérios de desempenho e competências à políticas promocionais e também ​​nos princípios operacionais e processos da vida diária na empresa. Em suma, a autenticidade é a chave, então foque em permanecer fiel à sua palavra.

Torne-se um líder e defina um exemplo

A cultura de melhoria de processos deve sempre começar com liderança. Só então será filtrado pela organização. Sem uma liderança forte no topo, a melhoria e a inovação inevitavelmente falharão. O trabalho de todos é conectar todos os pontos e garantir que a cultura nunca seja revertida para onde antes estava. Isso significa que você deve ativar e capacitar ativamente os outros, ajudá-los a crescer profissional e pessoalmente e incentivá-los a usar sua iniciativa. Isso levará a uma maior responsabilidade e a uma cultura corporativa que é um catalisador para uma melhoria consistente.

Se você demonstrar liderança em tudo o que faz e der a quantidade certa de autonomia às equipes, a inovação e a prosperidade serão uma progressão natural e, com o tempo, sua força de trabalho se tornará embaixadora da marca. Eventualmente, esses atributos começarão a refletir no resultado final.

Fundamentalmente, uma cultura organizacional claramente definida permite que as pessoas façam seu melhor trabalho. Seja você um gerente focado no aumento dos lucros, um representante de RH tentando criar uma força de trabalho mais disciplinada e feliz, ou simplesmente um estudante de negócios, adotando as ideias mencionadas irá colocá-lo no caminho da excelência operacional, impulsionando a inovação corporativa e o sucesso no processo.

E então, o que você achou sobre o tema? Se você já teve alguma experiência, compartilhe conosco quais outros benefícios que sua empresa experimentou com o incentivo da cultura organizacional, deixe suas observações ou dúvidas nos comentários. E se estiver interessado em melhorar o desenvolvimento organizacional na sua empresa, conte com a Dale Carnegie.

ILA 2019